Por que é tão importante fazer o que ama? ❤

por que é importante fazer o que ama

Decidir a profissão é uma tarefa que envolve diversos fatores: é preciso pensar na área de atuação, nas possibilidades do mercado de trabalho, nas suas habilidades e, acima de tudo, é essencial que você escolha uma carreira em que possa fazer o que ama.

Seja porque querem seguir uma das profissões do futuro, ou porque estão em busca de um bom retorno financeiro, inúmeras pessoas escolhem suas carreiras baseadas apenas em fatores como média salarial e taxa de empregabilidade. Apesar de parecer um sonho, a verdade é que isso pode trazer grandes problemas para a saúde e para a produtividade.

Então, caso ainda não compreenda o motivo de escolher uma carreira que realmente seja a sua cara, não se preocupe! A verdade é que muitos estudantes também não sabem por que devem trabalhar com o que amam, e foi pensando nisso que trouxemos alguns motivos neste post. Confira!

Evita frustrações

Já imaginou passar anos da sua vida realizando tarefas que não têm a menor relação com suas habilidades e com atividades que despertam seu interesse? Não há dúvidas de que a frustração seria a personagem principal da sua rotina diária, não é mesmo? E, cá entre nós, ninguém quer se frustrar com a própria carreira!

No entanto, ao escolher fazer o que ama, essa situação muda completamente! Mesmo que você precise exercer funções complexas ou conquiste um cargo com muitas responsabilidades, o fato de estar inserido em um ambiente que tem a ver com seu perfil já torna tudo mais agradável.

Traz realização pessoal e profissional

Anos atrás, o trabalho ideal era visto como aquele que oferecia um bom salário e possibilidade de crescimento na carreira. Porém, as gerações mudaram e, agora, os millennials buscam um padrão diferente, com mais flexibilidade e equilíbrio em todas as áreas da vida.

Por esse motivo, o emprego ideal dos dias atuais não deve trazer apenas uma boa remuneração e status na empresa. É preciso trabalhar em algo que desenvolva ainda mais o seu potencial, valorize suas habilidades e permita o seu crescimento como pessoa e como profissional.

Gostou da ideia de ter satisfação pelo próprio trabalho? Então, pegue essa dica: é preciso escolher uma profissão da qual realmente goste, pois é isso que vai fazer seus olhos brilharem quando você conseguir cumprir uma tarefa difícil ou quando conquistar algo importante.

Previne ansiedade

A ansiedade e a depressão são doenças cada vez mais comuns entre os brasileiros, mas você sabia que o trabalho pode estar relacionado a esses problemas de saúde? Pois é! Ao trabalhar com algo que não é a sua verdadeira paixão, as cobranças podem ser maiores, e a sensação de nunca ser bom o suficiente pode surgir.

Já quando faz o que ama, você consegue encarar suas tarefas como coisas naturais e tem a tendência a apreciar muito mais o processo, em vez de simplesmente focar direto o resultado que pretende alcançar. Dessa maneira, o ritmo de trabalho se torna menos intenso, e a sua saúde mental agradece!

Mantém a motivação

Não tem jeito: todas as pessoas têm dias bons e dias ruins! Porém, quando você gosta do que faz e sabe o impacto do seu trabalho para a população, é possível manter a energia positiva mesmo quando não estiver no seu melhor dia.

Isso acontece porque, ao trabalhar em uma área que é do seu interesse e com a qual você se importa, a simples ideia de fazer a diferença na vida das pessoas é um combustível para a motivação chegar e se manter em alta.

Aumenta as chances de sucesso

Se você pensou que não dá para crescer na sua carreira e se destacar ao fazer o que gosta, enganou-se! Independentemente da área de atuação, quem ama o que faz tende a se especializar mais, dedicar-se a tarefas extracurriculares desde a faculdade e, assim, consegue as melhores oportunidades até na hora de buscar uma vaga pelo Canal Conecta, plataforma aqui da Anhanguera que interliga os estudantes às melhores possibilidades de emprego ou estágio.

Portanto, se você não pensava em escolher uma profissão que realmente é do seu interesse porque tinha medo de nunca conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é hora de mudar de ideia e já colocar o Canal Conecta na sua lista de aliados.

Como você viu, fazer o que ama traz uma série de vantagens para a sua vida em geral. Então, dedique um período do seu dia para tomar essa decisão. Se for preciso, faça um teste vocacional para ter um direcionamento ainda melhor!

Ah, e se quiser saber mais sobre carreira, faculdade e vestibular, não deixe de acompanhar a nossa página no Facebook. Lá é o lugar perfeito para encontrar todas as informações de que precisa em um único lugar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content