Qual é a relação entre as áreas de Criminologia e Sociologia?

criminologia e sociologia

Estudar a relação das pessoas com a sociedade, principalmente a relação entre crime e justiça, nos permite entender como são formados os comportamentos, as atitudes e as crenças. Os campos de estudo que mais são focados em formar profissionais para atuar nessa área são a Criminologia e a Sociologia.

Hoje, existem de forma separada o curso superior de Criminologia e o curso de Sociologia. Porém, são áreas que estão diretamente relacionadas, e os dois cursos apresentam assuntos semelhantes na grade curricular.

No decorrer deste post, vamos entender mais sobre Criminologia e Sociologia e como seguir carreira em cada uma das áreas. Se você tem interesse no assunto, não perca tempo e tire suas dúvidas a seguir!

Quais são os objetivos e o foco da Criminologia?

Bom, a Criminologia está focada nas causas e nas consequências de um crime, assim como na maneira pela qual o sistema de justiça pode responder a ele.

Os criminologistas estão interessados em como uma atividade pode ser enquadrada como crime, e não por quais motivos. Essa definição varia de acordo com os países e períodos históricos.

Na Criminologia, estão inseridas abordagens sociais e psicológicas abrangentes para explicar comportamentos criminosos e os seus efeitos para o sistema de justiça.

Quais são os objetivos e o foco da Sociologia?

A Sociologia é uma ciência preocupada em explicar vários tipos de comportamentos humanos, principalmente de um grupo de pessoas que vive em determinada área geográfica, interage entre si e compartilha uma cultura: família, times, movimentos sociais, vizinhos, partidos políticos, igrejas etc.

Os sociólogos estão focados em entender práticas a nível global de maneira abrangente, como poder e políticos, processos de paz e conflitos, segurança digital, mudanças climáticas, justiça e racismo, até experiências mais imediatas e individuais, como o corpo, a identidade e as crenças.

Como é o curso superior em Sociologia?

O curso de Sociologia na Anhanguera tem duração de 4 anos e é desenvolvido no grau de Licenciatura. Portanto, é uma formação profissional destinada às pessoas que têm interesse em se tornar professores de Sociologia no ensino fundamental e médio ou gestores educacionais, no serviço público e privado.

Os professores de Sociologia de uma escola estão preocupados em desenvolver planos de aula que introduzam os alunos nos diferentes funcionamentos, contradições e desafios da realidade que os cercam. Os profissionais da área também podem atuar no ensino universitário e pesquisa, o que exige as especializações de mestrado e doutorado.

Veja a seguir algumas disciplinas da grade curricular.

  • Pesquisa Aplicada em Ciências Sociais;
  • Práticas Educativas em Espaços não Escolares;
  • Produção e Análise de Material Didático;
  • Profissionalização Docente;
  • Projeto de Ensino;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Sociologia Brasileira;
  • Sociologia Compreensiva;
  • Sociologia Contemporânea;
  • Sociologia da Religião;
  • Sociologia das Contradições Sociais.

Qual é o perfil do aluno e profissional de Sociologia?

O aluno do curso de Licenciatura em Sociologia tem um interesse múltiplo em assuntos das Ciências Humanas, como Filosofia, História e Literatura. É importante que o estudante também goste bastante de ler, interpretar textos, articular ideias diferentes, compartilhar opiniões e discutir com colegas de turma.

Como é a faculdade de Criminologia?

A faculdade de Criminologia na Anhanguera é uma formação profissional inovadora, com duração de 5 semestres, aliando conteúdo teórico e situações práticas da Criminologia na grade curricular para introduzir os alunos na realidade de trabalho da profissão.

A faculdade é de 2 anos e oferecida no grau de Bacharelado. Abaixo, confira algumas disciplinas da grade curricular de Criminologia.

  • Criminalística, Segurança Pública e Privada;
  • Criminologia Contemporânea;
  • Direito Penal dos Crimes em Espécie;
  • Direito Penal-Teoria das Penas;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança;
  • Organizações Criminosas e Criminalidade;
  • Política Criminal e Processos de Criminalização;
  • Políticas de Inclusão e Ações Afirmativas;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia e Crime;
  • Sociologia Criminal.

Quando você tem em mãos o diploma, há uma gama de oportunidades fascinantes à sua espera. Algumas carreiras são mais óbvias, como investigador e consultor de segurança pública, mas outras podem surpreender, como a atuação em departamentos de Recursos Humanos (RH).

Algumas pessoas podem pensar que a carreira na Criminologia está restrita ao âmbito policial. Por outro lado, como criminólogo formado, também existem oportunidades no meio corporativo que podem ser exploradas.

No RH das empresas, por exemplo, esse profissional pode atuar em processos seletivos para observar se os candidatos que estão concorrendo possuem boa índole e um perfil de credibilidade.

O recém-formado em Criminologia ainda pode entrar em uma especialização para trabalhar em áreas que reúnem habilidades em vários âmbitos, como a psicologia criminal.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Criminologia?

Como toda profissão, é preciso que você se identifique com os assuntos da grade curricular e com a realidade do trabalho da área se quiser se tornar um criminólogo de sucesso. Ah, é claro que algumas habilidades comportamentais favorecem seu desempenho na faculdade e sua atuação na profissão.

Como a Criminologia é uma área de análise e investigação, as aptidões com a escrita, o pensamento analítico, a capacidade de organização e de relacionamentos interpessoais podem ser a chave para aproveitar o máximo de experiências na carreira!

E não precisa se preocupar caso não tenha as habilidades bem-desenvolvidas. O mais importante é querer aprendê-las durante o curso!

E aqui na Anhanguera você tem oportunidades para desenvolver as suas competências por meio dos nossos diferenciais:

  • acesso ao Canal Conecta, portal que liga você a vagas de emprego e estágio;
  • Aula Destaque, com profissionais da área que compartilham suas experiências com os alunos;
  • Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares online e gratuitas com mais de 60 opções para enriquecer o seu currículo.

Como a Sociologia se relaciona com a Criminologia?

Se você ainda não percebeu a relação entre as duas áreas, é muito simples. A Criminologia é um dos tópicos de estudo da Sociologia.

Enquanto na Sociologia os profissionais procuram as causas e efeitos para uma quantidade variada de fenômenos, a Criminologia pode focar na explicação sociológica de um crime.

É claro que os Criminologistas não podem ignorar as causas individuais de um determinado crime, como as características psicológicas e a personalidade das pessoas envolvidas. Porém, eles estão especialmente interessados nos fatores mais gerais de um crime, e por isso usam o ponto de vista sociológico de como funciona o sistema de justiça.

Agora é com você!

Como vimos, Criminologia e Sociologia são duas formações profissionais muito relacionadas. Seja qual for a sua escolha, é bem provável que você estude um pouco de cada área na faculdade. Então, considere sua aptidão e seu interesse profissional na hora de se inscrever para o curso.

Aliás, já tomou a sua decisão? Faça a sua inscrição para o vestibular online da Anhaguera e construa sua carreira coma gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados