O que é uma feira de emprego virtual? Como participar?

mulher vendo no tablet sobre feira de emprego virtual

Desde que passou a fazer parte de nossas vidas, a internet nunca deixou de surpreender com suas facilidades. Não é à toa que tem sido usada como ferramenta de entretenimento, estudo e até trabalho. Inclusive, para quem está em busca de uma boa oportunidade no mercado, vale a pena explorar sites que abrigam a chamada feira de emprego virtual.

Assim como as disciplinas online de uma graduação a distância, as vagas encontradas nessa modalidade podem ser acessadas remotamente. Quer saber mais sobre as vantagens de pesquisar cargos no ambiente digital? Convidamos você a continuar a leitura para entender como funciona! Por aqui, você verá:

  • O que são feiras virtuais de emprego?
  • Quais são os benefícios desse modelo?
  • Como participar de uma feira de emprego virtual?

O que são feiras virtuais de emprego?

A feira de emprego virtual consiste em um site repleto de oportunidades de trabalho nas mais diversas áreas e profissões. A modalidade funciona por meio de um canal online específico, criado para que recrutadores de inúmeras empresas publiquem opções de vagas efetivas, trainee ou estágio.

Essas feiras costumam ser desenvolvidas por organizações do setor educacional e instituições de ensino. O objetivo é facilitar o processo de inserção de novos profissionais no mercado, permitindo que tanto estudantes quanto pessoas com diferentes formações conquistem o sonhado cargo.

Com base nas vagas, perfis desejados e tipos de atuação disponíveis, o visitante da feira também consegue entender o atual cenário de determinadas áreas. É possível, por exemplo, compreender o mercado de Ciências Contábeis ou avaliar todas as ofertas disponíveis para o campo da Saúde.

Uma dica para aproveitar as publicações ao máximo é verificar a data de realização de cada feira. Para isso, observe o período divulgado pela entidade responsável pelo evento. Essa é a melhor forma de se programar, analisar as oportunidades com calma e encontrar o que você procura.

Quais são os benefícios desse modelo?

Agora que você já sabe o que é feira de emprego virtual e como funciona, deve estar questionando os motivos para optar pela modalidade. Felizmente, há vários aspectos que tornam essa versão vantajosa em relação aos tradicionais eventos para a busca de estágio ou trabalho.

O principal deles é a gratuidade, ou seja, não é preciso pagar para acessar as vagas e demais informações expostas nos estandes online. Em geral, basta que o interessado faça um cadastro no endereço oficial para começar a conferir todas as propostas, oportunidades e dados relevantes.

Acompanhe outros benefícios das feiras virtuais de emprego.

Comodidade

Encontrar vagas sem precisar sair de casa é um ponto atrativo para milhares de pessoas. Afinal, dispensa todo o preparo necessário para enviar propostas e obter informações com possíveis recrutadores. Isso significa que o candidato pode focar apenas a análise das vagas e candidatar-se para aquelas que encaixam em seu perfil.

A comodidade também é garantida no momento de visualizar os chamados estandes virtuais. Por meio deles, é possível conhecer melhor as empresas e os trabalhos que elas realizam. Algumas feiras, inclusive, disponibilizam dicas de empregabilidade e conteúdos sobre empreendedorismo.

Economia de tempo e de dinheiro

Tudo o que pode ser feito online reduz custos com deslocamento, hospedagem e refeições fora de casa. O tempo gasto nesses processos (transporte, planejamento etc.) também é eliminado, o que otimiza a rotina e evita a sensação de energia desperdiçada.

Da mesma forma que os cursos a distância, as feiras virtuais concentram suas principais atividades e etapas no ambiente digital. Logo, com a possibilidade de procurar emprego pela internet, o visitante consegue cortar despesas e aproveitar melhor o tempo disponível.

Participação de grandes empresas

Outro diferencial da feira emprego online está na variedade de negócios participantes. Ao contrário dos salões e demais instalações físicas, o ambiente virtual jamais precisará lidar com a limitação de espaço. Isso faz com que o número de empresas envolvidas seja muito maior.

Ao visitar os sites ou canais específicos, você terá contato com oportunidades ofertadas por diversas companhias. As opções vão desde grandes marcas até startups que estão em busca de novos talentos para compor seus times.

Alta quantidade de vagas

Esse benefício é resultado do anterior, já que, quanto maior for o número de empresas cadastradas, mais vagas estarão disponíveis para o público avaliar. Com tamanha variedade, você certamente encontrará propostas atrativas e adequadas ao seu perfil.

Alguns canais personalizam a experiência para conectar cada candidato aos cargos que mais têm relação com sua formação, habilidades e área de interesse. Esse filtro favorece ambos os lados (recrutadores e profissionais em busca de uma oportunidade).

Processo seletivo simplificado

Assim como as etapas de pesquisa e análise de vagas, o processo seletivo é bastante simples nas feiras virtuais. Isso porque, após acessar o site oficial, o visitante poderá cadastrar seu currículo apenas uma vez.

Diferentes empresas e recrutadores terão condições de avaliar sua trajetória profissional a partir do documento (que é composto por dados básicos e objetivos do candidato). Então, após se candidatar, é só aguardar o retorno e uma possível contratação.

Como participar de uma feira de emprego virtual?

Como dito, muitos desses eventos são promovidos por instituições de ensino. Portanto, o primeiro passo para garantir a sua participação é acompanhar os meios de comunicação dessas empresas e verificar em quais datas elas farão uma nova feira de profissões online.

O Canal Conecta, por exemplo, é um excelente local para explorar vagas e ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho. Sua última edição de feira de empregabilidade contou com a participação de nomes como IBM, Google, OLX, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Itaú Unibanco.

No período de realização, ocorrido entre 23 a 27 de setembro de 2019, os visitantes tiveram acesso a mais de 30 mil vagas de emprego, incluindo modalidades como estágio e trainee. O processo foi facilitado por conta da presença dos estandes virtuais repletos de informações.

Portanto, se você quer marcar presença nas próximas edições da feira, não deixe de acompanhar as notícias do Canal Conecta. Enquanto aguarda os dias do evento focado em empregos, poderá fazer o teste de aptidão para identificar qual área do conhecimento ou tipo de formação mais combina com seu perfil.

Gostou das possibilidades geradas pelo ambiente online? Agora você tem bons motivos para visitar uma feira de emprego virtual e ter seu perfil reconhecido por ótimas empresas. Aproveite que a busca pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar, com o máximo de conforto.

Antes de sair do blog, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa oportunidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados