Como ser Professor de Matemática? Saiba como chegar lá!

Afinal, como ser professor de Matemática? Essa é uma das figuras mais lembradas na vida dos estudantes. Temidos por uns e amados por outros, os educadores que se dedicam a ensinar esse conteúdo são, geralmente, apaixonados por cálculos e números, e buscam passar o mesmo sentimento aos seus alunos.

Se você faz parte do time que ama essa disciplina, precisa conhecer algumas dicas de como ser um professor de Matemática de sucesso. Confira!

Saiba como ser professor de Matemática

Abaixo, você vai saber como se tornar um bom professor de Matemática. Fique ligado!

Leia sobre a atuação do professor de Matemática

O primeiro passo para ser professor de Matemática é ler sobre a atuação profissional. Isso é fundamental para você entender mais sobre o dia a dia do setor, o que envolve, por exemplo, ficar por dentro:

  • da estrutura interna da escola;
  • as particularidades didáticas do ensino médio e fundamental;
  • o modelo de educação a ser usado em jovens, crianças e adultos;
  • as demandas da educação inclusiva no país, na rede privada e pública;
  • as políticas públicas de educação que direcionam o trabalho desenvolvido nas escolas.

Escolha uma boa faculdade para estudar

Escolher uma instituição de ensino qualificada vai influenciar — e muito — no quanto a sua formação terá um caráter profissionalizante, pedagógico, ético e científico. Para isso, fique de olho nos seguintes detalhes:

  • realização obrigatória de estágios;
  • se o corpo docente é qualificado e conhece as principais áreas da Pedagogia e suas características;
  • notas da faculdade no MEC;
  • reconhecimento da instituição no mercado de trabalho.

Faça Licenciatura em Matemática

Após esses passos, chegou o momento de dar o pontapé inicial e cursar Licenciatura em Matemática. Na Anhanguera, por exemplo, você pode realizá-la nas modalidades de ensino semipresencial e a distância e concluí-la em 4 anos.

Além disso, a matriz curricular conta com disciplinas da Matemática Aplicada em paralelo com as atividades e os conceitos estudados em Pedagogia. Confira alguns conteúdos:

  • Políticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Cálculo Numérico;
  • Políticas Públicas da Educação Básica.

Faça uma Formação Pedagógica

Agora, se você já é formado no Bacharelado em Matemática ou em outra área, mas deseja se tornar um professor desse conteúdo, temos uma ótima notícia: é possível fazer a Formação Pedagógica.

Trata-se de uma Licenciatura de curta duração para bacharéis e tecnólogos de qualquer campo do conhecimento e que querem ser professores. 

Profissionais com essa habilitação podem atuar em vários níveis da educação: educação a distância, educação inclusiva, ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino fundamental e médio.

De modo geral, um curso de Formação Pedagógica tem duração de um ano a um ano e meio, com o objetivo de complementar os estudos e adquirir conhecimentos necessários à docência em Matemática.

De o passo inicial na carreira de professor na Anhanguera!

Se tinha dúvidas sobre como ser professor de Matemática, percebeu como a graduação é fundamental para a formação de qualidade dos futuros profissionais? Nesse caso, a escolha de uma boa instituição de ensino também faz toda a diferença.

Então, que tal estudar em uma faculdade conceituada, renomada e com professores experientes? Na Anhanguera, além dessas vantagens, você terá acesso a diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a sua carreira de professor de Matemática. Veja:

Agora é com você!

Agora que já sabe como ser professor de Matemática, invista no seu futuro. Estude na Anhanguera e seja um profissional de destaque!

Não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados