Dá para fazer faculdade de Direito a distância? Saiba aqui!

Direito ead

Será que é possível fazer faculdade de Direito a distância? Depois da pandemia, uma conclusão que ficou é que dá, sim, para adaptar o conteúdo de vários cursos e aprender em outras modalidades diferentes da presencial. Mas até que ponto isso se aplica à graduação dos advogados e advogadas? Será que certos estudos nunca vão ser a distância?

A pergunta é pertinente, já que a carreira nas leis é uma das mais valorizadas. ?Não seria ótimo ingressar na área com as vantagens de um curso semipresencial, por exemplo? Leia este artigo até o fim e fique por dentro das perspectivas para o curso de Direito EAD!

Tem como fazer faculdade de Direito a distância?

É o MEC (Ministério da Educação) que define se um curso superior pode ou não ser realizado na modalidade EAD. No caso da faculdade de Direito, infelizmente, ainda não é possível estudar totalmente de casa ou na modalidade semipresencial.

O Direito ainda faz parte de uma pequena lista de cursos que devem ser presenciais por lei. No entanto, como veremos, isso está prestes a mudar.

Porque o curso de Direito ainda não pode ser feito a distância?

O principal motivo para que apenas a modalidade presencial seja aceita hoje é a necessidade de proporcionar vivências profissionais aos alunos. Em alguns cursos, é essencial uma orientação próxima do professor.

Algumas áreas médicas, como Psicologia, Medicina e Odontologia, também são presenciais obrigatoriamente. Outros cursos da área de Ciências Exatas — caso das Engenharias e da Astronomia — obedecem ao mesmo princípio. Curiosamente, o Direito é o único curso das Ciências Humanas na lista, talvez pela sua característica social e aplicada.

O MEC vai autorizar a existência do curso de Direito EAD?

Na verdade, em 2021, o Ministério da Educação emitiu um comunicado autorizando o curso de Direito EAD. No entanto, para ter força de lei, essa decisão precisa ser publicada no Diário Oficial (DOM), motivo pelo qual os estudos ainda são presenciais.

A expectativa é de que essa publicação ocorra em 2022, com efeito de mudança imediata. Porém, o MEC também vai precisar autorizar cada instituição individualmente, avaliando seu projeto pedagógico e outros detalhes burocráticos, mas necessários.

Então, respondendo a essa pergunta de uma maneira objetiva: sim, o Ministério da Educação vai autorizar a existência de cursos de Direito EAD, e isso não só não vai demorar a acontecer, como já tem data marcada. O que faltam são alguns detalhes e a avaliação das faculdades.

Quais cursos EAD são uma alternativa na área do Direito?

Enquanto o curso de Direito EAD não recebe sua autorização oficial, há algumas outras possibilidades para você começar o estudo das leis agora mesmo.

Estamos falando de outras graduações que envolvem uma grade curricular semelhante e também têm convergências nas opções de trabalho do mercado. Abaixo, reunimos algumas delas e também uma breve descrição de cada curso e sua grade curricular.

Criminologia

A ideia por trás da existência de um curso de Criminologia é capacitar para uma demanda muito comum do mercado de trabalho: a das análises criminológicas. Por esse nome, entendemos o estudo social dos delitos, dos criminosos e suas consequências para as vítimas e a sociedade.

É um ramo que se orienta pela visão científica da investigação criminal, formando, portanto, interdisciplinaridade com áreas como Psicologia, Balística e, claro, Direito. O objetivo final desses estudos é criar programas e políticas públicas de prevenção.

Serviços Jurídicos

Como o nome indica, o formado no curso de Serviço Jurídicos, Cartorários e Notariais é alguém capaz de cumprir tarefas legais e judiciais relativas a cartórios, assim como realizar procedimentos técnicos dessas áreas.

É, sobretudo, um trabalho administrativo, em que o profissional contribui com a rotina dos advogados e juízes executando tarefas técnicas da área. Por esse motivo, a grade curricular está recheada de disciplinas sobre as leis. Apenas para citar aquelas que mais estão relacionadas a um curso de Direito tradicional, temos:

  • Direito Civil de Pessoas e Bens;
  • Direito Civil de Família;
  • Direito Civil de Negócio Jurídico;
  • Direito do Estado;
  • Direito Penal;
  • Direito Político e Eleitoral;
  • Direito, Proteção e Inclusão Social etc.

Investigação e Perícia Criminal

Esta é uma opção superior na modalidade tecnólogo, ou seja, uma formação de curta duração bastante direcionada ao mercado de trabalho. É uma oportunidade relacionada ao Direito e interessante para profissionais que atuam na área de segurança, por exemplo.

A formação do curso de Investigação e Perícia Criminal tem como objetivo capacitar e qualificar o profissional para compreender, interpretar e aplicar normas técnicas forenses e criminais em geral.

Como está o mercado de atuação de um advogado?

Após a obtenção do diploma, você sairá preparado para atuar no mercado da área. O profissional pode atuar em escritórios, na iniciativa privada e em empresas, tanto no setor público quanto na função de advogado.

Segundo Mário da Costa, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, os profissionais encontram diversas oportunidades de atuação. Segundo ele “O leque de possibilidades é enorme e os desafios correspondem a todas essas possibilidades. Uma vez formado, ele poderá optar por um concurso público nas mais diversas carreiras, como delegado, promotor, magistrado, ou também na área privada, onde temos todas as situações em que se demanda o auxílio de um bacharel, não digo nem advogado, mas bacharel porque ele pode nem mesmo prestar o Exame de Ordem para desempenhar certas funções. O bacharel pode inclusive atuar como paralegal, tem muitos bacharéis que atuam como excelentes paralegais, de modo que de fato o leque de atuação é enorme.”

Conheça o AVA e o Portal do Aluno da Anhanguera

Na Anhanguera, oferecemos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma digital que disponibiliza o acesso às suas disciplinas, assim como aos professores e tutores, além de conteúdos e ferramentas para otimizar o processo de aprendizagem. Tudo isso com recursos de última geração!

A ideia é que nossos alunos tenham um espaço de apoio à construção do conhecimento, com oportunidades de interação e trabalho colaborativo. Uma maneira de oferecer ensino a distância com mais qualidade, permitindo um estudo mais prático e direcionado!

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Como deve ter percebido, é só uma questão de tempo para que a faculdade de Direito EAD começar a valer em todo o território nacional. Quando isso acontecer, pode ter certeza que a Anhanguera vai oferecer o curso com o alto padrão de qualidade que já possui.

Agora, se você já quer começar o curso superior, pode optar por uma de nossas três sugestões deste artigo: Serviços Jurídicos, Criminologia ou Investigação e Perícia Criminal. Assim, sua introdução na área é feita de modo imediato, sem precisar do presencial.

Depois, se decidir trocar de curso, é possível transferir os créditos das matérias que já foram cumpridas. Em outras palavras, você não perde tempo, mesmo que realize uma transferência. Muito prático, concorda? ?

Então, não espere mais! Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera. Sua carreira no Direito não precisa esperar por um curso online. Dê os primeiros passos para um futuro brilhante na área agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.