Por que o Bacharelado tem se tornado uma opção para licenciados?

bacharel para licenciados

Conquistar um espaço de destaque no mercado de trabalho é tudo que os profissionais mais querem. Afinal, é com essa posição que eles percebem os maiores retornos em suas carreiras: reconhecimento entre os colegas, um salário atrativo e acima da média nacional, boas condições de atuação e assim por diante.

Como você já deve saber, a educação superior é muito importante nessa conquista, pois dá a base necessária para uma atuação de qualidade. Nesse cenário, alguns estudantes que já deram início a essa dedicação ficam com uma dúvida comum: Bacharelado para licenciados é um investimento que vale a pena?

De fato, essa é uma alternativa bem interessante e, neste conteúdo, veremos um pouco mais o motivo. Siga com a gente e potencialize a sua formação de bacharel para licenciado!

Por que o Bacharelado tem se tornado uma opção para licenciados?

Entre as primeiras vantagens do Bacharelado para licenciados podemos ressaltar a ampliação das áreas de atuação. Se o profissional é professor no ensino médio e percebe que consegue fazer mais pelo mercado, dá para trabalhar em empresas e em outras instituições com essa nova formação.

A importância desse segundo diploma ganha ainda mais evidência quando pensamos na alta concorrência por vagas de emprego. No cenário em que os melhores profissionais se destacam, ter conhecimentos complementares leva você a uma atuação estratégica e, consequentemente, valiosa para os futuros empregadores.

Mesmo com um trabalho extremamente relevante para a sociedade, nem sempre os professores têm o maior dos salários. Nesse caso, o Bacharelado para licenciados pode ser uma boa para quem deseja aumentar os rendimentos e ter um emprego com remuneração mais atrativa.

Então, nesse sentido, dá até para dizer que o contrário também é muito válido: a Licenciatura para bacharéis. Inclusive, aqui na Anhanguera, temos uma opção interessante para quem deseja seguir na mesma área. A Formação Pedagógica ajuda quem fez o Bacharelado a se especializar na docência para dar aulas.

Quem faz Licenciatura pode fazer Bacharelado?

Quem escolheu um curso de Licenciatura, possivelmente, tinha interesse em educar crianças e jovens em alguma das matérias do ensino básico. Mas nada impede que esse profissional queira buscar novos caminhos para sua carreira depois de formado. Por isso, é possível fazer o Bacharelado, mesmo sendo licenciado.

Vale lembrar que não é necessário fazer essa segunda graduação na mesma área de atuação, como vimos. Se você tem um diploma de Licenciatura em Matemática, por exemplo, pode tanto ir para as áreas da tecnologia que são afins, como é o caso da Ciência da Computação, quanto mudar os rumos para fazer Direito.

De toda forma, se você pensa se vale a pena fazer uma segunda faculdade, saiba que essa é uma decisão bem válida para a sua carreira. Lembre-se sempre de que conhecimentos adquiridos nunca são demais, certo?

Qual é a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

Bacharel, Licenciatura e Tecnólogo são alguns dos termos bem frequentes em conversas sobre graduação. Mas deu para entender a diferença entre eles? De toda forma, vamos recapitular:

  • Bacharelado: é uma formação superior com duração de 3 a 5 anos que tem como objetivo ensinar as principais tendências e desafios do mercado na área. Conta com a prática em diferentes segmentações como forma de complementar o aprendizado. Com o diploma em mãos, o estudante se torna bacharel;
  • Licenciatura: tem duração e vantagens semelhantes à do Bacharelado, mas forma licenciados. São os profissionais que se dedicam à formação de cidadãos no ensino básico, atuando como professores. A principal diferença está nas disciplinas de docência, didática e pedagogia que eles acompanham na faculdade;
  • Tecnólogo: aqui, a proposta é um aprendizado totalmente segmentado em uma área, com curta duração. Assim, o estudante pode ingressar mais rápido no mercado.

Mas, para este conteúdo, vamos voltar a nossa atenção às duas primeiras alternativas. Como vimos, o Bacharelado para licenciados é um investimento interessante para sua carreira. Quer entender mais a fundo?

Vamos pegar o exemplo de Licenciatura e Bacharelado em Biologia. A base para as duas formações será a mesma: o estudo dos seres vivos. Mas enquanto a primeira vai formar o profissional para ministrar aulas, a segunda foca uma atuação em empresas, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e assim por diante. Agora imagine só fazer as duas! Vai se tornar o biólogo mais completo do mercado de trabalho, não acha?

Isso acontece igualmente com quem busca a Educação Física na Anhanguera. Sabendo que terá a mesma qualidade de formação nos dois formatos, basta o estudante entender se deseja se tornar professor na educação básica com a Licenciatura ou um educador físico, com o Bacharelado.

Porém, nada impede de, após cursar um, obter o diploma do outro, tendo uma formação completa — e mais rápida, pois é possível aproveitar diversas disciplinas. Veja mais sobre isso a seguir!

É possível conquistar os dois diplomas?

Sim. Se é tão vantajoso complementar a formação, por que escolher entre Bacharelado ou Licenciatura se você pode fazer os dois, certo? Então, não deixe de seguir esse caminho, caso queira ter uma atuação completa na sua área ou mesmo mudar de carreira.

Vale lembrar que, se optar por formações no mesmo segmento, como vimos o caso da Educação Física e das Ciências Biológicas, o tempo da graduação pode ser reduzido. Afinal, algumas disciplinas são comuns entre o Bacharelado e a Licenciatura, para introduzir os principais conceitos e práticas da área.

Em alguns casos, é possível até cursar os dois formatos ao mesmo tempo. Porém, aspectos importantes precisam ser considerados. O primeiro é se a faculdade do seu interesse oferece essa opção. Já o segundo é sua disponibilidade para dedicação. Será um período bem puxado, exigindo muita organização e fôlego para aprender todas as matérias com qualidade.

Tenha sempre em mente o seu objetivo. Muito além de ter dois diplomas, você quer mesmo é ter os diferenciais na carreira e uma atuação completa. Então, considere o que funciona melhor para a sua rotina.

Dê um salto na carreira!

O Bacharelado para licenciados é uma opção bem válida, principalmente quando você escolhe uma faculdade de excelência para cursá-lo. Para garantir os benefícios da segunda graduação, conte com a Anhanguera. Além do aprendizado completo, terá nossos diferenciais de ensino, que incluem a parceria com o Canal Conecta, as Trilhas de Carreira, as Aulas Destaque e muito mais!

Então, está esperando o que para estudar com a gente? Faça a sua inscrição na segunda graduação e tenha mais chances de sucesso na sua área de bacharel para licenciado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 70

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados