História da Enfermagem: saiba como surgiu a profissão

historia da enfermagem

A Enfermagem é uma profissão da área da Saúde que está diretamente ligada ao cuidado próximo com o paciente. O auxílio prestado pelos enfermeiros é muito importante para o funcionamento de hospitais e unidades de saúde.

O profissional do ramo tem o objetivo de cuidar do ser humano e de tratar doenças que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar. Atualmente, ele é muito valorizado e essencial em uma equipe multidisciplinar de saúde.

Mas você sabia que a profissionalização do enfermeiro é recente? Venha acompanhar, neste post, a história da Enfermagem! ?

Como surgiu a Enfermagem?

A Enfermagem, como conhecemos hoje, nasceu no século 19, na década de 1840. Porém, o cuidado aos enfermos já existia desde antes de Cristo. Normalmente, mulheres tomavam conta dos doentes mesmo antes do descobrimento das causas ou de tratamentos e remédios eficazes, aplicando os conhecimentos da época para amenizar sintomas e, até mesmo, curar.

Com a evolução das sociedades e do conhecimento humano, o ambiente propício para o nascimento dos primeiros enfermeiros surgiu. O modelo moderno de Enfermagem apareceu durante a Guerra da Crimeia, nas mãos de uma mulher forte, muito rica e religiosa.

YouTube video

Quais foram os primeiros enfermeiros?

Antes do surgimento da Enfermagem no século 19, muitas mulheres de classes sociais mais baixas e até do clero exerciam a profissão. Dentre elas, cozinheiras, prostitutas e viúvas cuidavam dos enfermos de sua região.

Com o passar do tempo, métodos mais criteriosos foram sendo aplicados à Enfermagem, com alguns enfermeiros notáveis durante a história. Confira, abaixo, uma lista de grandes enfermeiros modernos e sua importância para a consolidação da profissão. ?

Florence Nightingale

Nascida em Florença, na Itália, recebeu o nome de sua cidade natal. Sua família era muito rica, porém, ela sentia vontade de ajudar os necessitados de alguma forma. Não queria a vida burguesa que a esperava: casar-se com alguém de berço e tornar-se sua esposa submissa.

Por isso, começou a trabalhar com os doentes e indigentes na Inglaterra vitoriana, onde morava. Essa decisão fez com que sua família rompesse relações com ela, mas sua determinação em ajudar as pessoas colocou seu nome na história como a “dama da lamparina”, pelo fato de usar uma fonte de luz para trabalhar mesmo durante a noite.

No entanto, não só teve um papel fundamental na criação da Enfermagem moderna, como também deixou seu nome na área de estatística e da reforma social, ao trabalhar para a melhoria das condições de vida dos mais pobres. Um grande exemplo de profissional e pessoa.

Anna Nery

Durante a guerra do Paraguai, uma brasileira viu seus filhos indo para o campo de batalha. Anna, então, decidiu acompanhá-los e se voluntariou para cuidar dos feridos nas batalhas. Sua imagem é tão importante que a primeira faculdade de Enfermagem do Brasil, fundada em 1923, recebeu o seu nome. Ficou conhecida como “a mãe dos brasileiros”.

Infelizmente, durante a guerra, um de seus filhos morreu. Mas nem isso abalou a profissional, que continuou trabalhando incessantemente nos hospitais de campanha e até no campo de batalha.

Em 1938, Getúlio Vargas instituiu o dia 12 de maio como o dia do enfermeiro, em homenagem a Nery. Ela foi a primeira mulher a entrar no panteão de heróis e heroínas da Pátria.

Ivone Lara

Essa é outra enfermeira brasileira de peso e que, a exemplo de Florence, não teve sua área de atuação restrita à Enfermagem.

Conhecida como Dona Ivone no mundo do samba desempenhou um papel fundamental na luta antimanicomial no país. Formada aos 21 anos, ingressou na saúde pública aos 25 e especializou-se em terapia ocupacional. Foi uma das primeiras assistentes sociais do país.

Durante mais de três décadas, trouxe maior dignidade aos institucionalizados, tentando entrar em contato com as famílias que, na época, abandonavam os parentes nessa situação.

Maria Rosa Souza Pinheiro

Formada em Letras e Direito, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Enfermagem no Canadá. Voltando ao Brasil, ajudou a construir a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Além disso, contribuiu para a profissão no país ao viabilizar o documento com a metodologia da Enfermagem.

Qual é a importância da profissão de Enfermagem para a área da saúde?

Antes da pandemia de Covid-19, a profissão de Enfermagem não tinha tanto reconhecimento para quem era de fora da área da Saúde. Porém, ao ver o trabalho incansável da classe durante a crise sanitária, os profissionais ganharam maior prestígio na sociedade.

Isso só foi possível porque a profissão alia preceitos científicos com o cuidado intensivo dos pacientes. O profissional de Enfermagem atua diretamente com os doentes, fornecendo atendimento rápido, humanitário e singular para cada pessoa.

Hoje, a utilização da tecnologia aliada ao conhecimento dos enfermeiros aumentou consideravelmente a chance de cura. O profissional de Enfermagem é visto como ponto crucial em qualquer equipe multidisciplinar de Medicina.

Por que a história da Enfermagem fez com que ela se tornasse tão importante?

Desde os primórdios, o cuidado com as pessoas é algo que a sociedade enxerga como benéfico e necessário. Portanto, assim como outras áreas do conhecimento humano, a Enfermagem também evoluiu a ponto de se tornar uma ciência, sem deixar de lado a arte de humanizar o paciente.

Por isso, um curso superior na área é de grande importância, já que cuidar de doentes não é fácil e requer especialização. Então, que tal estudar em uma instituição de ensino preparada para oferecer uma ótima formação aos alunos?

Na Anhanguera, você encontrará um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores na área da Enfermagem, que dão um suporte de excelência para os futuros profissionais da saúde. Além disso, temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados para a realização de aulas práticas. ?

Pensa que acabou por aí? Dá só uma olhada em outros diferenciais que oferecemos aos alunos:

  • formas de ingresso facilitadas;
  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade;
  • bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades.
YouTube video

Agora é com você!

Agora que já conhece a história da Enfermagem, saiba que essa profissão é muito valorizada. Assim, se você quer fazer um curso superior nessa área, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Que tal essa baita história da Enfermagem, em? Quer entrar nessa área? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.