O que é Eletrotécnica Industrial e como atuar na área?

O que é Eletrotécnica Industrial

Você sabe o que é Eletrotécnica Industrial? Essa área de atuação vem crescendo com os anos, em decorrência da preocupação das indústrias em manter a segurança dos dispositivos eletromecânicos em linhas de produção. Os profissionais são responsáveis pelos processos de transmissão, distribuição e geração de energia elétrica para o ramo industrial.

Por isso, se você quer trabalhar diretamente com a eletricidade, saiba que o curso Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial é a opção ideal para a sua carreira! Ficou interessado? Então, continue a leitura para saber mais!

O que é a Eletrotécnica Industrial?

A área da Eletrotécnica Industrial tem o objetivo de operar, manter, instalar e projetar equipamentos e sistemas elétricos seguindo normas técnicas tanto em indústrias quanto em construções civis.

Esse é um dos cursos técnicos oferecidos pela Anhanguera, com duração média de 3 anos. Durante esse período, os estudantes aprendem as competências necessárias para atuar na modernização dos processos produtivos utilizados nas indústrias. Assim, tem como foco principal a atuação prática profissional.

O que faz o profissional da área de Eletrotécnica Industrial?

A principal atuação de quem se forma em Eletrotécnica Industrial acontece no setor industrial. Os profissionais podem atuar em indústrias de vários portes. Eles também são contratados por empresas de manutenção de máquinas, instalações elétricas, planejamento de projetos e assistência técnicas, além de institutos e centros de pesquisa.

Nesse caso, os profissionais estudam processos eletrônicos, coordenam empreendimentos, planejam equipamentos e sistemas elétricos, além de executar serviços de telecomunicações.

Qual é a média salarial para a área de Eletrotécnica Industrial?

O salário do Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial é de R$ 2.489,00* em uma grande empresa. Um pouco diferente do valor do curso de Engenharia Elétrica, que tem uma média de R$ 7.914,42*para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Assim, apesar de o engenheiro eletricista ter uma área de atuação mais ampla e ser necessário cursar o Bacharelado, o profissional de Eletrotécnica Industrial também conta com um mercado de trabalho aquecido, com várias áreas de atuação.

Quais são as possíveis frentes de atuação da Eletrotécnica Industrial?

Quem deseja estudar Eletrotécnica Industrial precisa saber que a versatilidade é uma das marcas da profissão. O profissional pode atuar diretamente na indústria que usa sistemas eletroeletrônicos, em serviços e consultorias ou demais atividades econômicas.

Outras frentes de atuação incluem:

  • petroquímica;
  • metalúrgica;
  • farmacêutica;
  • química;
  • automobilística;
  • agrícola;
  • alimentícia.

Para alcançar boas posições no mercado de trabalho, o primeiro passo é escolher uma instituição de ensino renomada. A Anhanguera é reconhecida por oferecer um ensino de excelência aos alunos, já que apresenta alguns diferenciais exclusivos, como:

  • Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares online que ajudam a desenvolver habilidades profissionais;
  • Canal Conecta, portal gratuito de empregabilidade, com vagas de estágio em todo o país;
  • laboratórios bem-equipados para otimizar o aprendizado.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Eletrotécnica Industrial, lembre-se de que essa área está em alta e oferece ótimas oportunidades de trabalho. Por isso, para se destacar dos concorrentes, estude em uma faculdade que se preocupa com a formação dos alunos!

Gostou de conhecer a atuação em Eletrotécnica Industrial e quer estudar em faculdade reconhecida no mercado? Então, não deixe de se inscrever no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados