Ciências Biológicas é um curso da área da saúde?

Afinal, será que a área das Ciências Biológicas é da saúde? Esse campo do conhecimento é responsável por estudar a vida — os seres vivos, a flora, a fauna, etc. — e a maneira como eles interagem com o meio ambiente. Logo, é um ramo voltado à pesquisa sobre a adaptação, a evolução e a origem dos organismos e à preservação dos recursos naturais.

Mas você sabia que esse campo também faz parte da área da Saúde? Desse modo, os profissionais podem trabalhar em muitas especialidades clínicas, exercendo suas atividades em laboratórios e hospitais, por exemplo. Neste post, vamos explicar a relação entre Ciências Biológicas e saúde e as principais áreas de atuação do biólogo. Confira!

Em qual área atua o formado em Ciências Biológicas?

A faculdade de Ciências Biológicas pode ser dividida em dois tipos de graduação: Licenciatura e Bacharelado. No primeiro, os alunos estudam para dar aulas para ensino fundamental ou médio e, caso façam mestrado e doutorado, podem chegar ao ensino superior. 👩‍🏫

Já o bacharel em Biologia trabalha em diferentes ramos das Ciências Biológicas. Ou seja, um perito com essa formação tem um vasto campo de atuação na indústria. Nas duas formações, os biólogos estudam as diferentes formas de vida, desde a macroscópica até a microscópica.

Os profissionais do ramo são fundamentais na descoberta de aplicações na Medicina, na produção de bebidas e no desenvolvimento de medicamentos. Então, podemos afirmar que os biólogos atuam em diferentes áreas, desde o ensino, passando pela indústria, até em segmentos como sustentabilidade, o que abre espaço para o setor privado e público. 🥼

Quem faz Biologia pode trabalhar na área da Saúde?

Se você está em dúvida se os biólogos podem exercer suas atividades na área da Saúde, saiba que a resposta é sim! Nesse caso, é importante ter o registro no CRBio (Conselho Regional de Biologia) para desempenhar suas funções nesse campo.

Abaixo, você vai conhecer as principais possibilidades de atuação do biólogo que trabalha na área da Saúde. Confira!

Aconselhamento Genético

Quem trabalha com aconselhamento genético é responsável pela análise de heredogramas e levantamento do histórico familiar. Os profissionais também fazem a estimativa de riscos de ocorrência de doenças genéticas, tendo como base diagnósticos médicos e resultados de exames.

Por fim, é possível atuar como divulgador científico na difusão de informações educativas sobre conduta, exames, mecanismos de herança e doenças genéticas. 🧬

Análises Citogenéticas e Citopatológicas

O trabalho em centros de pesquisa ou laboratórios particulares compreende os estudos dos cromossomos em relação a sua função, organização, morfologia, evolução e variação. Ou seja, caso queira seguir carreira nessa área, trabalhará com a identificação de síndromes cromossômicas a partir da análise do cariótipo dos pacientes.

Nesse caso, é possível identificar problemas como Síndrome de Turner, Síndrome de Down e Síndrome de Klinefelter. Além disso, os profissionais conseguem detectar lesões inflamatórias, alterações hormonais e infecções por microrganismos.

Saúde Pública

Os biólogos também podem atuar realizando termos de responsabilidade, cadastros, emissão de licenças e vistorias. Outra função consiste no controle de qualidade da água, alimentos e de abastecimento público.

Quais são as áreas em que o formado em Ciências Biológicas atua?

Como vimos, o curso de Ciências Biológicas também faz parte da área da Saúde, e os profissionais podem exercer suas funções nesse setor. Agora, você vai conhecer outros campos de atuação em alta. Confira!

Ensino

Com a formação em Licenciatura, os biólogos podem trabalhar na sala de aula enquanto professores. Ao se graduar nesse formato, é possível dar aulas de Biologia para turmas do ensino médio e fundamental, bem como para o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Durante a atuação, é importante desenvolver habilidades que vão além das Ciências Biológicas, como nas áreas de Metodologia de Ensino e Didática. Como comentamos, caso queira continuar os estudos e fazer uma pós-graduação, também pode se capacitar para dar aulas no ensino superior.

Bioinformática

A Bioinformática está entre as principais áreas de atuação do biólogo. Sua função principal é facilitar as descobertas e pesquisas por meio de conhecimentos relacionados à tecnologia da informação.

Os profissionais com interesse em Bioinformática devem gostar de conteúdos mais precisos e técnicos, como Ciência da Computação, Estatística e Matemática. Dominar análise de dados e ferramentas de cálculo também é essencial para manipular uma grande quantidade de informações. 💻

Biologia Forense

A Biologia Forense une os saberes da Ciência Forense com a Biologia. O biólogo forense pode analisar evidências obtidas na cena de crimes, provenientes tanto das vítimas quanto do suspeito, para auxiliar a solucionar o mistério e a chegar a conclusões sobre o caso.

As evidências podem envolver cabelos, plantas, restos de animais, fluidos corporais, etc. O profissional realiza a coleta para entender a relação das evidências com o crime.

Microbiologia

A Microbiologia é o campo responsável pelos estudos da fisiologia dos microrganismos e de suas interações com o homem e outros animais. Bactérias, vírus e protozoários são analisados para o desenvolvimento de vacinas e drogas, conservação e produção de alimentos, controle de agentes patológicos e tratamento da água. 🦠

Não é à toa que a Microbiologia é fundamental em diversos espaços, desde as empresas de agropecuária até as grandes indústrias. Sua aplicação também é comum em centros de pesquisa, laboratórios e hospitais.

Meio Ambiente

Por os biólogos terem amplos conhecimentos de ecossistemas e espécies, eles são profissionais muito requisitados nos dias de hoje. Como a preservação e a causa ambiental são temas pautados com bastante recorrência, é essencial que os profissionais compartilhem conhecimentos em prol dessa causa.

Setores ligados à pesquisa e empresas tem investido cada vez mais em biólogos para atender essa pauta ambiental.

Agora é com você!

Agora que já sabe se a área das Ciências Biológicas é da Saúde, saiba que, para obter a melhor formação superior e conquistar ótimas vagas de emprego, é importante estudar em uma boa faculdade.

Na Anhanguera, você encontrará diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença:

  • corpo docente qualificado;
  • laboratórios de ponta;
  • facilidades para encontrar um estágio por meio do Canal Conecta;
  • bolsas de estudos que diminuem o preço das mensalidades!

Gostou do post e quer fazer o curso de Ciências Biológicas na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.