Estética e Cosmética: conheça o mercado de trabalho

estética e cosmética mercado de trabalho

Capaz de movimentar milhões, o mercado de trabalho de Estética e Cosmética é um dos mais aquecidos do país. Um motivo para isso é o fato de essa ser uma área em constante ascensão, diferentemente de outras que apresentam oscilações de acordo com o período do ano.

O campo, que é voltado para os cuidados com o bem-estar e a beleza, tem crescido bastante nos últimos tempos, e a tendência é continuar assim. Dessa maneira, o mercado emprega vários profissionais que contam com um amplo leque de possibilidades de atuação a seu dispor. Se você quer saber como está o mercado de trabalho de Estética e Cosmética e perspectivas para o futuro, continue a leitura! ?

Como está o mercado de Estética e Cosmética no Brasil hoje?

Você já deve ter percebido que os brasileiros são vaidosos, e não apenas o público feminino. Mais recentemente, os homens perceberam que o autocuidado traz várias vantagens, inclusive para o marketing pessoal.

Logo, nos últimos anos, a busca deles por procedimentos estéticos cresceu cerca de 4 vezes — indo de 72 mil para 276 mil no ano, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De modo geral, o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas da China, EUA e Japão. Assim, deu para perceber como esse mercado é uma verdadeira febre? ?

A busca por tratamentos de beleza na área da Estética e Cosmética é bem grande e não para de crescer. Os consumidores estão ainda mais exigentes, preocupados em ter os melhores profissionais.

Logo, é fundamental estudar bastante e ficar sempre de olho nas novidades do mercado. Por ser vista como uma carreira inovadora na área da Saúde, a remuneração dos profissionais do ramo é bem atrativa: a média salarial é de R$ 1.727,35*, e o teto salarial pode chegar a R$ 3.028,94* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. ?

Quais são as perspectivas para os próximos anos?

Como vimos, o mercado de Estética e Cosmética está em expansão e bastante aquecido, então existem ótimas oportunidades de trabalho tanto no comércio tradicional, como clínicas e salões, quanto em áreas mais novas, como em resorts e spas.

Agora, veja as principais perspectivas dessa profissão para os próximos anos!

Procedimentos pouco invasivos

Uma das grandes tendências do mercado de Estética e Cosmética é a demanda de tratamentos pouco invasivos e com um resultado natural. Essa preferência se popularizou ao longo dos anos e espera-se que se consolide nos próximos meses, principalmente por conta das redes sociais.

Estética masculina

Os procedimentos estéticos masculinos estão em expansão entre os homens, que estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a aparência. Esse mercado tende a crescer, e o profissional deve ficar de olho nas inovações tecnológicas destinadas a atender esse público.

Os serviços mais procurados são a depilação a laser, a harmonização facial e as terapias capilares.

Tratamentos acessíveis e personalizados

Os clientes estão de olho em questões sobre acessibilidade, que vêm ganhando bastante força nas redes sociais. Assim, também buscam as mesmas referências nos serviços consumidos no dia a dia, incluindo os tratamentos estéticos.

Para os consultórios e clínicas, uma boa solução é investir em tecnologias que possibilitam um tratamento mais acessível, como a Enygma X-Orbital e a Criofrequência.

Todos eles contam com tecnologias que propiciam um tratamento personalizado, ou seja, para todos os perfis de consumidores. Com isso, você consegue oferecer um serviço qualificado e de acordo com as tendências do mercado.

Quais são as áreas de atuação mais promissoras?

Se você deseja seguir carreira na área de Estética e Cosmética, temos uma ótima notícia: existem vários campos de atuação promissores e com boas oportunidades. Veja quais são eles:

  • Estética Facial;
  • Consultoria;
  • Visagismo;
  • Estética Corporal;
  • Massagem Corporal;
  • Maquiagem Profissional;
  • Terapia Capilar;
  • Podologia;
  • Estética Pré e Pós-Cirúrgica.

Vale a pena investir em uma formação nessa área?

A seguir, você vai conhecer as vantagens de escolher a área de Estética e Cosmética para atuar. Confira!

Possibilidade de empreender

A faculdade de Estética e Cosmética é uma excelente aposta para quem deseja empreender no ramo da beleza. Você poderá desenvolver uma linha de cosméticos, realizar auditorias, ser consultor freelancer em empresas, etc.

Ampla área de atuação

Caso queira focar carreira no ramo da Cosmetologia, saiba que as possibilidades de atuação são diversas, como na consultoria, manutenção de qualidade, criação, entre outras.

Dá para criar dermocosméticos ou cosméticos, além de produtos que previnem estrias, aceleram o crescimento de cabelos e assim por diante.

Carreira em alta

Como a inovação faz parte da rotina desse segmento, existem novas possibilidades e muitos investimentos. Hoje, fala-se em cosméticos ecologicamente corretos e que sejam veganos.

Já o uso de Big Data possibilita que as indústrias criem produtos que vão atender às expectativas dos consumidores. Logo, é um setor que ainda tem muito a crescer.

Como se preparar para esse mercado?

Todo profissional de Estética e Cosmética precisa se preocupar em desenvolver várias competências antes de ingressar no mercado de trabalho. Existem diferentes caminhos para isso. Independentemente deles e das experiências adquiridas, a graduação é fundamental para executar as atividades com excelência.

Na Anhanguera, você estudará as matérias da grade curricular de Estética e Cosmética com um corpo docente de qualidade e em uma infraestrutura de ponta. Além do ensino tradicional, é possível fazer o curso na modalidade semipresencial.

Nessa opção, você estudará online e com atividades presenciais de 1 a 3 vezes por semana — maravilha, não é mesmo? Para adquirir o tão sonhado diploma e começar a atuar no mercado de trabalho de Estética e Cosmética, saiba que será necessário estudar durante 6 semestres, ou seja, 3 anos. ?

Agora é com você!

Agora que já sabe como está o mercado de trabalho de Estética e Cosmética, deu para ver como essa área está em expansão e oferece ótimas oportunidades. Portanto, invista na sua formação para ter acesso às melhores vagas de emprego!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Estética e Cosmética na Anhanguera? Então, não deixe de se inscrever em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados