Como funciona a transferência de faculdade? Quais devem ser os cuidados?

Você sabe como funciona a transferência de faculdade? Se quer sair da zona de conforto ou está insatisfeito com o curso, o custo elevado ou a distância de casa, provavelmente já pensou em mudar de instituição de ensino, certo?

Além de escolher uma faculdade de referência, é importante ficar atento ao processo de transferência para tomar a melhor decisão possível. Pensando nisso, preparamos este post para explicar como isso funciona e quais cuidados devem ser tomados. Confira! ?

Como funciona a transferência de faculdade?

Se sentir desmotivado em algum momento da faculdade é algo comum, mas algumas situações precisam servir de alerta para que a mudança seja feita, como:

  • dificuldade financeira para custear o estudo;
  • infraestrutura não adequada;
  • dificuldade de deslocamento;
  • modelo de ensino que deixa a desejar.

Tomar a decisão de solicitar a transferência de faculdade particular para outra não é simples, portanto, pense bem antes de agir. Além disso, tenha as informações necessárias sobre a instituição ou o curso, como infraestrutura, grade curricular, etc.

YouTube video

De modo geral, existem dois tipos de transferência: transferência interna e externa. Veja como funciona cada uma delas! ?

Transferência interna

Esse tipo de transferência ocorre dentro da própria faculdade, ou seja, é a mudança de uma graduação para outra ou somente de campus. Nesse caso, é importante procurar a secretaria para ficar por dentro se há possibilidade dessa mudança.

Transferência externa

A transferência externa consiste na mudança de uma instituição de ensino para outra, e fica a seu critério mudar ou permanecer no mesmo curso. Nesse caso, deve buscar na faculdade para a qual deseja se transferir tudo o que você precisa saber para realizar o processo.

O que deve ser levado em conta?

Agora, você vai entender o que deve ser levado em consideração na hora de fazer a transferência de faculdade. Fique ligado!

Verifique a documentação necessária

Após entender como funciona a transferência de faculdade e de formalizar o seu pedido, a instituição precisa informar qual é o passo a passo para que ela seja efetivada.

Geralmente, o primeiro passo consiste em reunir todos os documentos para que o time responsável analise a situação de cada estudante, ou seja, se parte da matriz curricular pode ser aproveitada, de onde veio, etc. Para solicitar a sua transferência para a Anhanguera, por exemplo, a documentação exigida inclui:

  • ementa de todas as disciplinas em que o estudante já foi aprovado;
  • atestado de vínculo com a instituição de ensino de origem, com uma declaração de matrícula;
  • histórico escolar emitido recentemente pela faculdade, com no máximo 6 meses;
  • CPF;
  • RG.

Com os documentos em mãos, é só procurar a unidade em que deseja estudar para iniciar o processo de transferência. Pelo site você também consegue fazer a solicitação, utilizando a área do candidato para o upload da documentação.

Busque uma faculdade com grade curricular similar

Essa é uma etapa de muita curiosidade por parte dos alunos, já que eles querem saber logo se as matérias poderão ser reaproveitadas na instituição de destino — o que influencia diretamente no período previsto para terminar a graduação e conquistar o tão sonhado diploma.

Não existe uma única resposta nesse caso. Tudo vai depender do quanto as grades curriculares de cada curso são similares ou não, principalmente porque as faculdades têm um pouco de liberdade para montar suas matrizes.

Pode ser que o candidato deseje mudar de área e não apenas de instituição. Por exemplo, caso queira sair da graduação em Administração e ir para Ciências Biológicas ou trocar o segmento de uma faculdade de Engenharia, é possível que muitas disciplinas não coincidam.

Em alguns casos, nenhuma matéria será aproveitada, e é essencial ter consciência disso.

Procure uma nova faculdade de qualidade

Uma boa dica para não ficar perdido ao trocar de instituição de ensino é conhecer o novo local antes do início das aulas. Essa visita pode ser algo essencial para auxiliar na sua escolha pela melhor faculdade.

Lembre-se de aproveitar o momento para observar em detalhes a infraestrutura física e pedir informações úteis para seu conhecimento. Assim, fique atento aos seus pontos de insatisfação com a antiga instituição para não ficar frustrado com a nova opção.

Na Anhanguera, por exemplo, o corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores experientes em várias áreas do conhecimento, sendo apto para tirar as suas dúvidas. Além disso, temos uma grande vantagem: é possível concorrer à bolsa transferência, opção que proporciona excelentes descontos nas mensalidades. ?

Confira outras vantagens da nossa instituição de ensino e que fazem toda a diferença para a sua formação:

  • infraestrutura de ponta, com salas de aula multimídia e laboratórios bem equipados;
  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que oferece vagas de emprego e estágio em todo o país;
  • formas de ingresso facilitadas.

Fique atento ao prazo da instituição

Outro ponto que o estudante interessado em mudar de instituição precisa saber é que isso não pode ser realizado a qualquer momento. Cada faculdade define seus prazos de transferência e matrícula, pois trocar de curso no meio do semestre letivo pode gerar complicações.

Por isso, vá em busca dessa informação e aproveite todo o tempo disponível para amadurecer a sua escolha. Quando chegar o melhor momento, não deixe para última hora e separe todos os documentos para realizar o seu sonho antes que o prazo ultrapasse.

Veja como é o atendimento da faculdade

Quando a pessoa fica insatisfeita com a graduação atual, é comum buscar opções para concluir a formação. Esse contato com outras instituições à procura de uma transferência é essencial para perceber como é o atendimento em cada uma.

Afinal, esse é o momento perfeito para a faculdade demonstrar a sua disposição e vontade em receber novos alunos. O ideal é que os pedidos sejam recebidos com muita atenção e que o processo de transferência seja facilitado ao máximo.

Estude na Anhanguera!

Agora que já sabe como funciona a transferência de faculdade, saiba que, se você está insatisfeito com a instituição de origem, pode vir para a Anhanguera! Estamos de portas abertas para recebê-lo com um time de professores experientes e vantagens exclusivas que auxiliam em sua formação!

Gostou do conteúdo e quer estudar na Anhanguera? Então, faça já a sua transferência para a nossa instituição de ensino e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.