Faculdade de RH vale a pena? Confira os benefícios de atuar nessa área!

Faculdade de RH vale a pena

O curso de Gestão de Recursos Humanos mescla características importantes para quem vê na graduação uma oportunidade de melhorar de vida. É o time de RH que cuida das contratações e atua de modo a fazer com que esses novos integrantes sejam parte da empresa, gerenciando recrutamentos e evitando desligamentos.

Por ser uma carreira bastante conhecida, muitas pessoas se perguntam se a faculdade de RH vale a pena. A verdade é que essa área apresenta uma boa empregabilidade e remuneração, além de possibilitar um rápido ingresso no mercado de trabalho, por conta da curta duração desse curso. Neste post, mostraremos se o tecnólogo em RH vale a pena. Confira!

Saiba como é a faculdade Gestão de Recursos Humanos na prática

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem duração de 2 anos, ou seja, 4 semestres. Caso não saiba, o tecnólogo é uma graduação que tem como característica o foco em uma área específica.

Assim, os recém-formados são inseridos rapidamente no mercado de trabalho, prontos para iniciar uma carreira de sucesso. Ao longo do curso, os estudantes aprendem os princípios que norteiam a gestão de pessoas, fazendo com que o graduando não se limite às tarefas repetitivas de operação, mas que desenvolva:

  • estratégias de seleção e recrutamento;
  • pensamento crítico.

A grade curricular de Gestão de RH abrange matérias que aliam prática e teoria na formação do profissional, e os alunos estudam conteúdos como:

  • Legislação Empresarial;
  • Gestão de Cargos e Salários;
  • Análise de Desempenho;
  • Administração de Recursos Humanos;
  • Negociação e Gestão de Conflitos.

Se tem dúvidas sobre quanto custa a faculdade de Recursos Humanos, saiba que, na Anhanguera, as mensalidades cabem no seu bolso. Você poderá estudar pagando a partir de R$ 149,00* por mês — maravilha, não é mesmo?

Veja como o Tecnólogo em RH vale a pena

Quem tem o sonho de cursar essa graduação e de atuar na área, provavelmente já se perguntou se o tecnólogo em Recursos Humanos vale a pena. A seguir, mostraremos as principais vantagens de se investir nessa graduação. Confira!

Várias possibilidades de atuação

Após a formação, o profissional de RH encontra várias opções para trilhar carreira. Seleção e recrutamento, cargos e salários, remunerações e benefícios são alguns dos exemplos.

Além disso, também é possível trabalhar nas áreas de segurança e saúde, em conjunto com outros profissionais da segurança do trabalho, e no departamento pessoal.

Carreira variada

Os profissionais de Recursos Humanos apresentam possibilidades de carreiras variadas, de acordo com a empresa em que trabalham. A formação também é fundamental para a evolução nos cargos, sendo uma boa vantagem de cursar essa graduação.

Ao iniciar a carreira, é possível ocupar o cargo de analista ou assistente, evoluindo para gestor ou supervisor de algum campo específico. Após isso, as funções de diretor e gerente serão ocupadas pelos melhores profissionais.

Possibilidade de ganhar conhecimento administrativo

Durante o curso de Gestão de Recursos Humanos, os estudantes entram em contato com várias áreas práticas do setor administrativo, adquirindo conhecimentos na parte financeira, noções de Administração, capacitação dos funcionários etc.

Saiba como o mercado de trabalho da área de Gestão de RH é promissor

O avanço tecnológico mudou a Gestão de RH. Isso porque, como a tecnologia assume grande parte da rotina repetitiva, várias corporações estão em busca de novas habilidades e competências nos seus funcionários.

Em vez de contratar um colaborador que trabalhe sempre do mesmo modo, seguindo um padrão, o gestor de RH precisa empregar pessoas com outro perfil. Comunicação, criatividade, inovação e empreendedorismo são algumas das aptidões valorizadas atualmente. Portanto, os profissionais de Recursos Humanos são qualificados para atuar nessa realidade.

Um fator que aumenta a necessidade por profissionais da área é a complexidade da legislação trabalhista brasileira. Esse tecnólogo prepara a pessoa para lidar com especialidades, como relacionamento com sindicatos, salários, cargos e folha de pagamentos.

Para a empresa que contrata constantemente funcionários temporários, contar com o auxílio do gestor de Recursos Humanos é uma excelente escolha, já que ele será o responsável por executar o treinamento desse pessoal. Em relação à remuneração, ela é bem atrativa: o salário de RH é de R$ 3.801,00*.

Confira o futuro da profissão no Brasil

O futuro da profissão está bem próximo, pois a tecnologia no RH já tomou conta da rotina de trabalho. Exemplos disso são entrevistas por videochamadas, seleção por filtragem de currículos nas redes sociais, controle de ponto por aplicativos etc.

Contudo, a função do profissional não se resume a essas tarefas. As corporações necessitam passar pela transformação digital e reestruturar sua maneira de fazer negócio, trazendo inovações e acompanhando as tendências do mercado para não ficar para trás.

A perspectiva para o RH do futuro é voltada para impulsionar a motivação e desenvolver os talentos individuais e as competências dos funcionários. Além disso, implementar a cultura organizacional e reter e atrair os melhores profissionais também fazem parte das expectativas dessa profissão.

O uso de softwares de gestão, por exemplo, é uma estratégia muito usada para tomar decisões acertadas e ter uma visão a longo prazo em relação ao futuro da empresa. Com essas ferramentas, é possível automatizar as funções mecânicas e otimizar o tempo.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Viu só como vale a pena cursar RH? Essa carreira é promissora e apresenta um mercado de trabalho aquecido e com ótimas remunerações. Para conseguir se destacar nessa área, é muito importante investir na formação superior.

Aqui na Anhanguera, você terá aulas com um corpo docente experiente e especializado, sendo apto a tirar todas as suas dúvidas. Além disso, temos diferenciais exclusivos, que agregam o aprendizado, como:

  • diversas opções de descontos e bolsas de estudos que diminuem ou abatem o valor das mensalidades;
  • infraestrutura de ponta, com salas de aula multimídia e laboratórios de qualidade;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas de estágio na área de RH.

Agora é com você!

Agora que você já sabe que a faculdade de RH vale a pena, não deixe de investir na formação e estude em uma instituição de excelência. Aqui na Anhanguera, você terá um apoio personalizado em cada fase da sua trajetória acadêmica!

Gostou do post e quer estudar Gestão de Recursos Humanos em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados