Para fazer Arquitetura precisa saber desenhar? Nós contamos!

Bolsa para Arquitetura

Existem muitos cursos hoje que misturam arte com processos técnicos. Um bom exemplo disso é a área de arquitetura e urbanismo, na qual você aprende a planejar e projetar espaços pensando em seu visual, conforto, estética e funcionalidade, tudo ao mesmo tempo. 

Porém, uma das primeiras dúvidas dos futuros profissionais, além de quanto ganha um arquiteto, é: para fazer arquitetura, precisa saber desenhar?

Não é uma pergunta incomum. A imagem popular de um escritório de arquitetura é de vários profissionais fazendo esboços, pesquisando imagens e criando aquelas imagens em perspectiva. 

Não é todo mundo que sabe fazer essas coisas. Mas, dependendo de como você imagina a carreira em arquitetura, isso pode nem ser tão relevante assim. Acompanhe e entenda melhor.

Como o desenho técnico é diferente do artístico?

A primeira coisa que você precisa entender é que desenho técnico e artístico são coisas bem diferentes. Um artista cria sua obra pensando nas cores e formas como uma maneira de se expressar ou de capturar uma imagem. A técnica é usada para gerar sentimentos no observador.

No desenho técnico, o objetivo é criar uma imagem que possa ser traduzida em algo real. Ele é como um manual de instruções que ilustra como o projeto deve ficar depois de entregue, incluindo medidas, materiais e toda a parte técnica.

Quem faz arquitetura precisa saber desenhar?

Considerando as duas definições acima, podemos dizer que sim, para fazer arquitetura, você tem que aprender a desenhar um pouco, mas não do jeito tradicional. O foco principal está no desenho técnico, que precisa ser legível em primeiro lugar.

Isso também não muda o fato de que a arquitetura é uma área criativa. Você vai sim colocar bastante arte nos seus projetos, com materiais e proporções únicas. Mas o seu desenho não é essa obra de arte. O projeto final é que vai ser.

O desenho na arquitetura tem que ser a mão?

Com toda a tecnologia disponível hoje, é mais provável que você monte seus projetos de arquitetura no computador no lugar de usar só papel quadriculado. O que é ótimo! É bem mais fácil olhar um modelo 3D de vários ângulos do que em uma folha de papel. Pensando em quanto custa uma faculdade de arquitetura, só esse material já pesa bastante.

Mas o digital não substitui o desenho a mão por completo. Primeiro, existe a importância de entender os fundamentos. Praticar o seu desenho técnico na arquitetura ainda no papel é um bom exercício para interpretar a imagem e saber como transmitir a sua ideia.

Segundo, em alguns projetos, é mais prático apenas fazer o seu esboço a mão e trocar ideias logo de cara do que esperar por um modelo digital completo. Quanto mais rápidas forem as iterações no começo, melhor.

E se eu não souber desenhar?

Desenho técnico e artístico têm uma coisa em comum: exigem prática. Você não precisa chegar no curso de arquitetura dominando toda a parte técnica, só alguns fundamentos, como ponto de desaparecimento, proporções e coordenadas. O resto você vai pegar com a prática.

Se você quer cursar arquitetura, precisa saber desenhar ao menos um pouco. O suficiente para colocar suas ideias no papel com clareza para que outras pessoas possam ajudar você a transformá-las em realidade. Dependendo da área da arquitetura na qual atuar, um pouco de desenho artístico também pode ajudar.

Que tal fazer sua graduação em arquitetura na Anhanguera?

Com certeza, agora você entende melhor sobre como funciona o desenho dentro da arquitetura, certo? Nós, da Anhanguera, temos a graduação de arquitetura e urbanismo e estamos à disposição para verificar qualquer dúvida que tenha.

Aproveite e se inscreva em nosso vestibular online! Realize seu sonho da fazer o curso de arquitetura e urbanismo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados