Vai estudar e trabalhar? Veja 6 dicas para manter a produtividade

vaiestudaretrabalharveja6dicasparamanteraprodutividade

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode parecer um grande desafio para quem está entrando no ensino superior. No entanto, essa já é a realidade de muitos estudantes que buscam o diploma de graduação, mas não abrem mão da independência financeira desde cedo. Se você vai ter que enfrentar essa dupla jornada de agora em diante, não precisa se desesperar: é completamente possível conciliar tudo!

Ainda que surjam alguns obstáculos no meio do caminho, como a dificuldade para ter qualidade de sono, a falta de tempo para estar com os amigos, a correria para entregar todos os trabalhos da graduação e até mesmo a impossibilidade de fazer horas extras em seu emprego, você pode driblar tudo isso colocando em prática 6 dicas simples para ter mais produtividade na sua vida profissional e acadêmica!

1. Encontre o método de estudo ideal para você

O primeiro passo para você conseguir manter o foco nos estudos e no trabalho ao mesmo tempo é pensar nas suas necessidades e no tempo que tem disponível, pois é isso que vai permitir a escolha do tipo de graduação certo.

Hoje em dia, você não precisa fazer uma faculdade presencial para conseguir ter sucesso na profissão e conquistar as melhores vagas de emprego! Existem alternativas, como a graduação semipresencial e o EAD, que oferecem disciplinas online justamente para quem não consegue estar todos os dias no campus.

Se a sua rotina é muito corrida, e você constantemente precisa decidir se vai fazer uma tarefa, entrar na faculdade no formato EAD é o melhor caminho para se formar na profissão dos seus sonhos.

Ao optar por essa modalidade, você pode decidir quando vai estudar cada aula e adaptar a rotina acadêmica aos seus horários. Sendo assim, caso trabalhe o dia inteiro e só possa estudar depois que chegar em casa, poderá fazer isso sem problemas! Outro ponto positivo é que a plataforma de ensino a distância sempre tem profissionais preparados, que podem ajudar você em caso de dúvidas ou de dificuldades. Ou seja: é uma vantagem melhor que a outra!

2. Diminua o tempo nas redes sociais

Já parou para observar quantos minutos você passa descendo o feed do Instagram sem nem sequer reparar nas fotos que aparecem? E quantas vezes já se pegou assistindo a vídeos de gatinhos no Facebook? É bem provável que você nunca tenha percebido, mas a verdade é que essas manias, que parecem inofensivas, podem gastar longas horas do seu dia e, assim, tornar a sua rotina ainda mais corrida do que poderia ser.

Ou seja: reduzir o tempo que você passa nas redes sociais é uma atitude simples que vai fazer a diferença e tornar sua rotina muito mais produtiva! Quer uma dica? Determine horários específicos para responder às suas mensagens do dia e desative as notificações dos seus perfis. Dessa forma, você vai ter mais controle sobre o período que passa nesses sites e vai ver como fica mais fácil dar conta das tarefas importantes.

3. Planeje a sua semana antecipadamente

Já imaginou se você pudesse começar a sua semana sabendo quais compromissos vão acontecer ao longo dos dias? Temos uma ótima notícia: isso é completamente possível! É claro que existem imprevistos e nem sempre seu planejamento vai sobreviver à realidade, mas ter uma noção geral das atividades que você precisará fazer vai ajudar a lidar com seus horários e a se organizar quando algo inesperado surgir.

Então, crie o hábito de separar alguns minutos do seu final de semana para listar os trabalhos que precisa entregar, matérias para estudar, tarefas do trabalho e outros afazeres que você terá que cumprir na semana seguinte. Além disso, o ideal é que você anote em um lugar visível, como em sua agenda do dia a dia ou em um aplicativo de organização, certo? Assim, você sempre terá acesso à organização semanal que criou!

4. Aproveite os momentos ociosos para estudar

Quem precisa conciliar trabalho e estudo normalmente tem alguns intervalos ao longo do dia que, à primeira vista, parecem inúteis: é o período de espera na fila do banco, o tempo perdido no trânsito, aqueles últimos cinco minutinhos da hora do almoço, ou até mesmo o momento de esperar o ônibus ou o metrô. Pode confessar: você normalmente não aproveita esse tempinho, não é mesmo?

Porém, agora é a hora de mudar o jogo e utilizar essas pausas a seu favor! Ainda que não esteja em semana de provas, você pode aproveitar cada um desses intervalos para estudar o conteúdo atrasado, resolver exercícios que foram passados em aula, revisar o conteúdo para as avaliações do semestre ou ler um artigo recomendado. Afinal, ninguém merece desperdiçar tempo e depois ter que se desdobrar para conseguir estudar!

5. Não deixe as tarefas para a última hora

Não tem jeito: a procrastinação é um problema para muitos estudantes e talvez também esteja presenta na vida de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Pode admitir: você já deixou para estudar um pouquinho mais tarde, concorda?

Apesar de ser um comportamento muito comum, isso atrapalha (e muito) na sua produtividade, já que deixar as tarefas para depois vai fazer com que você tenha que resolver tudo às pressas, o que compromete o resultado do trabalho que você fez e ainda gera mais estresse.

Portanto, comprometa-se sempre a realizar uma atividade assim que ela for pedida. E não importa se vai ser a análise de um texto para a próxima aula ou uma tarefa importante do seu trabalho que é apenas para o final do outro mês, ok? Quanto antes você puder começar, melhor vai ser o resultado, menor será o seu cansaço e você terá muito mais tempo depois para cumprir outros compromissos da sua agenda.

6. Organize-se para cuidar de você

Manter as notas acima da média é ótimo, ser reconhecido no trabalho sem precisar abrir mãos dos estudos é melhor ainda, mas tudo isso só funciona se a sua saúde estiver em dia. Por esse motivo, é primordial que, em seu planejamento, você tenha tempo para cuidar de si mesmo, já que manter contato com outras pessoas e fazer atividades de lazer são atitudes essenciais para manter o corpo e a mente funcionando bem.

Também é válido manter o sono regulado! Se você faz parte do time que optou por estudar à noite, evite utilizar o celular ou fazer muitas atividades depois que voltar da aula, certo? Assim, você terá uma noite de sono mais proveitosa e vai encontrar menos dificuldades para acordar na manhã seguinte.

Agora é com você: coloque as nossas dicas em prática e tenha uma rotina muito mais produtiva acadêmica e profissional, com menos estresse e aquela sensação incrível de cumprir todas as suas tarefas sem se desesperar!

Aproveite e continue lendo dicas para a sua vida acadêmica. Veja como é possível trabalhar, estudar e ter vida social durante os anos da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados