Conheça as 5 principais funções da Esteticista!

opções de Bolsa de Estudos em Estética e Cosmética na Anhanguera

Você conhece bem a função da esteticista no mercado da Beleza? Se ainda não, nós separamos algumas das principais funções exercidas por essa profissional. 

Além disso, você vai entender os conceitos de Estética e Cosmética, onde uma esteticista pode atuar, e outras curiosidades desse ramo e do curso superior em Estética e Cosmética. Vem com a gente! ?

1. Produzir cosméticos

Como uma profissional formada em Estética e Cosmética, a função da esteticista também é importante na produção de cosméticos. A esteticista pode atuar como consultora de produtos estéticos, assim como de equipamentos estéticos. 

Para isso, é importante entender as diferenças entre Estética e Cosmética. Enquanto a Estética foca em tratamentos de beleza não invasivos, como massagens, limpeza de pele e tratamentos corporais; a Cosmética produz manipulações químicas com o intuito de oferecer algum tratamento estético. 

Com certeza, você já usou produtos cosméticos como perfumes, cremes, maquiagem ou sabonetes, né? ? Este mercado cresceu bastante e se manteve bastante aquecido durante os últimos anos da pandemia.

Ademais, na faculdade o estudante terá contato com matérias como cosmetologia aplicada nas disfunções e intervenções estéticas. A duração média de Estética e Cosmética é de 3 anos, ou seja, 6 semestres no modelo tecnólogo.

2. Cuidar da saúde capilar

Como você viu, esteticistas também estão aptas para o cuidado capilar. Entre eles, a terapia capilar, responsável por tratamentos que previnem a queda de cabelos e cuidam da saúde dos fios. 

Embora ainda seja um tabu, os homens não são os únicos afetados pela calvície, logo, existem homens e mulheres que buscam por tratamentos capilares. Além do uso de produtos cosméticos para cabelo, também é procurado outros procedimentos, como a depilação a laser.

3. Cuidar da estética do corpo

Outra função da esteticista muito comum é na estética corporal. Nesta área, a esteticista faz tratamentos estéticos em várias partes do corpo, como braços, pernas, barriga ou bumbum. Alguns exemplos são a massagem modeladora e drenagens linfáticas. ?‍♀️

O principal objetivo é melhorar a aparência da pele e intervir em elementos que incomodam o bem-estar da cliente. Quem nunca quis se livrar daquelas gordurinhas localizadas e celulite? ?‍♀️Com os novos avanços do campo estético é possível fazer procedimentos que melhoram a pele de maneira segura. 

4. Cuidar da estética facial

Outra área de mesma importância é a de estética facial. Este ramo foca em realizar tratamentos estéticos na pele do rosto. A função da esteticista é usar técnicas que previnem o aspecto envelhecido da pele e diminui linhas de expressão. 

Além disso, a esteticista também atua na limpeza de pele, que ajuda no tratamento de espinhas, cravos e poros dilatados. 

Outra área que tem se destacado são as técnicas de visagismo. Tratam-se de um embelezamento harmônico, que melhora aspectos da beleza da cliente, de acordo com o seu formato de rosto ou tipo de pele. Nesse sentido, as esteticistas também podem atuar em salões de beleza: com maquiagem, cabelo ou design de sobrancelhas. 

5. Cuidar da estética corporal pré e pós-cirúrgia

Pode até não ser tão conhecido, mas esteticistas também têm um papel muito importante em procedimentos operatórios. Um médico-cirurgião pode recomendar a atuação de uma esteticista para a tratar sequelas causadas por cirurgias.

Aliás, a atuação do profissional de Estética é muito comum depois de cirurgias plásticas. Já que limpeza de pele, e outros procedimentos, são vitais para melhorar a recuperação da pele e do corpo após as cirurgias. 

Faça Estética e Cosmética com a Anhanguera!

Por fim, você percebeu que a função da esteticista vai muito além do que se imagina, né? Essa profissional pode atuar em centros de estética, salões de beleza, spas, academias e até em clínicas. 

Além disso, o salário médio em Estética e Cosmética é de R$ 1.575,01, podendo atuar tanto como CLT, como empreendedor autônomo. 

Você ficou interessado na carreira de esteticista? Então, saiba que você pode se preparar para essa profissão na faculdade da Anhanguera! Você pode escolher a modalidade presencial ou híbrido, onde pode estudar em casa e ter aulas práticas no polo.

Além disso, na Anhanguera você tem um modelo de ensino totalmente focado para o mercado de trabalho, além de diversas oportunidades de estágio no Canal Conecta.

Não espere para realizar seus sonhos! Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.