Aprenda rapidamente o que é UX e como atuar nessa área!

UX Design

Você já pensou em trabalhar com UX Design? Esta é uma das diversas carreiras em que o profissional do curso de Design Gráfico pode atuar. 

Para te ajudar a entender melhor esta área, neste post vamos falar o que é UX, quem pode atuar no ramo e como se tornar um UX Designer! Quer conferir tudo isso? Então, vem com a gente!

O que é UX Design?

O termo UX significa “experiência do usuário”, logo o termo “UX Design” pode ser chamado de “design de experiência do usuário”.  Para deixar mais claro o que é UX, essa é uma área tecnológica que se preocupa com a satisfação do usuário no uso de um produto ou serviço.

Embora muitos achem que o UX Design só está ligado a experiência de um sistema, ela também é importante para o uso de produtos físicos. Pois seu objetivo é entender quais são as necessidades do usuário, e interpretar a sua jornada na utilização do produto. Portanto, as empresas estão investindo cada vez mais em UX Design para fidelizar clientes.

Outra área complementar ao UX Design é o UI Design, que podemos chamar de “design de interface do usuário”. Ele também foca na experiência do cliente, mas está mais ligado à  interação do usuário com o produto. Mais a frente vamos entender um pouco sobre cada área de atuação na UX! Bora lá? ?‍♀️

Quais são as atividades do UX Designer?

Depois de saber o que é UX, você precisa saber que a área de UX Design é muito ampla. Ela possui uma base multidisciplinar, que abrange pesquisas de negócios, tecnologia, design gráfico e marketing.

Em resumo, é importante que o profissional do ramo tenha bagagem em todas essas áreas de conhecimento. No entanto, o dia a dia do UX Designer é muito cercado de pesquisas, análise de dados e entrevistas.

A principal ocupação do UX Designer é buscar feedbacks dos usuários, assim como aplicar conceitos de usabilidade intuitiva e interatividade digital. Separamos algumas das principais atividades exercidas na rotina da profissão:

  • construir personas baseadas em pesquisas;
  • fazer pesquisas de satisfação dos clientes e adicionar melhorias ao produto;
  • definir modelos de interação e protótipos;
  • criar designs atraentes e interativos junto com os designers visuais;
  • integrar as equipes de Marketing, Vendas e Design de produto nos processos;
  • resolver problemas na usabilidade do produto ou serviço;
  • identificar oportunidades e tendências do mercado por meio de pesquisas.

Quais são as áreas de atuação em UX Design?

Você sabia que o profissional de UX Design pode atuar tanto como um profissional generalista, quanto um especialista? Sim, isso mesmo. ? 

Ao ingressar nesta área, você pode atuar nas mais diversas disciplinas de experiência do usuário. Pois, para que um produto alcance todas as necessidades do usuário, é preciso passar por diversos processos.

Se você preferir, você também pode escolher uma especialidade e atuar somente nela. Para te ajudar a entender melhor, listamos algumas das principais áreas de atuação dentro do UX Design! Olha só!

Visual Designer

Neste caso, o visual designer trabalha focado no visual do produto ou sistema. Aliás, essa é uma das principais áreas de atuação do designer gráfico. Já que este profissional está mais apto para atuar com criação de ilustrações, ícones e todo o aspecto visual do layout do produto. ?

UI Designer

Como comentamos lá no início do artigo, o UI Designer é um profissional mais focado na interação do usuário com a interface do produto

Em outras palavras, a interface funciona como uma comunicação mediadora entre o usuário e o produto. Por isso, o UI Designer busca trazer botões, telas e aplicativos mais intuitivos e acessíveis. ?

UX Researcher

Esta especialidade também é chamada de “pesquisadores de usuários”. Ela busca entender o comportamento dos usuários, usando alguns métodos estatísticos. Depois de colocar em prática entrevistas, pesquisas e testes para entender a jornada do usuário, a equipe de Design busca adicionar funcionalidades para melhorar os produtos. 

UX Writer

Este profissional cuida do conteúdo das interfaces de produtos. Já pensou em usar um programa que você não consegue entender nada do que está escrito? 

Que loucura seria, né? ?Por isso, o profissional que cuida dos diálogos textuais entre o produto e o usuário também é vital para a experiência final. 

VUI Designer

O VUI Designer, ou “designer de interfaces de voz”, é responsável pela otimização de interfaces que utilizam vozes, e assistentes de inteligência para mediar o produto e o usuário. 

Com certeza, você já deve ter visto uma dessas! Algumas das interfaces de voz mais famosas são a Alexa, a Google Assistente e a Siri. ?‍?

Product Designer

Embora seja bem parecido com o UX Design, os designers de produto, ou “Product Designers” são responsáveis pela visão completa do produto

Este profissional concebe o produto digital de ponta a ponta, faz pesquisas, testes e gerencia o visual do produto. Em suma, essa especialidade tem a visão final do produto.

Como atuar em UX Design?

Para atuar no UX Design, o profissional desta área precisa ter um perfil dinâmico e adaptável. Além disso, é preciso ter um olhar inovador e criativo, pronto para criar coisas novas e resolver problemas.

Se você possui esse perfil, é comunicativo, analista, e tem habilidades para entender os problemas dos outros, o UX Design é perfeito para você!? Ademais, todas as empresas possuem demanda para esse trabalho, o que aumenta as suas chances de atuação. Você pode trabalhar em:

  • empresas de grande e pequeno porte;
  • em agências com projetos pontuais;
  • ou como prestador de serviços freelancer.

Como se tornar um UX Designer?

Enfim, para atuar na área não basta saber o que é UX, é importante ter uma formação que te dê base para atuar nos mais diversos segmentos. Embora não exista uma graduação específica em UX Design, os profissionais formados em faculdades como a de Design Gráfico, possuem conhecimentos que se destacam.

A formação em Design Gráfico, permite que o profissional domine conceitos visuais, e saiba usar elementos estéticos eficientes para comunicar soluções digitais. No entanto, você também deve saber que é muito importante buscar cursos livres na área de UX Design, além de criar um portfólio de trabalhos, viu? ?

Confira detalhes!

YouTube video

Faça Design com a Anhanguera

Agora que você já sabe o que é UX, conhece as diversas atuações disponíveis na área e sabe como começar a carreira, que tal investir na graduação de Design Gráfico?

Além de te preparar para ser um dos profissionais mais procurados do mercado, ainda te permite ganhar salários de até R$ 8.184,97. Que demais, né? ?

Para te preparar para o mercado de trabalho, a faculdade Anhanguera tem diversos benefícios. Com a melhor plataforma de ensino, a Anhanguera oferece uma inteligência artificial que identifica as suas maiores dificuldades e cria um plano de estudos gamificado e personalizado para você.

Além disso, você ainda pode contar com o Canal Conecta, que liga você a um portal de empregos gratuito, e com milhares de oportunidades, estudos dirigidos e atividades para ampliar suas habilidades digitais. Muito massa, né?

Comece hoje a sua carreira e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera!?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.