Engenharia mecânica e metalúrgica: qual a relação entre elas?

Você já ouviu falar da relação entre engenharia mecânica e metalúrgica? Muitas pessoas interessadas no universo das Engenharias ficam em dúvida quanto a essas duas opções de atuação no mercado de trabalho. Apesar de terem focos distintos, elas compartilham muitos traços em comum.

Neste artigo, vamos explorar mais a relação entre Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica, bem como as diferenças entre as duas áreas. Você que está em dúvida entre essas duas atuações no mercado de trabalho, confira agora mesmo!

O que é Engenharia Mecânica e Metalúrgica?

Primeiro, vamos entender exatamente o que são a mecânica e metalúrgica para, em seguida, entrar em detalhes sobre as semelhanças e diferenças entre as áreas. 👍

A Engenharia Mecânica abrange as etapas de projetação, construção, monitoramento e manutenção de sistemas mecânicos em geral. O engenheiro mecânico está presente em indústrias de várias áreas, ajudando no desenvolvimento de máquinas e motores para facilitar fabricação de produtos, geração de energia, locomoção de pessoas, etc.

Já a Engenharia Metalúrgica é um dos ramos da Engenharia de Materiais que se concentra na produção de metais, peças metálicas e nas propriedades desses materiais. O engenheiro metalúrgico (ou apenas o metalúrgico) está mais preocupado com o tratamento e a produção de metais e ligas metálicas.

O metalúrgico geralmente trabalha com ligas (metais que são misturados entre si ou com outros elementos) para criar materiais com propriedades específicas. Eles examinam o desempenho dos metais e determinam quais podem ser usados para quais usos.

Enquanto o engenheiro mecânico trabalha em projetos para o desenvolvimento de máquinas para a indústria, o engenheiro metalúrgico está mais preocupado com a transformação dos metais para finalidades diversas.

Qual a relação entre elas?

Engenheiros mecânicos e metalúrgicos podem trabalhar juntos nos mesmos projetos industriais, desenvolvendo sistemas mecânicos para as áreas automotiva, espacial, naval ou petroquímica. Porém, eles atuarão em tarefas distintas.

O engenheiro mecânico normalmente tem um olhar mais atento à aplicação, ao uso e à performance do sistema mecânico, enquanto o engenheiro metalúrgico costuma atuar na etapa da criação de novos compostos e combinação de metais com outros materiais, ou seja, as etapas de transformação dos materiais que darão origem aos sistemas mecânicos.

Onde trabalha o engenheiro metalúrgico?

Os engenheiros metalúrgicos atuam em diferentes locais de trabalho, dependendo da empresa e do setor. Aqueles que trabalham na indústria de mineração podem estar em instalações de mineração remotas, poços de cascalho ou outro local de mineração.

Já trabalhar na indústria de manufatura pode significar que as funções de trabalho do metalúrgico se concentram em um escritório, laboratório ou instalação de pesquisa. 🔎Agências governamentais e laboratórios militares também utilizam engenheiros metalúrgicos para supervisionar procedimentos de produção de metal.

Qual o salário de um engenheiro metalúrgico?

Um engenheiro metalúrgico ganha em média R$ 8.820,12 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. As informações são do levantamento do site Salário.com. 💲

A remuneração da categoria dos metalúrgicos ainda pode chegar ao teto salarial de R$ 17.890,66, considerando o nível de experiência do profissional, o setor de atuação e o porte da contratante. 🤑

Quais são as vantagens de atuar nessas áreas?

Você deve estudar Engenharia Metalúrgica ou Engenharia Mecânica se for movido pela curiosidade, gostar de aprender coisas novas, equilibrar o pensamento lógico e criativo, realizar pesquisas e, é claro, receber um alto salário.

A seguir, você encontra todas as informações necessárias para decidir se a Engenharia Metalúrgica é adequada para você.

Aprender coisas novas

O campo da Engenharia Metalúrgica e Mecânica não é bem divulgado, e a maioria dos alunos que optam por essa carreira descobrem-na por conta própria. Mas, uma vez na área, pode ser difícil sair.

A Engenharia Metalúrgica e Mecânica é tão ampla que você pode mergulhar em qualquer subdisciplina, aprender seus fundamentos e querer se tornar um especialista.

Área de atuação ampla

As indústrias aeroespacial, de petróleo, arquitetura e automotiva obviamente precisam de engenheiros metalúrgicos, mas não são as únicas. Como os metalúrgicos e engenheiros mecânicos são treinados para aprender novas informações rapidamente e criar sistemas para inúmeras áreas, muitas empresas estão dispostas a contratá-los.

Salário alto

Você pode até não escolher um curso baseado apenas no salário, mas o fato é que muitas pessoas descobrem a Metalúrgica e a Mecânica porque estão entre as Engenharias que mais pagam bem os seus profissionais. Se você busca estabilidade atuando como engenheiro, aqui está uma ótima oportunidade.

Por onde começar a investir?

Os campos da Engenharia Mecânica e Metalúrgica oferecem muitas oportunidades a profissionais dispostos a trabalhar nos diversos segmentos das indústrias, mas sabemos que dar os primeiros passos é o momento mais desafiador para uma carreira de sucesso. Então, separamos algumas dicas de como começar a sua carreira nessas áreas. Confira!

Comece na graduação

Você deseja se tornar um engenheiro? Então, o primeiro passo para construir sua carreira é entrar na faculdade e obter uma qualificação profissional.

Como vimos até aqui, você tem a opção de cursar Engenharia Mecânica ou Engenharia Metalúrgica. Apesar dos traços em comum entre as duas áreas, a formação para atuar em cada uma delas é distinta uma da outra.

Busque um estágio

Durante os últimos semestres do curso de Engenharia, chegará o período para ter suas primeiras experiências práticas na área de atuação. Para cada Engenharia, o estagiário tem uma seleção de locais de trabalho possíveis e um conjunto de responsabilidades.

Especialize-se

Saindo da graduação, você ainda pode investir na pós-graduação para se especializar em uma das subáreas da Engenharia. 👩‍🎓 À medida que você se qualifica no mercado de trabalho, os empregadores estarão mais dispostos a lhe passar um conjunto maior de responsabilidades e, consequentemente, uma remuneração maior.

Agora é hora de estudar Engenharia Metalúrgica!

Sem os engenheiros, não teríamos muitas coisas essenciais que são necessárias no dia a dia. Aqueles que atuam na Engenharia Mecânica e Metalúrgica contribuem para o desenvolvimento de sistemas em setores fundamentais para o país.

Se você tem interesse em cursar Engenharia Mecânica e construir sua carreira na área, dê o primeiro passo com a gente e se inscreva no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados