Matérias de Segurança do Trabalho: Conheça a grade desse curso!

Matérias de Segurança do Trabalho

Tão abrangente quanto a área de atuação do profissional são as matérias de Segurança do Trabalho. Esse curso, como você verá nas próximas linhas, forma profissionais aptos a fiscalizar e a regular as normas e leis que permeiam o ambiente laboral.

Presente em hospitais, empresas do ramo de construção civil, indústrias e tantos outros meios, é de se esperar que o tecnólogo em Segurança do Trabalho tenha um preparo cuidadoso na faculdade. Continue a leitura e fique por dentro das disciplinas desse curso! ?

Veja a grade curricular de Segurança do Trabalho por semestre

Esse tipo de formação pode variar conforme exigências regionais de mercado, duração do curso e escolhas de especialização profissional, só para citar alguns fatores. No entanto, na maior parte das vezes, a grade curricular é parecida com a que está abaixo. Confira! ✌️

1.º Semestre

  • Ergonomia Industrial;
  • Introdução à Tecnologia em Segurança no Trabalho;
  • Modelos de Gestão e Relações Interpessoais;
  • Legislação e Normas Técnicas em Segurança do Trabalho e Prática Trabalhista;
  • Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho.

2.º Semestre

  • Emissão de Laudo Técnico e Condições Gerais do Trabalho;
  • Perícia Trabalhista;
  • Política do Trabalho e Saneamento Ambiental;
  • Higiene do Trabalho e Biossegurança;
  • Segurança Industrial.

3.º Semestre

  • Prevenção e Proteção em Maquinário;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs) e Combate a Sinistro;
  • Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalhador;
  • Fundamentos e Técnicas de Primeiros Socorros.

4.º Semestre

  • Análise e Gerenciamento de Risco;
  • Gestão de Segurança no Trabalho e Técnicas de Medição;
  • Normas Regulamentares e Meio Ambiente.

Conheça as principais matérias de Segurança do Trabalho

Agora que você já está familiarizado com a grade curricular do curso, vamos falar um pouco melhor sobre as principais disciplinas. Escolhemos algumas de cada semestre, para você ter uma espécie de panorama da forma como os estudos são apresentados. Tome nota! ??‍?

Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho

A maneira pela qual as Normas Regulamentadoras (NRs) são aplicadas, assim como sua fiscalização, passa pela tecnologia. Hoje, falar sobre Segurança do Trabalho sem mencionar esse assunto seria deixar de corresponder à maior expectativa do mercado de trabalho.

Por meio de softwares e de recursos digitais, o desempenho em fábricas, indústrias, assim como a medição e a aplicação de técnicas de segurança é muito mais eficiente. Ganha a empresa, que fica mais segura gastando menos, e o trabalhador, que confia na inteligência da máquina para desempenhar uma atividade laboral sem riscos.

Legislação, Normas Técnicas e Prática Trabalhista

Cada área da Segurança do Trabalho é norteada por uma Norma Regulamentadora (NR) diferente. Elas são adendos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que explicam em detalhes as condições seguras segundo cada tipo de trabalho: com eletricidade, em alturas, na água, em condições insalubres ou de periculosidade, etc.

Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho

Quem já trabalhou de carteira assinada sabe que é necessário cumprir um rito de admissão e demissão que inclui exames médicos. A função da disciplina de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho é garantir que ocupações ou movimentos laborais (como digitar no computador ou carregar peso) não afetem a qualidade de vida do trabalhador.

Laudo Técnico e Condições de Trabalho

O nome dessa matéria é quase autoexplicativo. Nas aulas, você vai aprender como emitir laudos sobre Segurança do Trabalho respeitando as regras que essas documentações exigem. Só para citar um exemplo de sua aplicação, os laudos são importantes para inaugurar canteiros de obras ??e também estruturas comerciais como shoppings. ?

Eles têm papel relevante também na aprovação de empresas cujos projetos envolvem aspectos de segurança laboral e meio ambiente, como mineradoras ou madeireiras. Nesses casos, os especialistas no tema passam a ser muito valorizados no mercado.

Higiene do Trabalho e Biossegurança

Também há uma Norma Regulamentadora específica sobre como os materiais químicos são dispensados. Indústrias que produzem lixo agressivo ao meio ambiente devem cumprir regras para garantir que ele não afete a segurança ao redor de sua região de atuação. A Norma Regulamentadora 25 (NR25) versa sobre a destinação dos resíduos industriais.

Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalhador

O foco da Psicologia, no ambiente de trabalho, é principalmente o comportamento do trabalhador. Assim, ela ajuda a garantir que equipes se orientem por práticas que não afetem a saúde mental de seus membros. Também é objeto dessa disciplina a interação e a comunicação dos trabalhadores, por exemplo, evitando comunicação violenta no trabalho.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Você deve ter percebido que o tecnólogo em Segurança do Trabalho é um profissional com grande responsabilidade. Afinal, dele dependem aspectos tão importantes quanto a saúde física e mental do trabalhador, assim como sua integridade.

Também é ele quem assegura a segurança do ambiente de trabalho, evitando sanções ou multas às empresas em que trabalha. Pela importância da função, é um posto que nunca deve deixar de ser relevante.

Se você quer ter acesso às melhores vagas e salários nessa área, precisa ter certeza de estudar com a melhor equipe de professores, uma infraestrutura condizente com o preparo necessário e metodologia eficiente. Adivinha: tudo isso a gente oferece na Anhanguera! ?

Além disso, temos outras vantagens exclusivas para os nossos alunos:

  • Canal Conecta, uma plataforma voltada à empregabilidade, em que você tem acesso a vagas, conteúdo que ajuda na formação prática para o mercado de trabalho e muito mais;
  • Trilhas de Carreira, com cursos 100% online para quem precisa aprender algumas habilidades específicas de certas áreas da profissão;
  • oferecemos avaliação continuada para você ter retornos mais frequentes sobre seu desempenho no curso, permitindo melhorias e estudo mais focado nas necessidades específicas;
  • aqui, você não precisa estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) duas vezes: como forma de ingresso simplificada, aceitamos notas do Exame a partir de 2010.

Venha estudar Segurança do Trabalho na Anhanguera

Então, se essa área é mesmo para você, chegou a hora de tomar a decisão que vai decolar sua vida profissional. ?Com este conteúdo, você já sabe quais são as matérias de Segurança do Trabalho e a importância delas para sua formação profissional.

Faça agora mesmo sua matrícula na Anhanguera! Daqui a uns anos, você vai se lembrar deste dia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados