Como trabalhar com edição de imagens? Saiba como dar o primeiro passo!

Saber como trabalhar com edição de imagens é uma ótima possibilidade de mudar de carreira com uma das áreas com maior demanda no mercado atualmente. Esses profissionais dão suporte, por exemplo, para ações de divulgação em redes sociais.

Você pode tanto editar imagens para torná-las mais adequadas para divulgação quanto, também, acrescentar e manipular elementos, entre diversas outras possibilidades interessantes.

Mas como dar o primeiro passo? Confira a seguir as principais dicas.

Conheça as possibilidades de atuação

Um primeiro ponto que você precisa ter conhecimento sobre como trabalhar com edição de imagens é saber as diversas possibilidades de atuação hoje no mercado. Estão entre elas:

  • melhorias de imagens de fotografia profissional;
  • edição de imagens para fins de marketing digital;
  • edição para veículos jornalísticos;
  • edição para produtos do mercado editorial;
  • edição para apoio para processos artísticos, entre outros.

Atualize-se sobre as principais ferramentas e requisitos para trabalhar com edição de imagens

Outro ponto importante é que, ao pesquisar sobre como se tornar um editor de imagem, é possível analisar quais são as principais ferramentas utilizadas e treinar para saber trabalhar com elas no dia a dia.

O mesmo vale, também, para os requisitos dos equipamentos. Mesmo que hoje tenhamos, até mesmo, bons aplicativos que permitam edições profissionais e ágeis, eles necessitam de smartphones que ofereçam o suporte necessário para realizar as edições sem travar e gargalos.

Trabalhe as soft skills para atuar com edição de imagens

Além do conhecimento técnico, outro ponto é saber quais são as habilidades que estão ligadas com comportamento, personalidade e atitudes (soft skills) que são importantes para atuar nessa área.

Algumas habilidades importantes que você deverá desenvolver são:

  • buscar atualizar-se constantemente sobre ferramentas e técnicas, bem como também sobre as tendências de edição (por exemplo, presets que estão sendo mais utilizados na edição de fotos);
  • ter uma boa capacidade de empatia para ouvir quais são as demandas e questões dos clientes ou responsáveis pelo projeto e atender a essas questões;
  • gostar de tecnologia ou, pelo menos, estar por dentro das principais atualizações. Afinal, pode ser necessário substituir seus equipamentos e é importante conhecer as opções para identificar quais atendem melhor as suas demandas;
  • ter um olhar sensível para fazer edições bonitas, principalmente quando falamos em atuação para o setor artístico.

Criar um bom portfólio

Outra dica importante para saber como trabalhar com edição de imagens é identificar como criar um bom portfólio. Por meio dele, é possível encontrar projetos que contratem você, seja como profissional autônomo, seja contratado para atuar dentro de uma empresa.

É o caso, por exemplo, de entrar em uma agência, permitindo a criação e desenvolvimento de imagens para ações de marketing.

Especialize-se com um curso profissionalizante

Edições de imagens, em diferentes áreas de atuação, demandam bastante conhecimento técnico. Você deverá aprender sobre colorimetria, enquadramento, proporções, temperatura, uso de preset, edições artísticas, entre outros.

Por isso, aprender com curso profissionalizante ajudará você na entrada na área. Quanto mais eficiente for o curso escolhido, mais técnicas você aprenderá que serão fundamentais para destacá-lo no mercado.

A Anhanguera ajuda você a trabalhar com edição de imagens

Se você está buscando um lugar que ajude você a trabalhar com edição de imagens, a Anhanguera é a aliada perfeita para realizar o seu sonho.

Conte com a nossa experiência na formação de profissionais para o mercado de trabalho, com docentes que vão ajudar você a ter todo o conhecimento necessário para conquistar a sua independência financeira.

Faça sua inscrição e mude sua carreira financeira já!

QA
Quais as principais ferramentas para edição de imagens?

As ferramentas de edição permitem criar e editar vetores, tratar imagens. Hoje temos muitas possibilidades que podem ser utilizadas tanto de forma amadora quanto profissional.
Algumas das principais ferramentas são o Photoshop, GIMP, FinalCut, Vegas, Premiere, Photoscape. Mas você pode contar com outros de acordo com suas demandas.

Qual a função de um editor de imagens?

O editor de imagem tem a função de cuidar que a imagem seja editada de forma a cumprir um objetivo específico. Isso vale tanto para imagens estáticas, como fotos, quanto para vídeos.
Algumas de suas funções são o recorte, tratamento de imagens, remoção de elementos indesejados ou colocar itens nelas (por exemplo, elementos textuais, colagens, entre outros).

Quais as atividades de um editor de imagens?

O editor de imagens é o responsável por realizar as alterações necessárias em imagens para cumprir uma função no dia a dia. Isso vale para o tratamento, adequação, inserção de elementos, entre outras possibilidades.
O editor de imagem pode trabalhar, portanto, nas áreas de marketing, edição de foto e vídeo, produção de documentários, além de participar de diversos projetos que utilizem imagens. Isso vale tanto para vídeos quanto para imagens estáticas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados