Confira 7 áreas de especialização em Engenharia Química

Você gostava de estudar os processos químicos na escola, tem o sonho de se tornar um engenheiro de sucesso e curte a área das Ciências Exatas? Então, saiba que a faculdade de Engenharia Química é uma ótima opção, na qual é possível unir as paixões e ainda encontrar excelentes oportunidades no mercado.

Após a obtenção do tão sonhado diploma, você poderá escolher uma das principais áreas de especialização da Engenharia Química em alta para seguir carreira. Por estar envolvido em inovações que favorecem a sustentabilidade e a economia em diversos setores, a demanda pelos profissionais da área não para de crescer. 😃

Se quer conhecer os principais campos de atuação da Engenharia Química, continue a leitura!

Meio Ambiente

O ramo do Meio Ambiente está em constante expansão, considerado uma das principais áreas de especialização da Engenharia Química. Com a importância crescente da Economia Verde, esse campo recebe um verdadeiro destaque.

Os engenheiros químicos que se identificam com essa especialidade podem seguir o caminho de redução de emissão de poluentes, análise de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas e várias outras possibilidades.

Essa área é bastante promissora, pois o meio ambiente vem recebendo uma atenção maior do mercado de trabalho. Caso tenha interesse no assunto, invista nesse caminho! 😉

Produção e Projetos

Na área de Produção, os engenheiros químicos são responsáveis pela manutenção e condução de atividades no chão de fábricas. Logo, seu papel é liderar as atividades desenvolvidas na planta industrial, de acordo com as regras e normas estabelecidas.

Portanto, a sua atuação contempla a inspeção de todos os processos de transformação e beneficiamento da matéria-prima em produto final. Já no campo de Projetos, é comum que o engenheiro químico esteja ligado a processos de instalação e concepção das plantas fabris.

Também desempenha funções ligadas ao estudo dos materiais associados aos processos, conectando vários agentes relacionados à produção.

Controle de Qualidade

Ainda em meio aos processos produtivos, os engenheiros químicos podem participar do controle de qualidade. Nesse caso, eles são responsáveis por fiscalizar as etapas de produção e analisar os produtos finais para verificar o nível de qualidade atingido.

Também é possível propor inovações e melhorias técnicas que elevam o padrão de qualidade. Esse tipo de interferência pode refletir no aumento da produtividade e na redução de custos.

Pesquisa

Durante a faculdade de Engenharia Química, você passará um longo tempo dentro de laboratórios, testando e experimentando. Caso goste dessa dinâmica, saiba que poderá seguir carreira na área da Pesquisa — dentro de uma instituição pública ou em um laboratório privado. 🔬

Nesse caso, a sua meta será identificar possíveis problemas e desenvolver maneiras práticas de resolvê-los. Uma das vantagens de se tornar um pesquisador é que não há rotina.

Um dia você ficará no laboratório fazendo experimentos e, no outro, deverá participar de grandes congressos ou redigir um artigo científico. E o mais bacana é que o profissional pode alinhar a pesquisa ao interesse pessoal.

Mas lembre-se de que o pesquisador nunca para de estudar. É importante estar sempre por dentro do que os outros cientistas estão desenvolvendo, de descobertas a novas teorias.

Logo, a leitura é algo fundamental e toma boa parte do tempo de quem opta por se dedicar à carreira de pesquisador — e você precisa encontrar um jeito de incorporar esse hábito em sua rotina.

Processos e Desenvolvimento

No campo de Processos, os engenheiros químicos se debruçam sobre os processos e rotas produtivas, atuando em sua otimização. Desse modo, ao mapear possíveis gargalos, pode-se tornar a produção mais eficiente e desprender menos recursos.

É comum que os profissionais que seguem nessa área façam o uso de softwares para realizar as análises, aliando a Engenharia Química aos recursos computacionais para ter um resultado mais acurado.

Já na área de Desenvolvimento, você será responsável pela concepção, criação e desenvolvimento de rotas produtivas e produtos em laboratórios. Desse modo, o profissional se atenta tanto aos aspectos financeiros e econômicos quanto aos técnicos.

É uma área de especialização da Engenharia Química que atua com a interface da indústria, mercado e consumidor, pois a viabilidade dos produtos é um fator de grande relevância.

Docência

Se você gosta de ensinar, saiba que a área da Docência é uma boa pedida. E nem é preciso se limitar ao ensino básico. Ao investir em uma pós-graduação, é possível ministrar aulas para estudantes de cursos de Farmácia ou Engenharia Química.

Aliás, esse é um ótimo caminho para quem está em busca de salários atrativos, já que professores do ensino superior costumam receber boas remunerações. 👩‍🏫

Gestão

Como os engenheiros químicos têm grandes conhecimentos e capacidade de atuar em processos industriais, o campo da Gestão é um dos principais caminhos possíveis. Como gestor, você precisa acompanhar o trabalho dos colaboradores e coordená-los, corrigindo gargalos e falhas nos processos.

Ao mesmo tempo, é necessário engajar e incentivar os funcionários, para que alcancem os melhores resultados. Lembre-se de que um gestor deve colocar em prática vários conhecimentos diferentes durante os dias.

É essencial ter um profundo conhecimento do perfil dos consumidores, do segmento do mercado, do cenário econômico, das limitações da empresa, e assim por diante.

Viu só como existem várias áreas de especialização em Engenharia Química? Para se dar bem na profissão e conquistar as melhores vagas de emprego, é essencial investir em um curso superior de qualidade e preparado para oferecer um ensino de excelência aos alunos.

Aqui na Anhanguera, você terá aulas com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, temos uma infraestrutura completa, com laboratórios de Engenharia de ponta para que você possa aprender os conteúdos com a prática.

Pensa que acabou por aí? Veja outras vantagens de estudar com a gente:

  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade;
  • possibilidade de concorrer a bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades;
  • formas de ingresso facilitadas.

Venha para a Anhanguera!

Agora que já conhece as áreas de especialização da Engenharia Química, não perca mais tempo. Estude na Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do conteúdo e quer fazer a graduação em Engenharia Química em uma faculdade conceituada? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados