Ginástica laboral e Educação física: confira essa tendência

ginástica laboral

Empresas mais conscientes sobre a saúde de seus colaboradores já têm a ginástica laboral como prática regular no ambiente de trabalho, inclusive aquelas que adotaram o home office e permaneceram com esse modelo.

Mas, quando observamos a diversidade de ambientes laborais, a inovação na proposta dos exercícios que promovem a prevenção e bem-estar é essencial. E é nisso que os profissionais mais qualificados formados em Educação Física têm trabalhado.

Neste conteúdo, entenda o que é ginástica laboral, por que ela é uma tendência forte no mundo corporativo e como aproveitar essa oportunidade para ter um futuro de sucesso no mercado de trabalho. 🔝

O que é ginástica laboral?

Ginástica laboral é um conjunto de exercícios desenvolvidos para a prática no ambiente de trabalho.

Ela atua de forma preventiva para evitar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais como Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) e em prol da saúde e bem-estar dos trabalhadores de forma geral.

Entre suas abordagens estão:⬇️

  • exercícios de prevenção, que ajudam a aumentar a resistência e o condicionamento físico dos colaboradores;
  • atividades preparatórias, que são realizadas no início da jornada e têm como objetivo despertar a mente do colaborador, alongar os músculos e dar bom ânimo;🏃🏾
  • exercícios compensatórios, que são recomendados para o final da jornada. Eles ativam músculos não utilizados enquanto relaxam os demais que tiveram esforço prolongado e repetitivo;
  • atividades de relaxamento, que ajudam a desacelerar o ritmo e a eliminar estresses;🧘🏼‍♀️
  • exercícios corretivos, que são apropriados para colaboradores com funções laborais que podem causar desequilíbrios ergonômicos, ajudando a reforçar os músculos e a resistência e prevenir lesões.

Por que se tornou uma tendência em Educação Física?

A ginástica laboral é uma tendência na área de Educação Física porque os setores de recursos humanos das empresas começaram a investir na contratação de profissionais especializados com o intuito de reduzir gastos com ausências, afastamentos de seus colaboradores e até aposentadorias antecipadas por invalidez.

Para ter uma ideia, de 2012 a 2020, foram registrados ainda 5,6 milhões de doenças e acidentes do trabalho no Brasil. 😯Durante esse período, foram R$ 100 bilhões somente com despesas acidentárias, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Vale lembrar que os custos trabalhistas não são os únicos com os quais as empresas se preocupam. A ausência temporária de profissionais talentosos lesionados pode impactar os resultados comerciais dos negócios, e a falta de cuidado e atenção com os recursos humanos também pode gerar descontentamento e falta de fidelidade dos profissionais.☹️

Remuneração do profissional de Educação Física

Concursos públicos para Educação Física também são cada vez mais ofertados, permitindo construir uma carreira mais estável no setor público.

Sobre salário, a média de um professor de Educação Física é de R$ 2.251,00* no país, que varia de acordo com experiência, especializações e local de atuação.

Ou seja, investir na carreira em Educação Física e atuar em ginástica laboral traz uma série de benefícios para o negócio e o profissional com essa formação — tanto no curto, médio e longo prazo.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Os dados estatísticos de afastamentos, ausência por atestado médico e pedidos de demissões vão só melhorar, e as empresas vão tomar decisões baseadas no que os números vão demonstrar. Assim, aquelas que adotarem a Ginástica laboral da Educação Física vão ter históricos quantitativos de seus benefícios.😉

Além disso, com a adoção do trabalho remoto por algumas empresas, os profissionais de Educação Física que acompanham a tendência da Ginástica Laboral também podem trazer novos equipamentos e didáticas para incentivar sua realização contínua, mesmo fora da empresa.

Que tal começar sua carreira em Ed. Física e atuar em ginástica laboral?

Percebe que o mercado de trabalho para profissionais da Educação Física é muito amplo e com várias oportunidades para ter sucesso e bons ganhos?

Além de boas remunerações, atuar com consultorias e soluções para ginástica laboral nas empresas ainda tem um benefício incrível: trabalhar promovendo a saúde e bem-estar de outras pessoas.

Então, quer fazer parte dessa revolução na saúde dos trabalhadores inovando nas atividades propostas na ginástica laboral? Inscreva-se para o vestibular online de Educação Física na Anhanguera e comece sua preparação para o futuro.🚀

* Sujeito a alterações

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!