Autodesk Revit: como é usado no curso de Arquitetura?

estudante de arquitetura com software

Se você é daqueles estudantes que gostam de pesquisar tudo sobre o curso de Arquitetura para se preparar da melhor forma possível, temos um recurso a apresentar. O Autodesk Revit é um software amplamente utilizado em certas graduações — como Arquitetura, Engenharia e Design — com o intuito de otimizar a elaboração de projetos.

Afinal, projetos ligados aos três cursos precisam de esboços antes de saírem do papel, certo? O programa ajuda a visualizar o todo, a planejar as próximas etapas e a propor alterações quando necessárias. Um dos principais benefícios, aliás, é o melhor uso do tempo para a criação.

Por isso, além de apresentar a ferramenta, vamos mostrar as funções mais utilizadas, explicar como ela funciona dentro da Arquitetura e compartilhar as vantagens com os futuros arquitetos. Quer saber o que o Autodesk Revit faz? Continue a leitura!

O que é o Autodesk Revit?

Algumas formações do ensino superior demandam o apoio de softwares. Seja qual for o seu preferido, eles foram criados com o objetivo de otimizar o dia a dia dos estudantes na faculdade e também no mercado de trabalho, onde quer que atuem posteriormente.

Desenvolvido pela Autodesk, temos o Autocad (CAD) como um dos nomes mais conhecidos do mercado AEC — Arquitetura e Engenharia Civil — no mundo todo. Geralmente, os desenhos técnicos são desenvolvidos em duas dimensões e, depois, complementados por um software para a modelagem em 3D.

É aqui que entra o Autodesk Revit, um dos recursos mais utilizados por arquitetos e engenheiros para criar modelos virtuais em três dimensões. Diferentemente do SketchUp para Arquitetura, por exemplo, o programa é baseado na tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações de Construção).

De forma resumida, ela permite a gestão do fluxo das informações referentes ao projeto — com maior precisão — em todo o ciclo da edificação. Com isso em mente, o Autodesk Revit pode ser definido como uma plataforma para construção virtual baseada na construção real, com atualizações em tempo real.

Quais são as principais funções desse programa?

Seja o Autodesk Revit 2019, versões anteriores ou mais recentes, o programa permite criar projetos arquitetônicos e estruturais, bem como sistemas complementares — hidráulica, elétrica etc. Graças à tecnologia BIM, as paredes da simulação de uma obra podem carregar dados detalhados — espessura, material, volume, custo, entre outras características.

É possível planejar e projetar plantas, construir maquetes eletrônicas e gerenciar simulações, tudo de forma integrada. Ao integrar diferentes facetas do projeto, o software incentiva o trabalho colaborativo entre arquitetos e engenheiros:

  • visualização do projeto em 3D e possibilidade de renderização na nuvem;
  • modelagem arquitetônica para construções de múltiplos andares por meio da criação de conceitos artísticos, plantas e perspectivas (incluindo paredes, portas, janelas e demais componentes);
  • realização de análises de desempenho da construção com insights sobre aproveitamento de luz natural, custos com manutenção, entre outros;
  • acesso à biblioteca de recursos da Autodesk;
  • compartilhamento do trabalho para melhor interação entre as áreas, além de possibilitar anotações no projeto para a troca de ideias.

Enquanto os engenheiros estruturais podem modelar conexões com maior nível de detalhe a fim de analisar o comportamento da estrutura, as partes mecânica, hidráulica e elétrica também contam com recursos adicionais. No Autodesk Revit, podemos projetar complexos de dutos e tubulações, além de sistemas elétricos e hidráulicos.

Como ele funciona?

O Autodesk Revit para estudantes é uma ferramenta a mais para entender as etapas de um projeto arquitetônico. Com a visualização em 3D, os futuros arquitetos podem ver um prédio ou uma loja, por exemplo, em um modelo virtual que simula uma construção real. Graças ao viés colaborativo, os cursos de Arquitetura e de Engenharia podem realizar entregas conjuntas.

Isso significa que todos — arquitetos e engenheiros — podem trabalhar em seus arquivos (ou importar de outros programas da Autodesk, como o CAD) e referenciá-los em um modelo unificado. Plantas, tabelas e legendas são interligadas, enquanto qualquer alteração pode ser acompanhada em tempo real e com precisão.

Você conhece os componentes paramétricos? Eles funcionam como famílias de formas, sem a necessidade de conhecer os códigos de programação. Além disso, a interoperabilidade permite importar, exportar e anexar dados nas principais extensões usadas pela indústria.

Quais são as vantagens do Autodesk Revit?

Um dos principais benefícios do programa é contar com uma plataforma multidisciplinar, que possibilita fazer a documentação de todo o modelo virtual em um único ambiente. Isso a torna eficiente, além de ser intuitiva e de otimizar a entrega final do projeto.

Vale destacar também que você pode testar a viabilidade da construção em todas as etapas da obra, criar uma tabela de preços (automática) conforme o volume de materiais e identificar possíveis erros de estrutura. Vamos ver mais:

  • projeto integrado com acompanhamento em tempo real das alterações;
  • redução de tempo gasto em tarefas desnecessárias e otimização das entregas;
  • desenvolvimento de projetos mais rápidos;
  • controle maior do fluxo de informações em todas as etapas — planilhas orçamentárias e quantitativas, cortes automáticos, indicação de erros, perspectivas diversas etc.;
  • interação simultânea entre arquitetos e engenheiros;
  • padronização dos documentos e melhor gestão das equipes envolvidas.

Qual é a sua importância para estudantes de Arquitetura?

Contar com os melhores recursos durante o curso de graduação pode impactar na colocação profissional e no quanto ganha um arquiteto. Afinal, ter um bom preparo é essencial para quem quer conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Os alunos não usam o software apenas para ganhar agilidade, entre outras vantagens que mostramos no tópico anterior. Eles também podem utilizar a tecnologia disponível para elaborar etapas elementares ao longo do projeto.

Os alunos do curso de Arquitetura aqui da Anhanguera têm acesso gratuito ao Autodesk Revit em nossos laboratórios especializados, podendo conhecer as etapas de um projeto arquitetônico a fundo. Com uma curva de aprendizado alta, o programa contribui para educar os novos profissionais. Também auxilia a prepará-los para a chegada em empresas, em construtoras e em escritórios especializados (ou até mesmo no seu negócio próprio) com o conhecimento necessário para se destacarem, enquanto poupam tempo e esforço.

Quer saber mais informações sobre os softwares da área? Conheça o CorelDRAW para Arquitetura e fique por dentro das ferramentas que podem elevar o seu potencial de aprendizado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados