Saber como ser intérprete de libras é o primeiro passo para entrar em uma carreira em uma área com forte crescimento. Afinal, com a demanda por maior acessibilidade, temos mais vagas para atender às necessidades de pessoas com deficiência auditiva.
Libras é a Língua Brasileira de Sinais, que utiliza a modalidade gestual-visual para se comunicar com pessoas que tenham dificuldades auditivas, permitindo a interpretação de falas em português para essa língua.
Para quem deseja entrar nessa área, separamos as principais informações sobre como entrar nessa área a seguir. Aproveite e tire suas dúvidas.
Respeito ao sigilo profissional
O intérprete de libras pode, muitas vezes, ser contratado por uma pessoa com deficiência auditiva, para acompanhá-la no dia a dia. Isso ajuda a trazer maior facilidade para algumas atividades rotineiras.
É preciso que o profissional respeite o sigilo de tudo que foi conversado por parte da pessoa contratante. Afinal, você poderá estar presente em muitas conversas particulares e é preciso ter uma postura profissional no exercício do seu trabalho.
Postura imparcial
Outro ponto importante é que o intérprete de libras precisa ser imparcial no momento de fazer a tradução das informações para pessoas que dependam dessa linguagem para comunicação.
Afinal, a linguagem de libras depende, também, da expressão realizada pelo intérprete para identificar não só o que está sendo dito, mas o tom abordado por quem está falando.
Então, mesmo que você não concorde com determinada fala, é fundamental manter a imparcialidade e passar todos os tons de fala em suas expressões de forma adequada.
Trabalhe a empatia
Muitas vezes o intérprete de libras pode esbarrar com questões delicadas no dia a dia e, portanto, precisa sempre atuar de forma empática com todos os envolvidos.
Ao mesmo tempo, é preciso que o profissional mantenha a fidelidade à informação para a pessoa com deficiência auditiva. Isso é manter, também, o cuidado com imparcialidade em suas atividades, evitando “suavizar” o que está sendo dito.
Faça um curso de especialização
No Brasil, para poder atuar como intérprete de libras, é preciso que você seja registrado. Para isso, é preciso fazer um curso que ofereça um certificado, demonstrando que você realmente domina a linguagem.
Com cursos profissionalizantes, você consegue obter o certificado rapidamente, sem perder em qualidade de ensino e pode começar a atuar como intérprete. Mas, para isso, é fundamental encontrar cursos sérios e responsáveis.
Afinal, caso não tenha um bom aprendizado, poderá cometer erros de tradução durante suas atividades e reverter problemas graves durante suas atividades. Um tom que não seja bem expresso na interpretação pode provocar sério mal-estar.
Descubra como ser intérprete de libras com a Anhanguera
Agora que você sabe como ser intérprete de libras e, também, a importância da formação para poder atuar na área, é hora de contar com a Anhanguera para conquistar seu sonho de atuar na área.
Aqui você contará com os melhores professores ao seu lado, que ensinarão tudo que precisa sobre o assunto e proporcionarão uma entrada facilitada no mercado de trabalho.
Faça sua inscrição e comece já a mudar a sua carreira!
O curso de intérprete em Libras pode durar poucas semanas ou meses. Isso não significa que você terá uma redução na qualidade do aprendizado, mas sim que é possível proporcionar uma maior celeridade nessas questões.
Com isso, você consegue proporcionar uma entrada mais ágil no mercado de trabalho e aumentar a sua experiência na área. Para ter dimensão, um curso técnico de intérprete em Libras dura, em média, 18 meses.
Com a demanda crescente por acessibilidade, o intérprete de Libras pode trabalhar em qualquer lugar que tenha demanda de comunicação para pessoas surdas.
Alguns dos principais lugares que você poderá atuar são em escolas, locais de trabalho, bem como também ser intérprete para canais de vídeos e cursos EaD.
A resposta é: não. Como toda língua nova, podem acontecer certas dificuldades iniciais, mas também há questões de maior facilidade no dia a dia.
Quanto mais você treinar, seja por meio dos estudos, ou, na prática, mais fácil poderá ficar o aprendizado. Cada pessoa poderá ter seus pontos de maior dificuldade e, por isso, a dedicação é fundamental para tornar-se um bom profissional.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?