Gastroenterologia Veterinária: entenda como funciona na prática

gastroenterologia veterinária

Médicos veterinários são profissionais indispensáveis para a nossa sociedade. Além de cuidarem de alguns dos seres mais queridos por nós — nossos bichinhos de estimação —, eles são responsáveis por questões como alimentação, bem-estar e segurança dos humanos.

E você, sonha em se tornar um profissional da Medicina Veterinária? Que bacana! Então, hoje, vamos falar sobre uma das várias especialidades que podem fazer parte da sua jornada nessa carreira.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a Gastroenterologia Veterinária, uma área em pleno crescimento e que tem se tornado cada vez mais importante para os cuidados com os nossos pets. ? Vamos lá! 

O que é Gastroenterologia Veterinária?

A Medicina Veterinária, assim como a Humana, é uma carreira dividida em muitas especialidades. Há o “clínico geral” — médico ou médico veterinário graduado, mas sem pós-graduações ou residências em seu currículo —, apto a atender pacientes gerais, e aqueles que se aperfeiçoam em uma área específica.

Uma delas é a Gastroenterologia, especialidade responsável pelos cuidados com o sistema digestório dos animais e das pessoas. Na Veterinária, o profissional fica encarregado de cuidar de órgãos como estômago, intestino, fígado, pâncreas e outros. 

Sendo assim, é a especialidade que cuida de doenças como a doença inflamatória intestinal (DII), o linfoma alimentar, a gastrite, a pancreatite e as hepatopatias (doenças do fígado), além de vários outros problemas que podem afetar o dia a dia dos pets.

Como funciona a Gastroenterologia Veterinária?

O segmento de Gastroenterologia Veterinária funciona como qualquer outro. O tutor agenda uma consulta para o paciente e, a partir da anamnese (conversa entre o profissional e o cliente), do exame físico e da solicitação de testes complementares, é possível fechar um diagnóstico e pensar no melhor tratamento para cada caso.

Alguns dos exames que fazem parte da rotina desse profissional são o hemograma, os bioquímicos (que avaliam pontos como a função hepática), a ultrassonografia abdominal e a endoscopia. 

Quais são as vantagens de atuar na área?

Uma das principais vantagens de atuar na Gastroenterologia Veterinária é a possibilidade de ajudar muitos animais. ? Os problemas do sistema digestório são muito comuns em cães e gatos e podem comprometer fortemente a qualidade de vida desses seres.

Outro ponto de destaque é a valorização no mercado. Não há muitos gastroenterologistas por aí e, por isso, essas doenças acabam sendo tratadas por outros profissionais, como oncologistas, clínicos gerais e especialistas em felinos. Uma abordagem mais direcionada é sempre válida para melhorar as chances de cura dos pacientes.

Essa procura tem se tornado crescente, pois, ano após ano, os pets ganham lugares de mais e mais destaque em nossas famílias e em nossos corações. Assim, os tutores querem o melhor para os seus filhotes de quatro patas!

Quanto ganha o profissional da área?

Não há dados disponíveis sobre a remuneração específica do gastroenterologista veterinário. No entanto, podemos facilmente nos basear nos salários obtidos por quem atua na profissão de Medicina Veterinária de modo generalista.

De acordo com o portal Salário.com.br, a média salarial de um veterinário generalista gira em torno dos R$ 4.000,00. No entanto, as remunerações podem superar facilmente os R$ 8.000,00. Isso nos mostra que uma especialização pode fazer com que você tenha um retorno financeiro bem interessante no futuro!

Como se preparar para entrar nesse mercado?

Agora, veja um passo a passo para que o seu ingresso na Medicina Veterinária e também na Gastroenterologia seja o mais eficiente possível. 

Estude bastante para o vestibular

O primeiro passo é estudar muito para o vestibular. Assim, você aumenta as suas chances de conquistar uma vaga em uma boa instituição de ensino! 

Escolha uma boa faculdade para cursar

O curso de Medicina Veterinária é muito importante para a sua formação como profissional. Então, priorize instituições que sejam renomadas e possam oferecer aos estudantes a melhor educação possível.

Leve a graduação a sério

Os 5 anos de duração da faculdade de Medicina Veterinária servem para prepará-lo com a base para salvar vidas. Então, leve os estudos a sério e se engaje nas atividades da instituição. Essa é uma experiência única e que merece ser vivida de maneira completa. Aproveite!

Qualifique-se

Enquanto estuda, busque também outras formas de se qualificar. Palestras, congressos, estágios, cursos livres… tudo é válido para melhorar o seu currículo e o seu conhecimento. Não há necessidade de esperar, tudo bem?

Faça uma boa pós-graduação depois da faculdade

Por fim, escolha também uma boa pós-graduação em Gastroenterologia Veterinária após obter o seu diploma de médico veterinário. Assim, você garante mais vantagens para o seu currículo e se prepara, mais uma vez, com os melhores profissionais do segmento!

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Um dos passos mencionados acima envolve a escolha de uma boa faculdade de Medicina Veterinária para iniciar os seus estudos. Esse é um dos pontos mais importantes, pois garante que você terá uma base sólida para desenvolver os seus conhecimentos ao longo da graduação.

A escolha de uma instituição entre as melhores faculdades de Veterinária deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • grade curricular sempre atualizada, de acordo com as tendências mundiais da Veterinária;
  • corpo docente qualificado, composto por profissionais com experiência no segmento;
  • suporte personalizado ao aluno;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • apoio ao ingresso do estudante no mercado de trabalho;
  • infraestrutura adequada;
  • clínicas próprias ou parcerias com instituições para a realização de estágios, entre outros.

Tudo isso (e muito mais!) você encontra por aqui, na Anhanguera! Confira os nossos diferenciais e se surpreenda. ?

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre a Gastroenterologia Veterinária? Então, é hora de caprichar nos estudos para o vestibular e, em alguns anos, fazer parte da seleta lista de especialistas dessa área em sua região. 

E que tal começar essa jornada agora mesmo? É bem fácil: basta você se inscrever para o vestibular de Veterinária na Anhanguera e dar o pontapé inicial em uma nova e empolgante etapa da sua vida. Estamos sempre torcendo por você e dispostos a ajudá-lo em seu caminho, ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados