Com quantos anos pode fazer o EJA? Entenda

Sabia que existe uma idade mínima para entrar no Ensino de Jovens e Adultos? Se você não conseguiu estudar ao longo da infância e precisa voltar à sala de aula para concluir seus estudos, este post vai ajudar! Nele, vamos mostrar com quantos anos pode fazer o EJA e o que fazer para se matricular.

Além disso, vamos explicar como funciona essa modalidade de ensino e qual a importância de investir em educação para conseguir melhores oportunidades na vida. Boa leitura!😄

Qual é o objetivo do EJA e quem pode fazer?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um programa educacional que visa aprimorar o ensino das pessoas que não tiveram acesso à educação básica.

A principal diferença do EJA para o ensino regular é que ele traz conteúdos simplificados e adaptados, abordando todo o conteúdo obrigatório em cada etapa da educação formal em menos tempo.

Assim, o objetivo da EJA é possibilitar que as pessoas recuperem a escolaridade sem ter que iniciar novamente todo o processo de aprendizagem. 😉

A partir de qual idade é possível fazer o EJA?

O EJA oferece oportunidades para aqueles que não tiveram acesso à educação na idade adequada. Por isso, existem idades mínimas diferentes, de acordo com o nível de escolaridade a ser estudado.

A idade mínima para o EJA Fundamental é de 15 anos e, para o EJA Médio, é de 18 anos. Veja a seguir como são divididos os dois tipos de EJA.

EJA Fundamental

O EJA Fundamental contempla todo o conteúdo do ensino fundamental regular, o que representa desde o 1.º ao 9.º ano. Por ser um volume mais extenso, o conteúdo pode ser dividido em várias fases, a depender da oferta da instituição de ensino.

Na Ampli, parceira da Anhanguera, você pode escolher a melhor opção com base nas séries que já tenha concluído e, assim, terminar seus estudos em menos tempo. 🤓

EJA Médio

O EJA Médio equivale ao conteúdo oferecido no Ensino Médio regular, o que representa desde o 1.º ao 3.º ano. Nessa modalidade, você pode escolher estudar todos os anos de uma única vez, ou apenas os anos que faltam para concluir esta etapa e obter seu diploma.

Existe idade máxima para fazer o EJA?

Não! Não existe uma idade máxima para fazer o EJA: qualquer pessoa com mais de 15 anos pode voltar à sala de aula para ser alfabetizado ou concluir seus estudos. Algumas instituições dividem as turmas conforme a faixa etária, para facilitar a realização de trabalhos em grupo e tornar a classe mais homogênea, principalmente nos casos de turmas presenciais. 

Contudo, turmas que contam com pessoas de diferentes idades também são muito ricas, pois os alunos podem aprender bastante com as diferentes vivências uns dos outros. Os mais jovens aprendem fatos históricos e mudanças na sociedade enquanto os mais velhos aprendem tecnologia e modernidades. 📱

Por que fazer o EJA?

Se você ainda não concluiu seus estudos, existem muitos motivos para se inscrever o quanto antes no Ensino de Jovens e Adultos. Veja os principais deles abaixo.

Obter o diploma de conclusão de ensino

Ao concluir os estudos por meio do EJA, o aluno recebe o diploma de conclusão daquela etapa do aprendizado, seja ela o Ensino Fundamental, seja o Ensino Médio. Em ambos os casos, trata-se de um diploma válido em todo o país, da mesma forma que os diplomas emitidos na educação tradicional.

Vale lembrar que, se você pretende prestar algum tipo de concurso público, o diploma de conclusão de curso será exigido, obrigatoriamente. E quanto maior for seu nível de escolaridade, melhores serão as vagas e as remunerações dos cargos em disputa.💸

Terminar os estudos em menos tempo

Uma das grandes vantagens do EJA é que ele pode ser concluído em um período de tempo muito inferior ao ensino tradicional. É possível terminar o Ensino Fundamental em apenas 2 anos e o Médio em apenas 1 ano e meio.

Dessa forma, a pessoa ganha tempo na conclusão dessa etapa da vida e pode se dedicar melhor a seus planos futuros. ⏳

Melhorar a capacidade intelectual

O acesso ao conhecimento transforma a vida das pessoas. Quem fica muito tempo sem estudar e volta por meio do EJA abre uma porta em sua mente para novas descobertas e habilidades. Afinal, a grade curricular do curso é elaborada de forma a promover o desenvolvimento dos alunos, não apenas em questões teóricas, como também nas práticas.

Sendo assim, ao concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, a pessoa tem uma melhor capacidade de raciocínio, além de contar com uma base maior de conhecimentos. Dali em diante, ela se torna capaz de ir muito além do que ia antes, pois tem mais confiança e segurança para isso.🔝

Melhorar as oportunidades de trabalho

Por fim, um dos motivos mais importantes de todos. As oportunidades de emprego para quem tem o Ensino Médio completo são sempre melhores do que as oferecidas para quem tem apenas o Ensino Fundamental. Isso também acontece entre quem não tem o Fundamental completo.

Ou seja, quanto maior for o seu nível de estudos, melhores serão as vagas. Isso reflete tanto no valor dos salários quanto na qualidade das atividades a serem realizadas.

Quem pode fazer o EJA?

Como foi dito ao longo deste artigo, qualquer pessoa com mais de 15 anos pode fazer o EJA de nível Fundamental e, a partir de 18 anos, de nível Médio. Além disso, o EJA é voltado para quem ainda não conseguiu terminar os estudos, logo a pessoa deve estar com o Fundamental ou o Médio incompletos para se inscrever.

Hora de voltar aos estudos!

O mais importante é não deixar a oportunidade de obter seu diploma passar! Com ele, muitas portas vão se abrir e um futuro muito melhor pode começar a ser desenhado para a sua trajetória. 🚀

Se você ainda não concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e quer riscar essa pendência da sua vida, inscreva-se no EJA pela Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados