Áreas da Matemática: conheça as possibilidades de atuação profissional!

Áreas da Matemática

Ao considerar um curso superior, talvez você até pense na Matemática. Mas aí vem aquele medo, por achar que a atuação do profissional da área pode ser restrita — afinal, você pode pensar que não existem tantas áreas da Matemática assim. Na verdade, existem muitas opções. O curso de Matemática não forma apenas professores, mas profissionais versáteis.

Como muitos deles estão espalhados por outras áreas, é comum não sabermos que um pesquisador, economista ou designer de produto famoso (isso mesmo, até os designers!) tem a ciência dos números como formação acadêmica.

Para você, essa ideia preconcebida sobre os matemáticos muda agora. Bateu a curiosidade pra saber sobre profissões em alta na Matemática? Então, vem com a gente que vamos apresentar a você várias!

Saiba quais são as áreas da Matemática em alta!

Essa diversidade de opções profissionais se deve, principalmente, à grade curricular de Matemática. Ela contempla matérias específicas, como cálculo, mas também abrange Estatística, Análise, Lógica e muito mais.

O ciclo básico de formação reúne as disciplinas denominadas psicossociais, que levam em consideração a vivência dos alunos. São conteúdos que preparam o matemático para lecionar. Depois, no ciclo profissionalizante, estão os conteúdos voltados à carga horária técnica, que capacitam para várias das áreas citadas neste artigo.

A seguir, você confere as áreas da Matemática que estão em alta.

Docência

Dar aula, por si só, já é uma opção abrangente para o matemático. Afinal, o que não faltam são vagas no Ensino Fundamental, Médio e nas faculdades, além das cadeiras em cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

A Matemática é ensinada em praticamente todos os cursos de Ciências Exatas, e isso inclui Física, Engenharia, Computação e tantas outras formações. Os salários do profissional variam conforme são mais especializados os cursos que ele oferece, e ele próprio deve se aprofundar progressivamente quando pretende seguir carreira acadêmica.

Pesquisas

Por falar em carreira acadêmica, ela comporta também o ramo das pesquisas. É claro que, no Ensino Superior, todos os pesquisadores também devem lecionar. Essa é a maneira de o conhecimento matemático mais técnico ser disseminado nas instituições.

A pesquisa matemática é árdua, pois envolve um conhecimento enorme dos fundamentos da disciplina, aliado a conceitos ultra técnicos.

É bom lembrar que é por meio do desenvolvimento do pensamento matemático e das fórmulas que certas evoluções científicas são possíveis. A Matemática impulsiona as Engenharias, que revolucionam a tecnologia e mudam a vida das pessoas.

Biomatemática

Essa disciplina está inserida em uma das áreas da Matemática Aplicada. Como o nome sugere, Biomatemática é a união da ciência dos números com a Biologia na busca de respostas sobre a vida e o funcionamento do organismo dos seres vivos.

Essa união funciona, por exemplo, para o cálculo dos dados estatísticos coletados pelos biólogos. Em alguns casos, as fórmulas desenvolvidas pela Matemática são utilizadas para prever o comportamento microscópico. Nesse sentido, é especialmente importante a aplicação dos logaritmos no contexto biológico.

Design de Produtos

Com certeza, você estranhou ver esse setor como uma das possíveis a quem se forma em Matemática. Mas a verdade é que o design, de forma geral, depende dessa disciplina. Ela está no estudo das proporções, nas medidas e em tantas fórmulas que são necessárias para criar um modelo 3D de qualquer produto a ser comercializado.

Além disso, a Geometria é constantemente utilizada para definir formatos e harmonizar a estrutura geral dos projetos.

Economia e Mercado Financeiro

Se tem uma coisa que não falta no mercado financeiro são matemáticos. Os consultores costumam ser formados em Matemática com especialização em Estatística, um dos segmentos da chamada Matemática Aplicada. Esse segmento movimenta milhões todos os meses, chegando a definir mesmo a saúde econômica de um país e os rumos do governo.

Ciência da Computação

Embora seja uma formação à parte, o ramo da Ciência da Computação não só está cheio de profissionais da Matemática, como depende dela para avançar. Algoritmos, Modelagem de Dados, Engenharia de Software, cálculos de inteligência artificial… a lista de assuntos que envolve a ciência dos números é extensa.

Dava para fazer outra lista enorme com profissões ligadas à tecnologia que precisam do trabalho dos matemáticos. Hoje em dia, estar em um ramo que se relaciona com tecnologia é uma grande vantagem. Tenha isso em mente ao decidir seu curso superior.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

É importante conhecer um pouco mais a fundo um setor antes de se decidir por uma graduação. As profissões são cercadas de ideias preconcebidas e clichês que acabam formando uma série de mitos e atrapalhando a escolha.

Também é essencial conhecer a faculdade onde você pretende estudar, pois isso determina a qualidade do curso e seu futuro no mercado. Na Anhanguera, muitos alunos já se formaram na área de Matemática, e sabemos do potencial da profissão.

Mais que isso, com o tempo, fomos entendendo que estratégias pedagógicas dão mais certo e cortam caminhos para os nossos alunos. Uma delas é a oferta de Matemática EaD e os cursos semipresenciais, que fazem a vida dos estudantes mais prática.

Durante a faculdade e depois dela

Também percebemos que eles precisam de informações sobre como conseguir emprego, porque a maioria ainda nem entrou no mercado de trabalho. Outra questão importante é o planejamento de carreira, que não pode esperar a formatura para acontecer.

Pensando nesse tipo de problema, desenvolvemos o Canal Conecta, um portal de empregabilidade, e as Trilhas de Carreira, com cursos online que ajudam a dar um rumo profissional mais prático aos nossos alunos.

Venha estudar Matemática na Anhanguera!

Quem pensa que a vida do matemático se restringe às salas de aula está por fora do assunto. Há uma infinidade de áreas da Matemática com ótimos salários e prestígio social. Quem quiser entrar a fundo no mundo dos números, cálculos, probabilidades e estatísticas, com certeza vai ser recompensado com uma carreira de sucesso.

Gostou da ideia de traçar o caminho dos estudos matemáticos? Reacendeu aquele interesse pelo curso, agora que sabe que nem só de professores vive esse mercado? Então, não perca tempo e faça agora mesmo sua matrícula no curso de Matemática da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.