Ciências Biológicas: licenciatura ou bacharelado?

Se você se considera uma pessoa curiosa, que deseja entender mais sobre plantas e animais, pesquisar sobre as várias formas de vida e gosta de estar em contato com a natureza, já deve ter ficado em dúvida entre Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas, certo?

Tanto o bacharel quanto o licenciado encontra ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Para fazer a melhor escolha, é essencial identificar suas expectativas em relação ao campo de atuação e conhecer o seu perfil.

Se está curioso para conhecer as diferenças entre Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas, continue a leitura! ?

Qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado?

A Licenciatura é uma formação que prepara os futuros profissionais para ensinar. Embora a carreira de professor seja, em muitos casos, vista como algo que depende da vocação da pessoa, o fato é que o curso dessa modalidade é estruturado para oferecer as ferramentas necessárias ao exercício dessa função.

Logo, ser professor é algo que se aprende na graduação, da mesma forma que tantas outras profissões. Os alunos estudam matérias específicas da Licenciatura e como se dá o processo de ensino-aprendizagem, ficando por dentro das várias metodologias e técnicas de ensino que já tiveram a eficácia comprovada. ?‍?

Todo o conhecimento é colocado em prática com os estágios supervisionados, em que o aluno tem a oportunidade de dar aulas para turmas do ensino médio e fundamental, sob a orientação de um professor.

Uma das maiores áreas de atuação para quem se forma em Licenciatura é a rede da educação básica, em escolas particulares e públicas. Em relação à rede pública de ensino, também há a oportunidade de fazer um concurso público e conquistar um cargo mais estável.

Uma das principais diferenças entre Bacharelado e Licenciatura está no foco de atuação. Enquanto a Licenciatura forma professores da educação básica, o Bacharelado prepara o profissional que pode atuar nos vários segmentos do mercado de trabalho.

Dessa maneira, pode-se afirmar que os bacharéis são profissionais generalistas, ou seja, podem exercer diferentes funções dentro do seu campo de formação. A grade curricular do curso abrange matérias práticas e teóricas que preparam os estudantes para atuar com pesquisas na área, indústrias, empresas, na saúde pública e em projetos voltados para o meio ambiente. ?‍?

Como são esses cursos para Ciências Biológicas?

Como vimos, o curso de Ciências Biológicas é oferecido em duas opções: Licenciatura e Bacharelado. Caso escolha a primeira alternativa, saiba que fará uma graduação que prepara o estudante para dar aulas na educação básica, ou seja, será professor de Biologia em escolas privadas e públicas.

A matriz curricular abrange além dos estudos de Biologia, matérias com foco na educação. Logo, tem um conteúdo programático que une vários tópicos da área, além de assuntos voltados para o campo pedagógico, como Metodologia de Ensino, Didática e Psicologia da Educação. ?

Além disso, os graduandos devem fazer estágio em escolas e projetos fora da faculdade para treinar a capacidade de ensinar e ter contato com o público. Eles saem em campo para conhecer colégios e observar como o professor passa os conhecimentos para os alunos do ensino médio e fundamental.

Um biólogo licenciado pode trabalhar em:

  • secretarias de Educação, como gestor ou consultor, cuidando de políticas públicas relacionados ao ramo;
  • empresas, ONGs e museus, como consultor ambiental, elaborando atividades educativas;
  • faculdades, trabalhando como pesquisador e professor, desde que complemente sua formação com mestrado e doutorado;
  • cursinhos pré-vestibulares, preparando os alunos para as provas dos vestibulares;
  • escolas de educação básica.

Já o Bacharelado em Ciências Biológicas prepara os estudantes para um trabalho diferente. Desse modo, os conceitos da Biologia são aplicados em pesquisas em laboratórios e para atuação em reservas naturais, indústrias, centros de pesquisa etc.

Durante a graduação, você terá a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, como projetos de extensão em laboratórios de pesquisa. Quem se interessa pelo Bacharelado deve se lembrar que quanto maior a quantidade de artigos científicos publicados durante o curso mais chances têm de ser aceito em um mestrado, por exemplo.

O trabalho de campo também é fundamental para o aprendizado. O aluno tem a oportunidade de visitar a fauna e a flora para absorver melhor os conceitos biológicos. Ao final da graduação, é necessário fazer estágios obrigatórios e elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

O bacharel em Biologia pode atuar em empresas de grande porte, como:

  • Ibama;
  • Petrobras;
  • Fiocruz;
  • EMBRAPA.

Além de estatais, existe a possibilidade de exercer a carreira de biólogo em clínicas veterinárias, hospitais, multinacionais, laboratórios, empresas alimentícias, etc. ?

O que avaliar para escolher a melhor opção?

Se você está em dúvida sobre qual modalidade escolher, tente refletir sobre a sua personalidade, em quais campos deseja trabalhar, com qual público quer atuar, etc. Caso seja uma pessoa observadora e goste bastante de pesquisa, saiba que o Bacharelado é o mais indicado.

Já se você gosta de um contato mais próximo com o público, se considera uma pessoa paciente, curte o campo da comunicação e sabe lidar com crianças e jovens de várias idades, vai se dar bem com a Licenciatura.

Independentemente da opção escolhida, o primeiro passo consiste em optar por uma instituição de ensino qualificada, que ofereça uma matriz curricular completa, corpo docente especializado e infraestrutura de ponta para você sair bem preparado para o mercado de trabalho. ?

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores especialistas, mestres e doutores experientes na área da Biologia. Além disso, oferecemos diferenciais exclusivos aos estudantes, como:

  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que oferece várias vagas de emprego e estágio;
  • diferentes formas de ingresso;
  • possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudo que diminui o preço das mensalidades. As principais opções incluem Bolsa Enem, Bolsa Transferência, Bolsa Primeiro Semestre, Bolsa Incentivo e Bolsa para servidores públicos e militares.

Faça Ciências Biológicas na Anhanguera!

Agora que já conhece as diferenças entre Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas, saiba que é essencial escolher uma instituição renomada para estudar. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um biólogo de destaque em empresas ou em sala de aula!

Gostou do post e quer estudar Ciências Biológicas em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados