A profissão de jornalista é uma das mais icônicas hoje. Inúmeras pessoas têm contato com a área todos os dias nos noticiários, portais online ou, mesmo, em documentários. Não é à toa que muitos crescem já com a intenção de trabalhar como Repórteres. E com isso vem a pergunta: como ser um Repórter?
Seja qual for o seu objetivo, há um caminho que você pode traçar desde já para entrar no mercado de trabalho de jornalismo. Isso inclui a formação necessária para alcançar sua meta, o que começa na faculdade.
Acompanhe e veja como você pode realizar o seu sonho de ser um Repórter!
Curso de jornalismo é fundamental
Como você já deve imaginar, a formação em jornalismo não é obrigatória, mas fortemente indicada para atuar como Repórter. A grade curricular de jornalismo inclui diversos temas fundamentais para a atuação na área, desde melhores habilidades de comunicação até legislação e ética na comunicação.
Sem o diploma, é bem difícil conseguir uma vaga oficial. Além disso, é preciso mencionar que a faculdade também vai contribuir para a melhor qualidade do seu trabalho. Uma das grandes vantagens é que existem opções viáveis para realizar o curso, incluindo o jornalismo EAD.
É possível ser Repórter em várias áreas
Dentro da área de jornalismo, você tem várias opções de atuação. Confira, aqui, algumas das principais delas.
Apresentador
É o cargo mais famoso no jornalismo, o profissional que aparece na frente das câmeras e apresenta as notícias.
É uma posição bem avançada, geralmente reservada para os profissionais mais experientes da área. Também existem os âncoras, que, além de apresentar as notícias, estão envolvidos em todo o processo jornalístico.
Assessor de imprensa
Esse é o profissional responsável por zelar pela imagem pública de um grupo, indivíduo ou empresa. Nessa área, você deve acompanhar o cliente em entrevistas e treiná-lo para lidar com a mídia corretamente, entre outras atividades.
Comunicação corporativa
Se você também tem algum interesse em marketing, esse é um ótimo segmento. É o profissional responsável pela comunicação pública das companhias, indo desde a sua forma de lidar com clientes e acionistas.
Assim como o assessor de imprensa, é alguém que zela pela imagem pública do negócio.
Edição e revisão
Antes de ser publicada, uma notícia precisa passar por todo um processo de ajuste e curadoria, para garantir que os fatos serão transparentes e que as informações estão compreensíveis. É aí que entra o trabalho dos editores e revisores.
Eles pegam o material bruto e o deixam em um formato que pode ser passado mais facilmente para o público.
Reportagens de campo
Claro, não podemos nos esquecer dos jornalistas que atuam em campo, buscando notícias, tirando fotos e fazendo entrevistas.
Ao pensar em jornalismo, essa é uma das primeiras imagens que vêm à mente. É o profissional que coleta a informação e quem a apresenta para o mundo.
Venha fazer o curso de Jornalismo na Anhanguera!
Saber como ser um Repórter é apenas o primeiro passo. Agora você deve buscar o conhecimento necessário e desenvolver todas as competências que precisa para transformar esse sonho em realidade.
Não perca tempo! Acesse o site e inscreva-se no vestibular Anhanguera e dê o primeiro passo para fazer sua Faculdade de Jornalismo!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?