O que é Andragogia? Entenda o conceito e a área de atuação

Andragogia

A Andragogia é uma ciência bastante antiga e primordial para o desenvolvimento humano. Suas práticas são voltadas para um público exclusivo e têm por finalidade facilitar o seu processo de desenvolvimento de habilidades.

Por isso, cada vez mais profissionais estão se dedicando ao Curso de Andragogia como forma de ampliar as suas possibilidades de atuação e também de ajudar outra pessoa. Se você quer entender mais sobre o assunto e descobrir como ingressar nesse mercado, fique com a gente até o final deste post! Aproveite a leitura!

Ah, e você pode se inscrever neste curso também no site Vestibulares!

O que é a Andragogia?

A Andragogia é uma área exclusivamente voltada para o ensino de adultos. Assim como as crianças e adolescentes apresentam necessidades distintas durante suas fases de desenvolvimento e aprendizado, o público adulto também demanda ações e abordagens específicas.

Assim, um profissional que apresenta especialização nessa área consegue utilizar métodos mais adequados para impulsionar o aprendizado de adultos. O principal ponto de diferenciação nessa metodologia são os comportamentos e as motivações que fomentam o ensino na fase adulta, que se diferem expressivamente daquele dos jovens e das crianças.

Enquanto as crianças precisam de uma abordagem mais lúdica, por exemplo, os adultos precisam identificar a aplicabilidade das coisas. Isso é o que os motiva a fixar um conteúdo. Assim, precisam assimilar aquilo que aprendem com a sua rotina pessoal, profissional, política e assim por diante.

Além disso, a experiência de vida é um fator fundamental para o seu desenvolvimento. Quando relacionam um novo conhecimento com algum acontecimento já experimentado, o homem ou a mulher adulta conseguem assimilar melhor a nova informação.

É importante entender as principais diferenças entre um curso de Andragogia e de Pedagogia, das quais:

  • o aluno tem muito mais independência no processo de aprendizado;
  • o ensino é mais ativo, e a comunicação é recíproca e horizontalizada;
  • o conteúdo é focado nas experiências, nas condições e nas necessidades do aluno;
  • o autodesenvolvimento é constante.

Como funciona o curso de Andragogia?

A Andragogia costuma funcionar como uma forma de especialização no ensino voltado para adultos. Por isso, os profissionais que optarem pela educação continuada poderão focar sua carreira e seu desenvolvimento nas teorias educacionais voltadas a esse público.

O curso pode ser oferecido na modalidade presencial ou a distância, facilitando a vida de quem tem uma rotina corrida. Dessa forma, você pode estudar e aprender de uma maneira flexível, de acordo com a sua disponibilidade.

Quais são as possibilidades de atuação dessa área?

Para isso, é possível se especializar em diferentes áreas. Você conhecerá as mais comuns entre elas a seguir.

Formação de Professores

Nessa especialização e área de atuação, é muito comum que o profissional desenvolva a sua didática e práticas de ensino voltadas especificamente à capacitação de educadores. Assim, ele poderá atuar preparando professores para utilizarem abordagens educativas diferenciadas.

Entre diversos enfoques, as grades curriculares podem incluir assuntos como a própria educação de crianças, jovens e adultos. Mas lembre-se da diferença: a preparação é para formar os professores e não os alunos em si.

Educação de Jovens e Adultos

Para quem quer trabalhar com jovens e adultos, também existe uma pós-graduação e uma área de atuação exclusiva para isso. Portanto, aquelas pessoas que não terminaram seus estudos dentro do tempo regular podem fazer uma formação especial, e você emprega métodos, abordagens e técnicas certas para ajudá-los a aprender.

Nesses casos, também é preciso que o tipo de profissional que dê essas aulas domine a Andragogia, pois isso facilita a jornada do estudante e aumenta a motivação para estudar desse grupo com necessidades específicas.

Treinamento e Desenvolvimento

Há também aqueles que optam por trabalhar com o treinamento e o desenvolvimento de habilidades organizacionais. Assim, o foco é o ensino de adultos, mas com uma abordagem um pouco diferente, mais prática e voltada para resultados.

Dentro desse campo de trabalho, também há os que se especializam em cursos livres de capacitação internos ou externos a uma única organização. Um gestor especialista em uma determinada área, por exemplo, pode desenvolver suas habilidades com um Curso de Andragogia e passar a terceirizar seus serviços de treinamento, por exemplo.

Como atuar em Andragogia?

Se até aqui você gostou do que viu e pensa mesmo em ingressar no mercado de trabalho como andragogo, saiba que essa é uma profissão possível aos profissionais que já possuem uma graduação em Pedagogia ou mesmo para quem é especialista em alguma outra área da educação.

Aqueles que já trabalham como professores também têm a opção de fazer a formação continuada, como uma forma de atualizar as práticas e de ampliar o domínio sobre teorias educacionais. Assim, além das crianças, podem atuar inclusive junto aos colegas de escola, fornecendo treinamentos e preparações.

No entanto, será necessário investir em uma pós-graduação ou um curso livre no assunto. No curso, você aprenderá temas como:

  • Introdução à Andragogia;
  • O contexto histórico: origem;
  • As contribuições de Dewey e Piaget;
  • John Dewey;
  • Jean Piaget;
  • As contribuições de Vygotsky;
  • As contribuições de Paulo Freire;
  • Lev Vygotsky;
  • Paulo Freire;
  • Noções de currículo e educação para o ensino dos adultos;
  • Construtividade e interatividade;
  • A interatividade na sala de aula;
  • Complexidade e transdisciplinaridade;
  • Andragogia e o construtivismo na educação;
  • Metodologia andragógica;
  • Premissas do modelo andragógico;
  • A teoria de Malcolm Knowles;
  • Premissas do modelo andragógico;
  • A atividade educacional do adulto: centrado na aprendizagem;
  • O papel do educador: facilitador.

Na Anhanguera, a carga horária do curso livre é de 40 horas e, em apenas 30 dias, você já sai com o assunto concluído, pronto para atuar no mercado. Tudo isso sem abrir mão da qualidade do seu aprendizado e, é claro, de uma formação reconhecida no mercado.

Estude Andragogia com a gente!

Como você viu, a Andragogia desempenha um papel tão importante quanto a Pedagogia. Se analisarmos a fundo, ela é de extrema importância nos ambientes acadêmicos e de ensino superior, nos cursos profissionalizantes, na educação de jovens e adultos e até mesmo dentro dos ambientes corporativos.

Portanto, o profissional que contar com esse preparo certamente terá um diferencial competitivo bastante atrativo para apresentar.

Se você gostou de saber mais sobre a área de Andragogia e ficou interessado em se preparar para trabalhar com essa atividade, faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 107

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados