Entenda o que faz um auxiliar veterinário

auxiliar veterinário

O auxiliar veterinário é uma das principais opções de atuação para quem faz o curso de Medicina Veterinária. O profissional pode prestar serviços para o mercado pet como empregado ou empreendedor. 

Ele é o responsável por cuidar dos animais sob a supervisão do veterinário. No geral, o mercado é amplo e oferece muitas oportunidades de crescimento, sendo possível desenvolver uma carreira de sucesso.

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre a profissão e o que faz um auxiliar veterinário. Confira!

O que é auxiliar veterinário?

A carreira como auxiliar veterinário está em alta, sendo uma excelente opção para quem busca boas vagas, sucesso e crescimento profissional. Isso porque os avanços tecnológicos na Medicina Veterinária têm ajudado não apenas pessoas, mas também animais a viverem com maior qualidade de vida. 

Quem se qualifica no setor pode trabalhar em clínicas, hospitais veterinários, pet shops, instituições de resgate animal ou lojas e empresas que prestam serviços de cuidado a pets. 

No geral, o auxiliar atua em conjunto com médicos veterinários e laboratórios. Ele tem como atividades principais o auxílio em cirurgias, procedimentos e curativos, além de apoio nas técnicas aplicadas nos animais. 

Atualmente, a profissão é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego. Por representar uma excelente oportunidade a quem gosta e tem aptidão com animais, é importante realizar um curso auxiliar antes da faculdade para ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

E quem já está cursando o ensino superior, o estágio em Medicina Veterinária é, sem dúvidas, o primeiro passo para desenvolver experiência. Com ele, o profissional aperfeiçoa as habilidades e as competências exigidas para conquistar uma carreira de sucesso.

Para conseguir uma vaga, você pode contar com a ajuda de portais de empregabilidade disponibilizados pelas faculdades, como o Canal Conecta, aqui da Anhanguera. Além disso, as faculdades geralmente oferecem programas e infraestrutura para facilitar o aprendizado do futuro profissional.

Quais são suas funções?

As responsabilidades do auxiliar veterinário podem variar de acordo com o local de trabalho em que atua. Mesmo assim, é preciso ter conhecimento em diversas áreas para prestar um serviço de qualidade e, com isso, ser mais valorizado pelos empregadores.

Veja, a seguir, quais são as principais funções do auxiliar veterinário:

  • ajudar o médico veterinário em tarefas de assistência clínica, diagnóstico, urgências e intervenções cirúrgicas;
  • preparar os materiais para as intervenções de diagnóstico e assistência clínica;
  • manter o laboratório, a sala cirúrgica, o consultório e a área de hospitalização sempre funcional, limpa e organizada;
  • preparar e realizar a contenção de animais em consultas, tratamentos e hospitalização;
  • cuidar da higiene dos animais;
  • realizar a gestão de estoque do local de trabalho;
  • fazer contatos comerciais com fornecedores;
  • atender e recepcionar clientes;
  • marcar consultas;
  • preencher fichas de clientes e de seus animais;
  • cuidar temporariamente de animais de companhia.

Sendo assim, o auxiliar veterinário é um profissional essencial para o mercado pet, representando uma profissão crescente e o início da jornada para quem pretende ingressar na área de veterinária.

Como anda o mercado atual para esse profissional?

Com o desenvolvimento da Medicina Veterinária, o auxiliar veterinário conta com uma série de oportunidades de ascensão na carreira. Existe a possibilidade, por exemplo, de se especializar em curativos, instrumentação cirúrgica, dentre outras atividades que fazem parte do cotidiano da profissão. 

Para se destacar e concorrer às melhores vagas, o profissional deve contar com algumas competências e habilidades. Ser comunicativo, dedicado, responsável e ter boa disposição física são alguns dos aspectos que diferenciam o candidato diante dos empregadores.

No geral, como comentamos, o auxiliar veterinário atua em pet shops, clínicas e hospitais de atendimento a animais. Mas ele também pode prestar serviços em ONGs (Organizações Não Governamentais) instituições que resgatam e cuidam de animais de rua e, até mesmo, empreendendo com um negócio próximo. São inúmeras as opções de crescimento, e quem deseja aproveitar a alta do mercado deve buscar por qualificação quanto antes.

Qual é o salário desse profissional?

Atualmente, a média salarial de um auxiliar veterinário é de R$ 1.371,68*, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Dependendo do órgão ou da instituição em que atua, da experiência profissional e da dedicação, o salário pode aumentar de forma considerável.

Além disso, quando o auxiliar veterinário se especializa em determinadas funções, como a assistência cirúrgica, passa a ser mais valorizado no mercado, permitindo mais realização e sucesso na carreira. 

Como se tornar um auxiliar veterinário?

Para se tornar um auxiliar veterinário, é fundamental contar com uma instituição de ensino de qualidade para iniciar os estudos e, com isso, se preparar para o mercado. 

Aqui na Anhanguera, oferecemos laboratórios especializados e clínicas-escola, disponibilizando uma infraestrutura completa para que os alunos desenvolvam as atividades teóricas e práticas da melhor forma. 

O curso de Medicina Veterinária na Anhanguera é dividido em ciclos: formação básica e formação profissional. A primeira conta com conhecimentos gerais em saúde e biologia, estudo da anatomia animal e de questões humanísticas, comportamentais e ecológicas.

Já a segunda é destinada à atuação técnica, ao estudo da reprodução animal, medicina veterinária preventiva, clínica veterinária, além de inspeção de produtos de origem animal.

As matérias de Medicina Veterinária são definidas de acordo com os avanços tecnológicos e com a demanda do mercado de trabalho. Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas da graduação:

  • Anatomia dos Animais Domésticos;
  • Avicultura e Suinocultura;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Clínica Cirúrgica Veterinária;
  • Semiologia;
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária;
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Nutrição Animal;
  • Piscicultura e Economia;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Para ter uma formação acadêmica completa e de excelência, ainda é importante que o aluno reflita e analise situações e problemáticas que fazem parte da rotina profissional de sua futura área de atuação. 

Venha construir seu futuro na Anhanguera!

Responsabilidade social e educação ambiental devem fazer parte dos estudos e do conhecimento adquirido pelo estudante na faculdade de Medicina Veterinária. Com isso, será possível se tornar um auxiliar veterinário de sucesso, com ampla experiência e responsabilidade, quesitos fundamentais para se destacar em qualquer profissão.

Aproveite a visita e inscreva-se no curso de Medicina Veterinária da Anhanguera agora mesmo para garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho!  

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.