O que é formação pedagógica em Ciências Biológicas?

Biologia é o estudo científico dos organismos, incluindo todo tipo de forma de vida macro ou microbiológica. Com isso, os biólogos têm um vasto campo de trabalho, especialmente dedicando-se à pesquisa científica e, muitas vezes, colaborando com outras áreas, como a Medicina. Entre esses campos de trabalho, também está a Educação, motivo pelo qual muitos profissionais se interessam pela formação pedagógica em Ciências Biológicas

Por ser um curso muito procurado, resolvemos criar este artigo no qual explicamos os objetivos dessa formação, para quem é indicada e qual é a diferença entre Licenciatura e formação pedagógica em Ciências Biológicas. Fique conosco e confira as informações! 

O que é formação pedagógica em Ciências Biológicas?

A formação pedagógica em Ciências Biológicas é uma graduação destinada a formar professores para atuar nas escolas de ensinos fundamental e médio, educação profissionalizante, educação de jovens e adultos e educação inclusiva. É uma formação dedicada a desenvolver as competências didáticas e pedagógicas indispensáveis ao pleno exercício da profissão de docente.

Ao longo do curso, os conhecimentos em Biologia serão atualizados e associados às diferentes metodologias e práticas de ensino. Além disso, como estamos na era digital, o aluno também vai conhecer as principais tendências educacionais no século XXI e o uso das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que se tornaram um recurso importante para as atividades presenciais e indispensáveis na educação a distância (EAD). 

Além disso, a formação pedagógica também evidencia o papel social do professor ao levantar a importância das Ciências Biológicas em aspectos da sustentabilidade, ética, cidadania e nas relações sociais. 

Com a formação pedagógica, também é possível trabalhar em áreas correlatas como em projetos, entidades filantrópicas e editoras de materiais didáticos.

Quem pode fazer formação pedagógica em Ciências Biológicas?

A formação pedagógica em Ciências Biológicas atende a dois perfis de público.

Os primeiros são profissionais que fizeram Bacharelado ou tecnólogo na área de Biologia, mas não são licenciados, e desejam ter habilitação como docentes. O segundo grupo são profissionais ou docentes de áreas afins que desejam se tornar licenciados em Biologia.

Para todos os casos, o pré-requisito para participar deste curso é ter o diploma de ensino superior.  

Duração do curso e modalidade de ensino

A duração da formação pedagógica em Ciências Biológicas varia conforme a titulação que o profissional apresentar. Veja:

  • para bacharéis na área pretendida: 1.070 horas, com carga horária dividida em dois semestres;
  • para graduados em carreira afim com a área pretendida: 1.410 horas, com carga horária dividida em 3 semestres.

As atividades do curso acontecem na modalidade online (100% EAD), o que auxilia na melhor organização dos estudos.

Quem faz Ciências Biológicas pode dar aula?

O profissional formado em Ciências Biológicas somente pode dar aulas regularmente em escolas de Ensino Fundamental e Médio se for licenciado. Caso seja um bacharel não licenciado, é possível se dedicar a programas de ensino, pesquisa e extensão, mas sempre subordinado a um professor responsável. 

Sua relação com a educação, logo, está vinculada a atuação em atividades pedagógicas livres e complementares, associações de preservação ambiental que recebem a visita de estudantes, entre outros, porém sem o caráter pedagógico formal.

Ou seja, para assumir as aulas em escolas regulares, a Licenciatura é requisito obrigatório, algo que a formação pedagógica proporciona.

Qual a diferença entre Licenciatura e formação pedagógica?

Antes de mais nada, é preciso compreender que a Licenciatura e a formação pedagógica têm a mesma função: formar professores. A diferença é a Licenciatura ser um grau acadêmico já consagrado, muitas vezes integrante da ementa de cursos. 

Estes cursos também são disciplinas que integram a grade curricular da educação básica ― Matemática, Português/Inglês (Letras), Educação Física, Filosofia, Química, Física e Ciências Biológicas. Por isso, os profissionais podem ser professores.

A Licenciatura costuma ser um curso de maior duração, com carga horária distribuída em cerca de 4 anos (8 semestres), e indicada, também, para quem nunca fez uma faculdade. Em alguns cursos, o estudante pode optar apenas por fazer o Bacharelado; em outros, é obrigado a fazer os dois, bem como há cursos apenas voltados à Licenciatura. 

Já a formação pedagógica é um curso universitário bem mais recente, datado de 2015. Surgiu como uma ação do Ministério da Educação (MEC) para suprir a carência de mais de 170 mil professores no país. 

Para isso, era preciso estimular que profissionais graduados, porém, não licenciados pudessem adquirir uma formação pedagógica mais rápida, complementando assim seu currículo e habilitando-os para lecionar.

Além disso, a chamada R2 (Resolução .nº 2), também autorizou que profissionais já licenciados em uma área afim pudessem cursar a formação pedagógica e ter habilitação para lecionar diferentes disciplinas, por exemplo: Matemática e Física; Química e Biologia; Língua Portuguesa e Geografia, e assim vai.

Por essa razão é que acima você viu as diferenças entre a carga horária de um curso para quem já tem Licenciatura e quem tem outra graduação.

Salário para quem tem formação pedagógica em Ciências Biológicas

Segundo o site Salário, um professor de Biologia ganha, em média, R$ 3.841,62.* Porém, esses ganhos podem ser superiores, conforme o número de aulas dadas ou instituições nas quais ele atua. Por isso, o teto salarial chega a R$ 10.197,23.*

Outro ponto que influencia o salário de um professor de Biologia é sua formação. Quanto mais sólida ela for ― com pós-graduação, cursos livres, participação em projetos acadêmicos, entre outros ―, mais chances há de conquistar postos de trabalho mais bem-remunerados. Então, entenda a formação pedagógica em Ciências Biológicas como uma oportunidade de se destacar ainda mais no mercado.

Dá para estudar Licenciatura em Biologia e formação pedagógica na Anhanguera?

A faculdade Anhanguera oferece tanto o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas quanto o curso de formação pedagógica. 

A Licenciatura em Ciências Biológicas é oferecida nas modalidades presencial e híbrida (semipresencial), enquanto a formação pedagógica é ofertada em 100% EAD.

Em ambos os cursos, o aluno tem a garantia de um ensino de alta qualidade que confirma a reputação da Anhanguera e uma série de experiências para ampliar suas habilidades e ganhar competitividade no mercado de trabalho. Tudo isso apoiado por uma infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e, claro, professores com excelente experiência.

Não fique fora dessa! Vem pra Anhanguera

Neste artigo, você viu por que a formação pedagógica em Ciências Biológicas é a melhor opção para quem já está formado e deseja ampliar as oportunidades de trabalho.

Então, dê um novo caminho para sua carreira agora mesmo. Encontre o polo Anhanguera mais próximo de você e inscreva-se já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados