Mercado de trabalho para um técnico de informática: entenda como está a área!

Fato é que as tecnologias hoje dominam nossa rotina. E é sempre preciso ter um profissional especializado para cuidar dos dispositivos, seja para otimizá-los ou para repará-los. Por isso, o mercado de trabalho para técnico de informática está sempre em alta.

E hoje os profissionais cuidam muito mais do que apenas os clássicos computadores: hoje podem, também, ser responsáveis por dispositivos móveis, ampliando as possibilidades de atuação.

Se você está pensando em entrar nessa área, confira um guia completo de como está o mercado e tire suas dúvidas.

O que é a profissão de técnico de informática?

O técnico de informática é o profissional que possui conhecimento especializado sobre equipamentos informáticos (computadores, notebooks, tablets, smartphones, entre outros).

Ele possui conhecimentos sobre hardware (HD, processador, placa-mãe, placa de vídeo, placa de rede, entre outros componentes), software (instalação e reparo de programas, implementação de sistema operacional, formatação de máquinas, entre outros) e, também, de estruturas de rede.

Com isso, o profissional pode atuar em diferentes frentes, como veremos mais à frente neste artigo. Mas um fato é: essa área está em forte expansão e você terá ótimas oportunidades de trabalho investindo na sua formação como técnico de informática.

Como está o mercado de trabalho para um técnico de informática?

Atualmente é, sem dúvida, um dos melhores momentos para entrar no mercado de trabalho de técnico de informática. Afinal, nossa vida toda é pautada pelo uso de dispositivos digitais.

De forma direta ou indireta, toda empresa precisa de algum computador para trabalhar. Até mesmo áreas como vendas no varejo precisam ter dispositivos informáticos para registrar as transações no dia a dia.

E, por isso, é sempre necessário estar em dia com os reparos dos dispositivos. Com isso, há sempre demanda por profissionais que ofereçam todo o suporte para consertar aparelhos com defeito.

Além disso, o técnico de informática hoje possui conhecimento para, também, atuar com dispositivos móveis e isso potencializou ainda mais o mercado.

Afinal, hoje no Brasil temos mais smartphones do que pessoas. E ainda nem citamos a possibilidade, por exemplo, dos tablets e notebooks. Isso aumenta a demanda por profissionais especializados para realizar reparos e incrementos nos dispositivos.

Esse é outro ponto que também alavanca o mercado: com a popularização do conhecimento sobre performance, muitas pessoas compram peças que sejam do seu interesse para otimizar suas máquinas e precisam de um especialista para fazer a implementação.

Neste caso, recorrem ao técnico de informática para realizar a troca e conseguir ter a melhoria desejada. Isso acontece, principalmente, com profissionais que trabalham com máquinas de alta performance e gamers.

Quais as possibilidades de atuação no mercado de trabalho de informática?

O profissional que quer atuar como técnico em informática encontra um mercado rico em possibilidades de atividades. E todas elas estão em crescimento no momento.

Por exemplo, empresas que possuem um alto número de dispositivos e dependência de aparelhos informáticos para trabalhar costumam ter técnicos alocados internamente.

Com isso, caso aconteça algum tipo de problema, ele é acionado rapidamente para resolver questões. Além disso, muitas empresas trabalham com manutenções preventivas e melhoria nos aparelhos constantemente e o profissional atua nessas questões.

Também é possível ser contratado por empresas que trabalham especificamente com suporte de informática, prestando serviço para clientes do negócio.

Mas, também, você pode atuar de forma independente, como autônomo e fornecer seus serviços para o público em geral. E, caso consiga chegar em um ponto no qual é necessário expandir, pode também abrir sua própria empresa de suporte na área de informática.

Um ponto interessante é que hoje essas empresas não atuam apenas com computadores e notebooks, mas também prestam serviços sobre dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Afinal, o modo de funcionamento é semelhante e é possível especializar-se em todos eles.

Com isso, é possível abranger um maior público e proporcionar maior sucesso do seu empreendimento.

E não acabou! Você pode, também, trabalhar como consultor. Isso é muito comum para áreas que demandam máquinas de alta performance. Por exemplo, é possível criar um projeto de máquina para profissionais de TI, que precisam de alta capacidade de processamento.

Da mesma forma, você pode prestar esse serviço para gamers, que estão sempre em busca de montar as melhores máquinas para rodar os jogos sem travar.

O salário é atrativo?

Sim! Segundo os sites Vagas, Glassdoor e Salario.com, a média nacional de salário de um profissional da área gira entre R$ 1.665 a R$ 2.096. E de acordo com seu crescimento, é possível potencializar esses valores. E, também, pode abrir o seu próprio negócio na área.

Como se tornar um técnico em informática?

Diante de tudo que falamos, ao perceber que estamos em um ótimo momento do mercado de trabalho para um técnico de informática, você pode querer saber: ok, mas como posso começar a atuar nessa área?

Por ser um setor que depende de bom conhecimento técnico, ter um curso profissionalizante de qualidade poderá ajudá-lo neste processo. Afinal, falhas que aconteçam aqui podem prejudicar seu nome no mercado.

Por exemplo, se você formatar um notebook e esquece de fazer o backup do cliente, tal como ele solicitou, pode fazer com que ele perca dados importantes para seu dia a dia, seja de trabalho ou pessoal. Essas falhas não acontecem com conhecimento especializado.

Mas não precisa realizar um curso de longa duração: com um curso profissionalizante de poucos dias, é possível aprender todas as questões técnicas fundamentais para ser um profissional de sucesso.

Comece já a sua carreira e conquiste seu espaço no mercado de trabalho para técnico de informática com a Anhanguera

Agora que você conhece todas as informações sobre o mercado de trabalho para técnico de informática, é hora de começar os seus passos para aproveitar esse momento favorável e otimizar sua carreira.

A Anhanguera possui o curso profissionalizante na área, com o suporte de profissionais especializados. Feito totalmente online, você consegue ter a melhor formação com comodidade e praticidade, dentro da sua rotina atual.

Vamos começar a mudar o seu futuro profissional? Faça sua inscrição e torne-se o melhor técnico de informática.

Quais são as melhores profissões para trabalhar na área de informática?

Quem gosta da área de informática e está buscando oportunidades na área, pode contar com diversas possibilidades de atuação. Uma delas é tornar-se um técnico de informática.
Além disso, você pode atuar com programação, análise e desenvolvimento de sistemas, reparo de hardware, administração de periféricos, administração de redes de computadores, entre outras.

Qual o perfil profissional de quem trabalha como técnico de informática?

Quem atua como técnico de informática precisa ser curioso, atento, detalhista, ser criativo para encontrar soluções diferenciadas para alguns problemas que não podem ser resolvidos de forma tradicional.
Além disso, deve ser uma pessoa motivada para sempre se atualizar com as melhores técnicas e procedimentos do mercado. Deve ser simpático, empático e ter uma escuta atenta para identificar qual é o problema que o cliente está relatando.

Como ser um bom técnico de informática?

Bons profissionais de informática investem em formação continuada, ou seja, sempre estão estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos, independentemente da área de atuação.
Além disso, são pessoas apaixonadas por inovação, estão sempre em busca das principais novidades do mercado, não se limitam a apenas um tipo específico de dispositivo e são dedicados a proporcionar a melhor experiência para o cliente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados