Como ser um Repórter? Veja qual Faculdade fazer para chegar lá!

Faculdade de Jornalismo preço

A profissão de jornalista é uma das mais icônicas hoje. Inúmeras pessoas têm contato com a área todos os dias nos noticiários, portais online ou, mesmo, em documentários. Não é à toa que muitos crescem já com a intenção de trabalhar como Repórteres. E com isso vem a pergunta: como ser um Repórter?

Seja qual for o seu objetivo, há um caminho que você pode traçar desde já para entrar no mercado de trabalho de jornalismo. Isso inclui a formação necessária para alcançar sua meta, o que começa na faculdade.

Acompanhe e veja como você pode realizar o seu sonho de ser um Repórter!

Curso de jornalismo é fundamental

Como você já deve imaginar, a formação em jornalismo não é obrigatória, mas fortemente indicada para atuar como Repórter. A grade curricular de jornalismo inclui diversos temas fundamentais para a atuação na área, desde melhores habilidades de comunicação até legislação e ética na comunicação.

Sem o diploma, é bem difícil conseguir uma vaga oficial. Além disso, é preciso mencionar que a faculdade também vai contribuir para a melhor qualidade do seu trabalho. Uma das grandes vantagens é que existem opções viáveis para realizar o curso, incluindo o jornalismo EAD.

É possível ser Repórter em várias áreas

Dentro da área de jornalismo, você tem várias opções de atuação. Confira, aqui, algumas das principais delas.

Apresentador

É o cargo mais famoso no jornalismo, o profissional que aparece na frente das câmeras e apresenta as notícias

É uma posição bem avançada, geralmente reservada para os profissionais mais experientes da área. Também existem os âncoras, que, além de apresentar as notícias, estão envolvidos em todo o processo jornalístico.

Assessor de imprensa

Esse é o profissional responsável por zelar pela imagem pública de um grupo, indivíduo ou empresa. Nessa área, você deve acompanhar o cliente em entrevistas e treiná-lo para lidar com a mídia corretamente, entre outras atividades.

Comunicação corporativa

Se você também tem algum interesse em marketing, esse é um ótimo segmento. É o profissional responsável pela comunicação pública das companhias, indo desde a sua forma de lidar com clientes e acionistas

Assim como o assessor de imprensa, é alguém que zela pela imagem pública do negócio.

Edição e revisão

Antes de ser publicada, uma notícia precisa passar por todo um processo de ajuste e curadoria, para garantir que os fatos serão transparentes e que as informações estão compreensíveis. É aí que entra o trabalho dos editores e revisores. 

Eles pegam o material bruto e o deixam em um formato que pode ser passado mais facilmente para o público.

Reportagens de campo

Claro, não podemos nos esquecer dos jornalistas que atuam em campo, buscando notícias, tirando fotos e fazendo entrevistas. 

Ao pensar em jornalismo, essa é uma das primeiras imagens que vêm à mente. É o profissional que coleta a informação e quem a apresenta para o mundo.

Venha fazer o curso de Jornalismo na Anhanguera!

Saber como ser um Repórter é apenas o primeiro passo. Agora você deve buscar o conhecimento necessário e desenvolver todas as competências que precisa para transformar esse sonho em realidade.

Não perca tempo! Acesse o site e inscreva-se no vestibular Anhanguera e dê o primeiro passo para fazer sua Faculdade de Jornalismo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados