Entenda o conceito jornalismo independente e como atuar na área

Você se interessa pelo curso de Jornalismo, mas ainda não sabe muito bem com o que quer trabalhar? Chegou o momento de conhecer o jornalismo independente, descobrir mais sobre ele e entender se é uma boa alternativa para a sua carreira.

Para ajudar, reunimos uma série de informações relevantes sobre o assunto e que vão ajudar a ter mais clareza sobre o que faz um jornalista independente, onde ele pode trabalhar e como se preparar para essa carreira. Gostou da ideia? Então, vamos ao que interessa! 🚀

O que é jornalismo independente?

O jornalismo independente é um tipo de Jornalismo que não está ligado a grandes linhas editoriais, empresas ou mesmo interesses econômicos, por exemplo. Sua finalidade é justamente fornecer uma espécie de contraste às fontes de mídia convencional.

Diferentemente do que acontecia há algum tempo, hoje o jornalismo independente tem uma gama de novas alternativas, principalmente em função do acesso à internet e da possibilidade de compartilhar materiais com um público muito maior.

Dessa forma, ele assume a investigação de temas de interesse popular ou de grupos sociais minoritários, que podem ser deixados de lado em mídias maiores e com interesses econômicos associados. 🕵🏿‍♀️Portanto, essa “independência” a que se refere esse tipo de Jornalismo é justamente relativo à falta de defesa de um interesse específico.

Saiba mais: confira o Papo Reto sobre Jornalismo EAD.

Como funciona esse trabalho na prática?

Para trabalhar com esse tipo de Jornalismo, é preciso entender melhor como funciona sua dinâmica e rotina. Estamos muito acostumados à figura do jornalista que aparece na TV, nos apresentadores de bancada e nos jornalistas de reportagem. 📺Mas a verdade é que o trabalho vai muito além disso.

Primeiramente, mesmo o jornalismo independente veiculado através da TV é construído por uma série de profissionais que trabalham “por trás” da apresentação em si. São profissionais que levantam dados, conseguem contatos, investigam fontes e assim por diante.

Depois, existe todo um mercado de jornalismo independente que não está na TV. Ele pode estar no rádio, nas redes sociais, em um site na internet ou mesmo em um canal no YouTube. 📻💻Nesses canais, também existem equipes inteiras trabalhando para que o conteúdo aconteça.

Logo, você pode trabalhar como jornalista independente e se tornar um fotojornalista, um repórter ou mesmo um revisor, redator ou editor de conteúdos. Assim como pode ser encarregado apenas de realizar entrevistas, coletar informações ou organizar as publicações.

Nem todos os profissionais dessa área assumem a linha de frente. E isso é importante para acomodar até mesmo aqueles profissionais tímidos, mas que adoram a ideia de trabalhar nessa área.

Por que essa é uma área que cresce a cada dia?

O jornalismo independente entrou em uma ascendente por tocar pontos que, muitas vezes, são inacessíveis para o jornalismo convencional. Por conflitar com interesses do estado, de empresas ou outras instituições, o trabalho dentro de uma organização dependente pode se tornar limitante.

Para o jornalista independente, isso não acontece, visto que o seu papel é justamente extrapolar aquelas “barreiras” invisíveis que circundam determinados assuntos. Por isso, sua atuação é bastante diferenciada e tem um vasto campo disponível no mercado.

Além disso, o jornalismo independente está voltado para uma parcela da população ainda carente desse tipo de serviço. Portanto, é tido por muitos como uma fonte confiável de informações e dados, aumentando a visibilidade de pautas importantes que vão do empoderamento racial ao combate aos preconceitos de diversos níveis, por exemplo.

Em que tipo de empresa é possível trabalhar?

São muitas as áreas do Jornalismo, inclusive aquelas que geram oportunidades para os jornalistas independentes. Uma boa alternativa, por exemplo, é trabalhar como freelancer. Assim, você pode ser o seu próprio chefe e prestar seus serviços para várias empresas diferentes.

Ainda existe a alternativa de trabalhar para organizações que focam especificamente esse tipo de atividade. Hoje, existe no mercado uma série de instituições que já estão dando voz a esses grupos sociais minoritários com pautas focadas nos seus interesses e sem a intervenção política ou econômica de outros empreendimentos.

Além disso, você pode fazer jornalismo independente de forma totalmente autônoma, criando o seu próprio canal de divulgação de informações.

Com o tempo, esse empreendimento pode crescer e empregar outras pessoas, dando início ao seu próprio negócio de jornalismo, com uma equipe completa de profissionais que vão prestar suporte e ajudar a desempenhar o trabalho de veiculação de notícias. 🤩

Gostou da ideia? Então, está na hora de descobrir como se preparar para isso!

Como se preparar para ocupar as melhores vagas?

A melhor forma de se preparar para o jornalismo independente é investindo em uma formação de ensino superior. 👩🏿‍🎓Ela oferecerá a você todo o embasamento necessário para dominar as técnicas e as ferramentas mais úteis para o seu dia a dia de trabalho.

Depois disso, você pode se dedicar à educação prática por meio de estágios ou da ocupação de cargos dentro de organizações que já realizem esse tipo de função. Isso servirá para adquirir experiência e ampliar as fontes de conhecimento com quem já está nesse mercado.

Assumir uma carreira independente e de forma individual poderá levar um pouco mais de tempo. Você precisará, pelo menos, de uma boa reputação, ou seja, de um trabalho que apresente você antes mesmo do seu nome.

Outra maneira de galgar passos mais largos é dedicando energia e atenção para especializações que façam sentido dentro da sua realidade. Além disso, diversos jornalistas independentes acabam se aventurando em trabalhos imersivos que possibilitam ampliar ainda mais o seu conhecimento.

É o caso daqueles jornalistas que passam temporadas junto a:

  • comunidades ribeirinhas;
  • tribos indígenas;
  • imigrantes;
  • comunidades carentes;
  • ONGs;
  • entre outros.

Como você viu, o jornalismo pode assumir diferentes versões e vertentes, como acontece com o jornalismo independente. Então, caso se interesse por jornalismo, mas ainda não havia encontrado sua atividade ideal, agora dispõe de mais uma alternativa.

Dê o pontapé inicial: faça Jornalismo na Anhanguera!

Quer dar o próximo passo no jornalismo independente? Está na hora de começar a pensar na sua formação e qualificação profissional. Não deixe de se aventurar pela área, exercer sua paixão e ainda ser pago por isso. 🔝

Por isso, inscreva-se no vestibular online para a graduação em Jornalismo da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados