Encceja: Saiba o que é e como funciona

encceja

Se você chegou até aqui, já deve ter escutado sobre o Encceja. Mas, afinal, do que se trata? Pretendemos explicar tudo por aqui, para que não sobrem dúvidas. 

Até o ano de 2016, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio maiores de 18 anos poderiam utilizar a nota do Enem como forma de obter o diploma do Ensino Médio. Porém, a partir de 2017, o Encceja passou a ser a única forma desses candidatos obterem tanto a certificação do Ensino Médio quanto a do Fundamental.

Trouxemos neste post as respostas dos principais questionamentos a respeito do exame, além de dicas e informações especiais para te ajudar a entender melhor. Acompanhe!

O que é o Encceja?

O Encceja é uma sigla que significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Se trata de um exame voluntário e gratuito oferecido pelo Inep a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de conclusão dos seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

Como funciona o Encceja?

Legal, agora que você já sabe do que se trata o Encceja, chegou a hora de ver como funciona. Existem dois pré-requisitos para a realização do exame, que dependem da certificação desejada, Ensino Fundamental ou Médio. Confira abaixo quais são:

  • Ensino Fundamental: o candidato precisa ter completado 15 anos até o dia da realização da prova;
  • Ensino Médio: o candidato precisa ter completado 18 anos até o dia da realização da prova.

Ou seja, essas são as idades mínimas exigidas pelo Inep para que você esteja apto a conseguir uma das certificações através do Encceja.

Detalhes da prova

O exame é considerado, em média, 50% mais fácil do que o Enem, que vem passando por grandes alterações devido a importância dos cursos e universidades ofertados por meio do Sisu, Prouni e outros programas de ingresso no Ensino Superior que utilizam a nota do exame. Já o Encceja, tem como foco interpretação de texto e conhecimentos básicos do cotidiano.

São 30 questões objetivas — contendo quatro alternativas cada — para cada área do conhecimento. Além das questões, também há uma redação. Os temas de redação do Encceja 2019 foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, e “Novas formas de consumo consciente”.

Confira quais são as áreas de conhecimento cobradas para cada tipo de certificação:

  • Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais;
  • Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cálculo da nota

Assim como no Enem, o cálculo do Encceja é feito através da TRI (Teoria de Resposta ao Item), que avalia habilidade e minimiza o “chute” dos candidatos. Confira as principais exigências para conseguir se dar bem na prova:

  • é necessário o acerto de 50% das questões objetivas;
  • conseguir de 5 a 10 pontos na Redação.

Declaração de proficiência 

Um ponto positivo do Encceja, comparado com o Enem, é que o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma, duas ou três das quatro provas, consegue emitir uma declaração parcial de proficiência.

Dessa forma, no ano seguinte você só precisa fazer as provas nas matérias nas quais você atingiu a nota mínima. Muito mais fácil, não?

Como é feita a inscrição?

A inscrição no Encceja é realizada somente no site oficial, nas datas estipuladas pelo edital vigente divulgado pelo Inep. 

Valor da inscrição

O Encceja é gratuito, ou seja, não é necessário o seu pagamento.

Processo de inscrição

A inscrição é feita na página do participante no site oficial do Encceja. É necessário o preenchimento de um formulário com suas informações pessoais e questionário socioeconômico.

Encceja 2020

O Inep ainda não publicou as datas para o Encceja 2020. Mas, normalmente as inscrições são realizadas no mês de maio, no site do Encceja.

Resultados do Encceja

Os resultados são divulgados pelo site do Inep na sua página do participante.

Como ver o meu resultado do Encceja?

Siga este passo a passo:

1 – Acesse a página do participante do Encceja;

2 – Informe seu CPF, a senha cadastrada por você na inscrição e escolha a figura indicada;

3 – Tudo certo! Basta conferir suas notas e saber o seu resultado!

Quais são os tipos de Encceja?

Encceja Exterior

Dedicado aos brasileiros que moram no exterior. As provas seguem o mesmo esquema do Encceja comum e são aplicadas em vários países que possuem convênio com o Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Em 2019, 12 países receberam o exame.

Encceja Privados de Liberdade

Atende pessoas que cumprem pena no sistema prisional brasileiro ou estão em medida socioeducativa. As inscrições para este tipo de exame são feitas pelos coordenadores pedagógicos dos locais de cumprimento da reclusão.

O que estudar para o Encceja?

Não tem segredo: o Inep disponibiliza material de estudo gratuito para as duas certificações, de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Você pode ter acesso a esse material didático pedagógico no site oficial do Inep. As matrizes de competências e habilidades, também estão disponíveis no site do Inep, assim como as provas e gabaritos dos anos anteriores.

Uma das formas de se preparar para a prova é por meio de grupos de estudo.

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja, que tal ver nossas dicas sobre como trabalhar e estudar e manter a produtividade? Montamos um guia prático para você enfrentar esse desafio.

E aproveite para fazer EJA na Anhanguera e conquiste a carreira dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 308

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados