Gastroenterologia Veterinária: entenda como funciona na prática

gastroenterologia veterinária

Médicos veterinários são profissionais indispensáveis para a nossa sociedade. Além de cuidarem de alguns dos seres mais queridos por nós — nossos bichinhos de estimação —, eles são responsáveis por questões como alimentação, bem-estar e segurança dos humanos.

E você, sonha em se tornar um profissional da Medicina Veterinária? Que bacana! Então, hoje, vamos falar sobre uma das várias especialidades que podem fazer parte da sua jornada nessa carreira.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a Gastroenterologia Veterinária, uma área em pleno crescimento e que tem se tornado cada vez mais importante para os cuidados com os nossos pets. ? Vamos lá! 

O que é Gastroenterologia Veterinária?

A Medicina Veterinária, assim como a Humana, é uma carreira dividida em muitas especialidades. Há o “clínico geral” — médico ou médico veterinário graduado, mas sem pós-graduações ou residências em seu currículo —, apto a atender pacientes gerais, e aqueles que se aperfeiçoam em uma área específica.

Uma delas é a Gastroenterologia, especialidade responsável pelos cuidados com o sistema digestório dos animais e das pessoas. Na Veterinária, o profissional fica encarregado de cuidar de órgãos como estômago, intestino, fígado, pâncreas e outros. 

Sendo assim, é a especialidade que cuida de doenças como a doença inflamatória intestinal (DII), o linfoma alimentar, a gastrite, a pancreatite e as hepatopatias (doenças do fígado), além de vários outros problemas que podem afetar o dia a dia dos pets.

Como funciona a Gastroenterologia Veterinária?

O segmento de Gastroenterologia Veterinária funciona como qualquer outro. O tutor agenda uma consulta para o paciente e, a partir da anamnese (conversa entre o profissional e o cliente), do exame físico e da solicitação de testes complementares, é possível fechar um diagnóstico e pensar no melhor tratamento para cada caso.

Alguns dos exames que fazem parte da rotina desse profissional são o hemograma, os bioquímicos (que avaliam pontos como a função hepática), a ultrassonografia abdominal e a endoscopia. 

Quais são as vantagens de atuar na área?

Uma das principais vantagens de atuar na Gastroenterologia Veterinária é a possibilidade de ajudar muitos animais. ? Os problemas do sistema digestório são muito comuns em cães e gatos e podem comprometer fortemente a qualidade de vida desses seres.

Outro ponto de destaque é a valorização no mercado. Não há muitos gastroenterologistas por aí e, por isso, essas doenças acabam sendo tratadas por outros profissionais, como oncologistas, clínicos gerais e especialistas em felinos. Uma abordagem mais direcionada é sempre válida para melhorar as chances de cura dos pacientes.

Essa procura tem se tornado crescente, pois, ano após ano, os pets ganham lugares de mais e mais destaque em nossas famílias e em nossos corações. Assim, os tutores querem o melhor para os seus filhotes de quatro patas!

Quanto ganha o profissional da área?

Não há dados disponíveis sobre a remuneração específica do gastroenterologista veterinário. No entanto, podemos facilmente nos basear nos salários obtidos por quem atua na profissão de Medicina Veterinária de modo generalista.

De acordo com o portal Salário.com.br, a média salarial de um veterinário generalista gira em torno dos R$ 4.000,00. No entanto, as remunerações podem superar facilmente os R$ 8.000,00. Isso nos mostra que uma especialização pode fazer com que você tenha um retorno financeiro bem interessante no futuro!

YouTube video

Como se preparar para entrar nesse mercado?

Agora, veja um passo a passo para que o seu ingresso na Medicina Veterinária e também na Gastroenterologia seja o mais eficiente possível. 

Estude bastante para o vestibular

O primeiro passo é estudar muito para o vestibular. Assim, você aumenta as suas chances de conquistar uma vaga em uma boa instituição de ensino! 

Escolha uma boa faculdade para cursar

O curso de Medicina Veterinária é muito importante para a sua formação como profissional. Então, priorize instituições que sejam renomadas e possam oferecer aos estudantes a melhor educação possível.

Leve a graduação a sério

Os 5 anos de duração da faculdade de Medicina Veterinária servem para prepará-lo com a base para salvar vidas. Então, leve os estudos a sério e se engaje nas atividades da instituição. Essa é uma experiência única e que merece ser vivida de maneira completa. Aproveite!

Qualifique-se

Enquanto estuda, busque também outras formas de se qualificar. Palestras, congressos, estágios, cursos livres… tudo é válido para melhorar o seu currículo e o seu conhecimento. Não há necessidade de esperar, tudo bem?

Faça uma boa pós-graduação depois da faculdade

Por fim, escolha também uma boa pós-graduação em Gastroenterologia Veterinária após obter o seu diploma de médico veterinário. Assim, você garante mais vantagens para o seu currículo e se prepara, mais uma vez, com os melhores profissionais do segmento!

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Um dos passos mencionados acima envolve a escolha de uma boa faculdade de Medicina Veterinária para iniciar os seus estudos. Esse é um dos pontos mais importantes, pois garante que você terá uma base sólida para desenvolver os seus conhecimentos ao longo da graduação.

A escolha de uma instituição entre as melhores faculdades de Veterinária deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • grade curricular sempre atualizada, de acordo com as tendências mundiais da Veterinária;
  • corpo docente qualificado, composto por profissionais com experiência no segmento;
  • suporte personalizado ao aluno;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • apoio ao ingresso do estudante no mercado de trabalho;
  • infraestrutura adequada;
  • clínicas próprias ou parcerias com instituições para a realização de estágios, entre outros.

Tudo isso (e muito mais!) você encontra por aqui, na Anhanguera! Confira os nossos diferenciais e se surpreenda. ?

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre a Gastroenterologia Veterinária? Então, é hora de caprichar nos estudos para o vestibular e, em alguns anos, fazer parte da seleta lista de especialistas dessa área em sua região. 

E que tal começar essa jornada agora mesmo? É bem fácil: basta você se inscrever para o vestibular de Veterinária na Anhanguera e dar o pontapé inicial em uma nova e empolgante etapa da sua vida. Estamos sempre torcendo por você e dispostos a ajudá-lo em seu caminho, ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.