O que é Design de Produto? Como trabalhar na área?

O que é Design de Produto

Em um mundo cada vez mais complexo e exigente, pensar em soluções práticas, inovadoras e que melhorem a experiência do cliente é fundamental. Seja no mundo real, seja no mundo digital, é nesse ponto que o Design de Produto se torna ainda mais relevante.

O designer habilitado para atuar na área de produto aprende uma série de metodologias que permitem implantar modificações em objetos ou, até mesmo, criar peças totalmente novas para que atendam às expectativas dos usuários.

Com o advento da tecnologia, esse profissional se tornou desejado não apenas para o desenvolvimento de produtos físicos. Sendo assim, adquirir habilidades digitais é tão relevante quanto outras competências indispensáveis para a carreira.

Gostou da proposta e está pensando em ingressar nessa área que está em alta no mercado de trabalho? Veja, abaixo, as principais informações sobre o que é Design de Produto e como você pode trabalhar no setor!

O que é Design de Produto?

Design de Produto é a área que cria e desenvolve objetos para bens de consumo, como embalagens, eletroeletrônicos, mobiliários, automóveis, entre outros.

Essa atividade está diretamente relacionada à resolução de problemas e tem como finalidade transformar materiais e tecnologias em instrumentos práticos e funcionais.

Também conhecido como Design Industrial devido ao surgimento da área a partir da Revolução Industrial, no século 18, o Design de Produto se tornou uma forma de as empresas se diferenciarem da concorrência e conquistarem públicos segmentados.

As batedeiras KitchenAid e o emblemático Fusca são exemplos de produtos que passaram pelo design.

Como o Design de Produto é aplicado na prática?

O Design de Produto engloba todas as etapas do desenvolvimento de novos produtos ou dos aperfeiçoamentos que serão feitos naqueles que já são comercializados, mas que, por quaisquer motivos que sejam, não atendem de forma completa às necessidades dos clientes.

Nesse caso, o Designer de Produto analisa a demanda de implantação de um projeto ou possíveis melhorias para, a partir daí, criar soluções que atendam às urgências do mercado. Além disso, esse profissional deve analisar a viabilidade técnica e financeira dos produtos.

Como funciona o curso de Design de Produto?

O curso superior em Design de Produtos prepara o aluno para executar e elaborar projetos industriais, bem como avaliar e emitir parecer técnico em sua área de atuação. Ele pode ser realizado em duas modalidades: Bacharelado ou graduação tecnológica.

O Bacharelado tem duração média de 3 a 5 anos e geralmente é cursado de forma presencial. A graduação tecnológica, por sua vez, tem duração de 1 ano e meio e pode ser cursada a distância, sendo uma das opções mais interessantes para quem quer ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

A principal diferença entre as modalidades não é em relação à qualidade, mas na forma como os conteúdos são apresentados. Graduações tecnológicas oferecem conteúdos mais práticos e dinâmicos, por exemplo.

O curso tem como principal objetivo atender às principais demandas do mercado. Para isso, desenvolve, ao longo das disciplinas, as competências necessárias para o aprimoramento das habilidades do futuro profissional, incluindo as habilidades digitais.

O curso é destinado a pessoas que se interessam por criação, design de produtos, processos de fabricação e tenham interesses mais generalistas com amplo conjunto de habilidades relacionadas ao design, em especial: a capacidade de entender o mundo, as pessoas e o mercado.

Vale frisar que tais habilidades podem ser adquiridas e aperfeiçoadas com o tempo. Então, se você tem interesse pela área, mas não considera ter essas aptidões, não se preocupe! Uma boa faculdade ajuda a conquistá-las.

Quais são as vantagens de investir em uma graduação nessa área?

Exercitar e desenvolver sua criatividade, atuar em projetos inovadores e possibilidade de ingressar mais rápido no mercado de trabalho, por ser uma área em plena expansão, são apenas algumas das vantagens de investir em uma faculdade de Design de Produto.

Além disso, não são apenas as indústrias que apostam na contratação de bons designers de produto: as empresas de tecnologia, ou que dependam de recursos online para o bom desempenho das suas atividades, também buscam por esses profissionais.

Não à toa, podemos notar entre os benefícios do curso de Design de Produto muitas semelhanças com as principais vantagens do curso de Marketing Digital.

Como é a atuação no segmento de Design de Produto?

De indústrias automobilísticas ao desenvolvimento de softwares, as possibilidades de atuação para o profissional formado em Design de Produto são bem amplas, sendo esse um profissional muito relevante em diversos setores, especialmente naqueles relacionados ao mundo online.

Mas por que você deve apostar na área de Design de Produtos Digitais, por exemplo?

A resposta é bem simples: o mundo mudou, continua se transformando e está cada vez mais conectado. Então, se você gostou do que viu até agora sobre o curso, a profissão e gosta do mercado digital, essa pode ser uma excelente opção de carreira para você.

Outras opções de atuação para o designer de produto são:

  • embalagens;
  • brinquedos;
  • joalherias;
  • vestuário;
  • calçados;
  • cerâmica e muito mais!

O mais interessante da profissão é a possibilidade de atuar em empresas dos mais diversos setores ou, se for da sua preferência, abrir um escritório ou apostar no home office de forma autônoma em projetos que façam sentido para você.

Aqui na faculdade Anhanguera, a graduação em Design de Produto tem duração de 3 semestres e pode ser feita de forma 100% online, ideal para quem deseja realizar um curso de ensino superior em um prazo mais curto e de forma totalmente flexível.

As disciplinas são compostas por temáticas necessárias e atuais, como: Processos de Fabricação e Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação. Além disso, os estudantes têm acesso ao Canal Conecta, um ambiente virtual gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego pelo Brasil.

Faça Design de Produto na Anhanguera!

Por fim, nossos alunos do curso superior em Tecnologia em Design de Produto recebem apoio personalizado para cada fase da sua vida acadêmica, com avaliação continuada que valoriza seu esforço e sistema de ensino que prepara de verdade para o mercado de trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal conhecer mais sobre o curso de Design de Produto? As aulas são 100% online e com temas atualizados para o seu sucesso. Faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados