Enfermeiro pode fazer cirurgia? Nós te explicamos!

auxiliar de enfermagem

Uma dúvida muito comum de quem se interessa pela área da saúde, especialmente enfermagem, é se o enfermeiro pode fazer cirurgia. Afinal, esse profissional também atua diretamente no centro cirúrgico.

Você também faz esse questionamento? Então continue a leitura! Neste post, desvendamos essa e outras questões sobre o tema. Vamos lá?

O que faz um enfermeiro?

Primeiramente, é interessante saber o que faz um enfermeiro. Na prática, ele é o profissional que cuida e presta assistência ao paciente a fim de garantir o conforto e o bem-estar durante a internação e no tratamento de doenças.

Para isso, um enfermeiro aplica injeções, faz curativos, afere a pressão arterial, entre outras atividades que, cá entre nós, são nomeadas com termos técnicos que a maioria das pessoas desconhece ?. 

Assim, o profissional se torna imprescindível em hospitais, clínicas, postos de saúde e home care.

Afinal, enfermeiro pode fazer cirurgia?

Agora que você já sabe o que faz um profissional de enfermagem, é o momento de descobrir se o enfermeiro pode fazer cirurgia. Segundo a resolução do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), ele não pode realizar procedimentos cirúrgicos em substituição ao cirurgião auxiliar.

No entanto, pode haver exceção em situações de urgência nas quais há iminente risco de vida. Ou seja, se o paciente correr risco de morte durante uma cirurgia e não houver outro médico para realizar o procedimento, um enfermeiro pode intervir para salvar a vida da pessoa.

O que um enfermeiro pode fazer no centro cirúrgico?

Como você viu, um enfermeiro não pode fazer cirurgias. No entanto, ele apresenta papel fundamental no centro cirúrgico. Isso porque o profissional de enfermagem auxilia o médico e cuida do paciente antes, durante e após o procedimento cirúrgico.

Na preparação, o enfermeiro explica as etapas da cirurgia, coleta materiais para exame, realiza a higiene do paciente, entre outras funções. Já no centro cirúrgico, o profissional organiza os materiais, confere a limpeza da sala, testa os equipamentos etc.

Enquanto a cirurgia acontece, o enfermeiro verifica os sinais vitais do paciente e administra os medicamentos prescritos pelo médico. Por fim, no pós-operatório, ele monitora as sondas, faz curativos, medica o paciente e se certifica que todos os cuidados estão sendo realizados.

Como ser um enfermeiro?

Após descobrir se um enfermeiro pode fazer cirurgia e quais as atribuições da profissão, pode ter pintado uma curiosidade em saber como se tornar um profissional de enfermagem, certo? Nós explicamos para você! 

Para ser um enfermeiro de sucesso é necessário cursar o bacharelado em Enfermagem em uma faculdade renomada e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Na Anhanguera, além desses quesitos, você pode contar com uma estrutura superbacana e professores de respeito.

Dessa maneira, ao se formar na Anhanguera, você aumenta as suas chances de ser competitivo no mercado de trabalho e, consequentemente, de ter salário bem atraente. Isso é fantástico, não é mesmo?

Como você viu, enfermeiro não pode fazer cirurgia, somente ajudar a equipe médica nos cuidados com o paciente no centro cirúrgico. Se você se interessou pela profissão, não deixe para depois e venha fazer parte do time de estudantes de Enfermagem Anhanguera!

E aí, que tal aproveitar que está por aqui e se inscrever no vestibular online? Bora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados