Conheça 4 atribuições do Fisioterapeuta na UTI!

fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um profissional muito importante para vários tipos de tratamento. Quando alguém sofre um acidente ou passa por um processo cirúrgico muito invasivo, é quase certo que vai precisar de assistência para facilitar a recuperação. Basta olhar algumas das atribuições do fisioterapeuta na UTI e tudo isso fica bem claro.

Diferentes áreas da fisioterapia enfatizam diferentes formas de tratamento, como a fisioterapia respiratória, traumato-ortopédica, entre outras. 

E muitas delas são chamadas para as Unidades de Tratamento Intensivo, para auxiliar na recuperação de pacientes em estado grave ou com grande dificuldade funcional. Confira aqui as principais atribuições do fisioterapeuta na UTI.

1.      Faz a avaliação e monitoramento do paciente

Boa parte do trabalho em uma UTI é de acompanhamento. Ficar de olho no paciente, ver se a sua saúde está melhorando e ajustar os tratamentos com base nessas observações. Exames e testes de rotina são muito importantes em qualquer tratamento prolongado.

Essa parte do trabalho tem mais a ver com uma rotina. Conversar com cada paciente, checar sua respiração, pressão e movimentos, perguntar se estão sentindo algo diferente, etc.

2.      Previne disfunções resultantes da internação

Pacientes internados por um período prolongado correm o risco de desenvolver alguma deficiência. Ficar deitado o dia inteiro, por exemplo, pode levar a mudanças de postura e perda de músculos.

Para lidar com isso, uma das atribuições do fisioterapeuta na UTI é trabalhar com o paciente para prevenir essas disfunções. Realizar exercícios regulares, mas que ainda estejam dentro das limitações impostas pela doença e pelo tratamento.

3.      Aplica métodos para acelerar a recuperação do paciente

Falando em exercícios, eles também podem ser uma parte ativa da recuperação do paciente. Se uma doença causa danos aos pulmões ou ao sistema cardiovascular, o fisioterapeuta vai dedicar seu tempo para aplicar técnicas que melhorem a respiração, fortaleçam os músculos pulmonares e o coração.

Isso também vale para casos de pacientes com disfunções motoras. Alguém que perdeu um membro, por exemplo, vai passar por todo um processo de adaptação até conseguir se mover e trabalhar normalmente, com ou sem a ajuda de próteses. E o fisioterapeuta garante que a recuperação seja mais rápida e segura.

4.      Atua ao lado de uma equipe multidisciplinar no tratamento

As atribuições do fisioterapeuta na UTI são importantes por que ele trabalha junto a vários outros profissionais de saúde. 

Todas as matérias de fisioterapia que você aprende na faculdade dialogam com o papel dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O esforço conjunto de todas essas disciplinas é o que garante uma recuperação mais rápida em unidades de tratamento intensivo.

Se você quere fazer faculdade nessa área, além de pesquisar quanto ganha um fisioterapeuta, também é bom entender sua atuação. Por isso, conhecer as atribuições do fisioterapeuta na UTI é muito importante para seguir na carreira. 

É bem provável que você trabalhe em uma unidade dessas, pois há grande demanda por profissionais que auxiliam na recuperação física após cirurgias, acidentes ou doenças graves.

De o ponta pé inicial na sua carreira de Fisioterapeuta na Anhanguera!

Se você já escolheu a Fisioterapia como o seu curso, agora é o momento certo para realizar o seu sonho. Faça sua inscrição no Vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados