Como está o mercado de trabalho para designers de moda?

designer de moda mercado de trabalho

Você já pensou em ser estilista? O mercado de trabalho para designer de moda não para de expandir e está disponível para quem deseja trabalhar com a criação de acessórios, calçados e roupas. As principais características do profissional que segue caminho nessa carreira são gostar de desenhar, saber trabalhar em equipe e atuar em meio a tecidos.

Ele desenha bolsas, sapatos, joias e qualquer peça de roupa, além de criar diversos tipos de texturas e estampas. Logo, você encontrará um mercado aquecido e com muitas possibilidades de atuação. ?

E aí, ficou interessado e quer saber como é o mercado de trabalho para quem se forma em Design de Moda? Então, continue a leitura!

Como está o mercado de Design de Moda no Brasil hoje?

O mercado de trabalho para quem decide seguir carreira na área de Design de Moda é bem amplo e aquecido. Mesmo sendo recém-formado, é possível atuar em diversos ambientes que podem trazer muita experiência e abrirão várias portas para a vida profissional.

É importante deixar a ideia de lado de que quem se forma nesse curso deve atuar exclusivamente como estilista. Esse é apenas um dos campos de atuação que podem ser ocupado pelos profissionais.

Outras possibilidades incluem o trabalho em oficinas de costura, indústrias de confecção, ateliês, com consultoria ou abrindo um negócio próprio no ramo. Logo, você pode exercer atividades como as de ilustradores, compradores, figurinistas, empreendedores, produtores e estilistas.

Pode, ainda, ajudar na seleção de quais peças uma rede de lojas deve comprar, criar peças para uma coleção e definir figurinos. Logo, o que não faltam são possibilidades de trabalho para quem é formado na área.

designer de moda mercado de trabalho

Resumindo, quem conclui o curso de Design de Moda fica preparado para atuar no processo inicial, no desenvolvimento ou na etapa de consumo de coleções e peças de vestuário.

É possível encontrar vagas de emprego com mais facilidade nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste do país. Isso porque é nesses lugares que são encontradas grandes indústrias têxteis.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil e de confecção teve um faturamento de cerca de R$ 194 bilhões em 2021. Se comparado ao ano de 2020, houve um aumento de 12,1% na produção de têxteis e de 15,1% na de confecções. Isso mostra que é um cenário muito animador, concorda? ?

Quais são as perspectivas para os próximos anos?

Para que você fique familiarizado com o universo de Design de Moda e o que ele tem a oferecer, veja algumas das principais tendências do setor para os próximos anos:

  • lojas pop up: são lojas itinerantes instaladas temporariamente em vários locais;
  • nichos de mercado: foco na segmentação do público e na customização de produtos, como moda para terceira idade, para gestante, fitness, etc;
  • vendas online: utilização de plataformas virtuais simplificadas para a captação de novos clientes.

Assim, quem deseja seguir carreira em Design de Moda precisa ficar de olho nas tendências dos próximos anos. Com isso, é possível se manter atualizado e, por consequência, conquistar as melhores oportunidades de trabalho!

Quais são as áreas de atuação mais promissoras?

Se você tem dúvidas sobre o que faz um designer de moda, saiba que os profissionais são responsáveis pela criação e desenvolvimento de vários tipos de roupas, calçados e acessórios.

Uma das vantagens de seguir carreira nesse ramo é a possibilidade de escolher uma entre várias áreas de atuação em alta. Conheça as principais:

  • Produção de Moda;
  • Estilismo;
  • Marketing de Moda;
  • Ilustração de Moda;
  • Figurinismo;
  • Consultoria de Imagem;
  • Visagismo.

Vale a pena investir em uma formação nessa área?

Se você está se perguntando se vale a pena investir no curso de Design de Moda, saiba que a resposta é sim! Esse segmento é uma excelente opção, principalmente para quem é criativo, se interessa por aulas práticas e tem vocação profissional para o mundo da moda.

Veja, a seguir, as principais vantagens desse segmento! ?

Formação integral na área

Como o aluno de Design de Moda tem contato com matérias da parte de gestão e de criação, ele sai da graduação preparado para atuar nas mais diferentes áreas do mercado.

Logo, pode escolher o caminho que mais desejar de acordo com o gosto pessoal e objetivo profissional, já que o diploma de graduação atesta que ele tem capacidade para exercer a profissão.

Aulas práticas

Uma das vantagens da formação em Design de Moda é que praticamente 50% do curso consiste em aulas práticas. Nesse caso, o estudante tem acesso a laboratórios e estúdios de moda na própria instituição, podendo fazer análises e projetos experimentais para aprimorar os conhecimentos.

Desenvolvimento da criatividade

A criatividade é vista como uma característica nata, mas até quem não tem essa habilidade pode se dar bem no curso de Design de Moda. Isso porque os estudantes são estimulados a desenhar acessórios e looks, confeccionar e criar coleções de peças do vestuário.

Aliás, até quem não sabe desenhar acaba aprendendo, pois existem aulas como desenho técnico, estilístico e geométrico de moda durante o curso superior.

designer de moda mercado de trabalho

Como se preparar para esse mercado?

Para se preparar para o mercado de trabalho em Design de Moda é fundamental investir na formação superior. Assim, fazer um curso superior na área faz toda a diferença.

Na Anhanguera, você poderá obter o tão sonhado diploma em 2 anos e, nesse período, entrará em contato com uma matriz curricular atualizada, abordando conteúdos como Laboratório de Confecção, Materiais e Tecnologia Têxtil, Ergonomia no Design, entre outros.

Além disso, temos laboratórios de ponta e bem-equipados, com o objetivo de oferecer a melhor formação prática aos estudantes. Confira outros benefícios de estudar com a gente:

  • possibilidade de estudar na modalidade de ensino 100% online;
  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade;
  • formas de ingresso facilitadas.

Após a conquista do tão sonhado diploma, é possível se especializar em alguma área do seu interesse para iniciar a carreira nesse setor!

Agora é com você!

Agora que já conhece o mercado de trabalho para designer de moda, venha investir no seu futuro. Estude na Anhanguera e saia preparado para as demandas da profissão!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados