Qual é o trabalho da Fisioterapia em Geriatria? Entenda!

fisioterapia em geriatria

Quem deseja fazer uma graduação na área da saúde e, após a formação, se especializar em um campo em alta e com excelentes oportunidades de emprego, precisa conhecer a Fisioterapia em Geriatria. Essa especialidade é fundamental para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas da terceira idade.

O foco se dá na relação de articulações, ossos e nervos, de maneira que o profissional atua para recuperar, corrigir e prevenir a função desses sistemas. Se quer saber qual é o trabalho da Fisioterapia em Geriatria, não perca o post. Boa leitura! ?

O que é Fisioterapia em Geriatria e qual o seu objetivo?

A Fisioterapia em Geriatria é uma área de tratamento fisioterapêutico direcionada para pessoas com mais de 65 anos, levando em conta as necessidades, funcionalidades e movimentos do corpo. ?

Essa especialidade é essencial para a saúde dos idosos, já que é comum o desenvolvimento de algumas modificações corporais e limitações físicas ao longo dos anos.

fisioterapia em geriatria

Logo, a Fisioterapia em Geriatria ajuda a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, reduzindo dores e colaborando com o tratamento de algumas doenças típicas do envelhecimento.

O objetivo principal da área é preservar a função motora dos idosos, adiando o surgimento de doenças decorrentes do envelhecimento, além de reabilitar a pessoa de modo funcional. Nesse caso, os fisioterapeutas devem ouvir com atenção o que ela tem a dizer, para conseguir o máximo de informações para melhor atender o paciente.

Desse modo, o profissional elabora um bom planejamento de atendimento dos idosos.

Qual é o trabalho da Fisioterapia em Geriatria?

Cada paciente é único e, logo, é essencial que os fisioterapeutas busquem fazer uma anamnese completa, identificando as queixas, as doenças existentes e também o que deve ser feito para evitar possíveis problemas que podem surgir no futuro.

Em alguns casos, é importante que os fisioterapeutas tenham uma dedicação maior, pois os idosos podem apresentar outras limitações, como dificuldade de compreensão, comunicação e até de cognição.

Logo, antes de propor qualquer tipo de tratamento, é fundamental entender a rotina e os hábitos, analisar se existe a presença de um cuidador, compreender a estrutura familiar, conhecer a trajetória de vida da pessoa e ir em busca de outras informações que podem contribuir para um tratamento mais personalizado.

Além disso, o tratamento na Fisioterapia em Geriatria pode durar anos, o que acaba desmotivando alguns pacientes. Assim, é importante que a ligação com os profissionais seja amistosa, transformando o momento das sessões em algo prazeroso.

Um atendimento acolhedor, próximo e humanizado é fundamental nesse sentido, criando vínculo com os idosos para que os objetivos sejam alcançados, respeitando as particularidades de cada um.

Também é necessário que o fisioterapeuta faça a demonstração dos exercícios com calma, dedicação e atenção, tendo uma boa comunicação e que mostre ao paciente as vantagens daquela atividade e da sua participação no processo. ?

Qual é o papel do fisioterapeuta na saúde do idoso?

A Fisioterapia interage com os idosos por meio de atividades de reabilitação motora e física voltadas para o público da terceira idade. Basta lembrar que a pessoa pode apresentar, com o passar dos anos, problemas neurodegenerativos, osteomusculares e de praxia, ou seja, para coordenar e movimentar o próprio corpo.

fisioterapia em geriatria

Além disso, os fisioterapeutas podem atuar com pessoas mais velhas que estão em unidades de terapia intensiva, internadas em enfermarias ou que estão em processo de recuperação (total ou parcial) de acidentes e lesões.

Essa interação entre fisioterapeuta e idoso ocorre em uma sessão pré-agendada, muitas vezes diariamente ou em dias intercalados. Também é importante lembrar que é possível marcá-la pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por convênios de saúde ou de maneira particular.

Quais os benefícios da Fisioterapia em Geriatria?

Os benefícios da Fisioterapia em Geriatria vão além da recuperação dos movimentos. Essa área tem como foco principal a melhora da qualidade de vida do idoso, com a promoção do bem-estar emocional, mental e físico. Por essa razão, contar com o auxílio do fisioterapeuta é fundamental nesse processo.

Veja, a seguir, as principais vantagens dessa especialidade em alta!

Melhora o bem-estar dos idosos

Como já mencionamos, a Fisioterapia Geriátrica melhora — e muito — o bem-estar dos idosos. Isso porque essa área é capaz de ajudar na recuperação de vários movimentos corporais e, com isso, devolver ao paciente a capacidade de ser mais independente e concluir pequenas tarefas sozinho.

Devolve a coordenação motora e o equilíbrio

Na terceira idade, acidentes que envolvem quedas são perigosos, pois causam lesões e fraturas que demoram para ser curados. Essas quedas podem ocorrer tanto por um descuido, quanto por questões que envolvem a própria coordenação e equilíbrio dos idosos. Afinal, com a idade essas características diminuem bastante.

Com a ajuda dos exercícios propostos pela Fisioterapia em Geriatria, esses problemas provocados pelo tempo são cuidados e melhorados. ?

Auxilia na diminuição das dores

As dores podem diminuir a qualidade de vida de todos, principalmente dos idosos. Elas dificultam as atividades rotineiras e fáceis, o que causa estresse e um sentimento de incapacidade.

A Fisioterapia em Geriatria age nesse caso com alongamentos e exercícios que aliviam as dores nas regiões e membros afetados, devolvendo independência aos pacientes.

fisioterapia em geriatria

Como trabalhar com Fisioterapia em Geriatria?

Se você quer saber o que precisa para ser fisioterapeuta geriátrico, saiba que o primeiro passo consiste em fazer uma graduação na área. Aqui na Anhanguera, a grade curricular conta com várias disciplinas relacionadas aos cuidados com idosos. ?

De modo abrangente, o estudante aprende a elaborar planos de tratamentos, estuda os principais exercícios para promover a saúde do idoso, etc. Além disso, a faculdade de Fisioterapia pode ser cursada em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial.

Nos dois formatos, você contará com o auxílio de um corpo docente preparado e experiente no mercado, sendo apto para tirar todas as suas dúvidas. Para começar a atuar na área, depois da conclusão do curso, é necessário fazer uma pós-graduação em Fisioterapia Geriátrica.

De modo geral, ela dura entre 360-460-h, tempo suficiente para você estudar e alcançar todos os objetivos de carreira!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Fisioterapia em Geriatria, lembre-se de que para atuar na área é fundamental investir nos estudos. Por isso, venha para a Anhanguera e se forme em uma das melhores instituições de ensino do país!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Fisioterapia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.