Gestão Financeira Empresarial: o que é e como atuar na área?

O curso de Gestão Financeira Empresarial tem atraído o interesse de estudantes e de profissionais com diferentes níveis de experiência e formação. Esse movimento está relacionado à versatilidade do curso e aos inúmeros aprendizados que podem ser agregados ao repertório profissional.

Pensando na relevância do curso, desenvolvemos este artigo especial sobre o tema. Entenda o que é Gestão Financeira Empresarial, quais são as características esperadas de um profissional formado na área, as vantagens de escolher o curso, entre outros aspectos relevantes sobre o tema! ?

O que é Gestão Financeira Empresarial?

Gestão Financeira Empresarial engloba processos administrativos e ações aplicadas dentro de uma organização com o objetivo de realizar análise, controle e planejamento das atividades financeiras. ?

O profissional, por meio da aplicação do conhecimento adquirido no curso de formação, realiza análises de cenários, acompanhamento de resultados, identificação de riscos e oportunidades financeiras, bem como estabelecimento de metas e prazos.

O objetivo será garantir o melhor aproveitamento dos recursos financeiros, possibilitando a maximização dos lucros.

Com um profissional qualificado, a empresa consegue garantir o controle dos recursos, viabilizando ações para a gestão correta dos recursos necessários para a sua manutenção. Além disso, é possível realizar os melhores investimentos para o crescimento do negócio.

O que é preciso para atuar nessa área?

O profissional que deseja atuar na gestão financeira de uma empresa precisa ter o conhecimento técnico básico que permita:

  • analisar o contexto financeiro de um negócio, os eventuais riscos e as oportunidades;
  • definir os objetivos financeiros da empresa e o caminho que deve ser trilhado para atingi-los;
  • acompanhar resultados e métricas.

Dessa forma, entre as características desejáveis, estão: capacidade de análise de dados, compreensão analítica, proatividade, habilidade de comunicação, domínio avançado de ferramentas digitais, conhecimento no uso de planilhas e ótima habilidade lógico-matemática. ?

Um bom gestor está a par de tudo o que acontece dentro da empresa. Com base nessas informações, nas suas habilidades técnicas e habilidades interpessoais, o profissional consegue planejar, agir e monitorar as finanças do negócio, visando atingir os melhores resultados.

Quais as vantagens e como está o mercado?

O empreendedorismo no Brasil é um movimento forte e que tem crescido nos últimos anos, principalmente após a pandemia. O brasileiro é um povo empreendedor — não é por acaso que estamos em sétimo lugar no ranking mundial de países com mais empreendedores.

Essas empresas precisam de profissionais habilitados para atuar na gestão administrativa e financeira. Dessa forma, o mercado tem a necessidade de contratar pessoas preparadas para oferecer o suporte necessário na gestão financeira empresarial.

Com um profissional preparado para atuar no planejamento e no controle das finanças, a empresa tem segurança com relação:

  • à redução na ocorrência de erros nas operações envolvendo finanças;
  • na simplificação da gestão;
  • na redução de custos do negócio;
  • na redução de prejuízos em diferentes frentes operacionais;
  • na qualificação do processo de tomada de decisões;
  • no ganho em potencial para crescimento;
  • no aumento da previsibilidade e redução de riscos para o negócio em situações de crise.

Com oportunidades em empresas de diferentes portes e segmentos de atuação, o curso de Gestão Financeira Empresarial traz o conhecimento necessário para que o profissional tenha condições de alcançar as melhores colocações no mercado de trabalho.

É importante salientar que uma boa colocação profissional está atrelada a fatores como formação técnica e habilidades interpessoais.

O primeiro fator depende da escolha de uma boa instituição de ensino e da dedicação durante o curso. Já o segundo fator diz respeito a características como:

  • habilidade de comunicação;
  • escuta ativa;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de trabalho em equipe;
  • visão sistêmica;
  • ética;
  • resiliência e responsabilidade.

Qual a faculdade ideal para quem quer atuar no segmento?

Se você está interessado em realizar o curso de Gestão Financeira Empresarial, deve procurar uma instituição de ensino que ofereça todo o suporte necessário durante a sua formação e também na colocação junto ao mercado de trabalho.

A Anhanguera, além de contar com um excelente corpo docente e oferecer o suporte completo para a formação de gestores financeiros, apresenta, ainda, diferenciais aos seus alunos. Confira!

Canal Conecta

Um deles é o Canal Conecta, um portal desenhado para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Por meio dele, os alunos podem acessar ofertas de emprego e estágio e garantir o início de uma jornada profissional de sucesso.

Trilhas de Carreira

Outra ferramenta é a Trilhas de Carreira, que consiste em uma série de atividades extracurriculares disponibilizadas gratuitamente aos alunos.

Essas trilhas têm foco no desenvolvimento das habilidades interpessoais (soft skills) tão valorizadas pelo mercado de trabalho e que, muitas vezes, não são valorizadas e desenvolvidas de forma adequada pelas instituições de ensino.

Estudos Dirigidos

O aluno de Gestão Financeira Empresarial da Anhanguera tem ainda a possibilidade de acessar conteúdos exclusivos de Estudos Dirigidos (EDs). No “Habilidades Digitas”, os alunos são preparados para conhecer e aprender a se relacionar com as tendências tecnológicas do mercado. ?‍? ?‍?

Por fim, não podemos deixar de mencionar as parcerias com grandes empresas do mercado. Os alunos que já trabalham nessas organizações podem estudar na Anhanguera com acesso a descontos. ? ⌨️ ?

Como você viu, o curso de Gestão Financeira Empresarial é uma ótima alternativa para quem busca colocação no mercado de trabalho e oportunidades de desenvolvimento profissional.

A escolha de uma instituição de ensino que esteja focada em formar profissionais preparados para lidar com as demandas do mercado de trabalho vai fazer toda a diferença no caminho trilhado durante a carreira.

Com foco no desenvolvimento técnico, mas sem abrir mão das habilidades interpessoais e da busca por vagas no mercado de trabalho, a Anhanguera forma gestores financeiros prontos para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Faça Gestão Financeira na Anhanguera!

O curso de Gestão Financeira é uma opção interessante tanto para quem está começando a construir uma trajetória profissional quanto para quem já está no mercado de trabalho e procura uma alternativa para melhorar o currículo e dar um salto na carreira.

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Gestão Financeira? Caso tenha se identificado com a área, aproveite que está aqui e dê o primeiro passo para construir uma carreira profissional de sucesso! Inscreva-se no vestibular de Gestão Financeira da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados