Fisioterapeuta faz cirurgia? Entenda o porquê não!

Faculdade de Fisioterapia quantos anos

Uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam entrar na faculdade de Fisioterapia é se fisioterapeuta faz cirurgia. Afinal, esse profissional também é da área da saúde e atua na reabilitação de pacientes a fim de manter a integridade de funções, órgãos e sistemas do corpo humano.

Mas a verdade é que esse profissional não é capacitado e nem habilitado a realizar procedimentos cirúrgicos, nem mesmo os minimamente invasivos. Quer entender o porquê disso?

Continue a leitura e descubra!

Por que o fisioterapeuta não faz cirurgia?

A cirurgia é uma atividade privativa do campo da Medicina. Ou seja, somente médicos podem realizar qualquer intervenção cirúrgica. Caso outro profissional realize um procedimento desse tipo, pode sofrer as penalidades do exercício ilegal da profissão, incluindo a prisão.

Nesse contexto, vale saber que, por lei, todo médico está apto a realizar qualquer procedimento dentro da medicina, até mesmo intervenções cirúrgicas. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) exige que o profissional seja um especialista em cirurgia para exercer essa atividade. 

Essa exigência se dá por conta de problemas que costumam acontecer causados por procedimentos cirúrgicos mal-sucedidos realizados por profissionais não capacitados. Assim, se acontece alguma complicação em uma cirurgia e o médico não é especialista, ele pode ser processado por imperícia.

Entendendo essa questão, dá para perceber que os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados com cautela e por profissionais capacitados, que não é o caso do fisioterapeuta. Afinal, o curso de Fisioterapia não prepara os profissionais para essa atividade.

Como o fisioterapeuta pode atuar na área cirúrgica?

Embora um fisioterapeuta não faça cirurgias, ele pode atuar nessa área realizando técnicas que ajudam na recuperação dos procedimentos cirúrgicos. Isso porque a grade curricular do curso capacita o aluno para essa missão.

A seguir, saiba mais sobre isso!

Pré-operatório

A fisioterapia pode trazer diversos benefícios ao paciente que passará por uma cirurgia. Como ela estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, a nutrição dos tecidos, ela contribui para uma melhor cicatrização.

Ela também pode encurtar o tempo de hospitalização do paciente e, até mesmo, evitar a cirurgia!

Pós-operatório

Já no pós operatório, o trabalho do fisioterapeuta é voltado para a reabilitação do paciente, ajudando no restabelecimento das funções afetadas. 

Além disso, ele ajuda a reduzir os inchaços e hematomas, comuns em diversos tipos de cirurgias.

Confira o que se estuda em Fisioterapia!

YouTube video

Onde estudar Fisioterapia?

Se você se interessa em ingressar na faculdade de Fisioterapia, deve ter curiosidade para saber onde estudar esse curso. Na faculdade Anhanguera, você tem acesso aos melhores professores e a uma estrutura bacana, o que faz toda a diferença na sua formação.

Além disso, se a grana está curta, você pode tentar uma bolsa para o curso de Fisioterapia. Dessa maneira, é possível realizar o sonho de ser um fisioterapeuta formado pela Anhanguera!!

Se você também se perguntava se fisioterapeuta faz cirurgia, neste post você aprendeu por que isso não é possível. Além disso, descobriu as atuações desse profissional em relação às intervenções cirúrgicas. Agora, você está um passo à frente para entender se a Fisioterapia é a carreira da sua vida!

E aí, bora fazer a sua inscrição no vestibular online Anhanguera? Venha fazer parte do nosso time de alunos do próximo semestre!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.