Confira 4 funções do Farmacêutico na Drogaria!

Faculdade de Farmácia preço

Segundo a  Lei 13.021/14, os estabelecimentos farmacêuticos devem contar com a presença obrigatória de um profissional formado nesse segmento. Afinal, ele não é só responsável em tirar dúvidas dos clientes, uma vez que há outras Funções do Farmacêutico na Drogaria.

Como bem sabemos, a excelência no atendimento ao paciente é algo bastante necessário entre profissionais que atuam na área da saúde. Ao passo que existe uma necessidade dele ser ágil e totalmente humanizado. Principalmente agora com a tecnologia ao nosso favor. 

Por isso, confira abaixo a importância deles dentro de uma farmácia. Boa leitura!

1. Conduzir um bom gerenciamento do estoque

Em suma, esses profissionais exercem funções em diferentes cargos. Além de orientar as pessoas a maneira correta de utilizar alguns medicamentos, é necessário que ele conduza boas práticas para que ocorra uma boa gestão de estoque na farmácia.

Assim, é possível estabelecer uma quantidade ideal de insumos, preparar o estabelecimento para as vendas sazonais e contar com a tecnologia na busca de promover a redução de desperdícios.

2. Prestar Assistência e Atenção Farmacêutica no local

Em suma, trata-se de práticas o uso racional de maneira individual e coletiva dos medicamentos disponíveis no local. Dentro da Grade curricular de Farmácia é possível conhecer um pouco mais dela. Contudo, a diferença entre ela e a atenção farmacêutica é que essa última dispõe de ações mais voltadas ao consumidor.

Por exemplo,  acompanhar a evolução de sintomas dos pacientes, encaminhá-los a outros profissionais para trazer uma melhor adesão ao tratamento, solicitar exames laboratoriais e outras práticas que fortalecem o vínculo com o seu público-alvo.

3. Treinar e capacitar os colaboradores da farmácia

Além de ser uma ótima forma de garantir a retenção do público interno, essa é uma das Funções do Farmacêutico na Drogaria que melhora consideravelmente o clima organizacional. Assim, eles aprenderão as melhores estratégias para melhorar a prevenção de doenças e o incentivo à recuperação da saúde do público.

Inegavelmente, se tornar farmacêutico tem suas vantagens e nada mais é tão compensador que orientar pessoas na busca por uma qualidade de vida melhor. Assim, muitos querem alcançar esse objetivo e tudo fica mais fácil quando existe a disponibilidade de conseguir bolsas de estudos em Farmácia.

4. Manter a saúde financeira do seu negócio

Um plano de negócios ajuda o profissional a estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Entre as Funções do Farmacêutico na Drogaria, o controle financeiro do negócio não pode ficar de fora. Afinal, é essencial analisar entradas e saídas, conferir lucros e reduzir o número de desperdícios. 

Paralelo a isso, a farmácia deve seguir normas da ANVISA e atender demais requisitos da legislação para não apresentar problemas com a fiscalização. E, consequentemente, más consequências financeiras ao seu estabelecimento. 

Uma dica muito importante é seguir boas práticas na precificação de produtos. Ao passo que é fundamental considerar custos variáveis, invariáveis, despesas administrativas, faturamento de vendas e ações de marketing que melhoram sua relação com o público-alvo.

Aprenda mais Funções do Farmacêutico na Drogaria

Por meio do curso de farmácia você terá mais detalhes sobre essas funções do farmacêutico na drogaria e as principais funções em diferentes cargos. Entretanto, cabe a você escolher uma instituição que dará o suporte necessário para a sua qualificação profissional.

A Anhanguera dispõe de modalidades de ensino que se adequam a sua rotina e oportunidades de bolsas de estudos. Por isso, faça agora mesmo nosso vestibular online

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados