O que faz um Agrônomo? Veja as funções em diferentes cargos!

agronomia o que faz

Sem dúvida, o agronegócio é uma das mais importantes atividades econômicas em nosso país. Se você tem interesse ou alguma dúvida sobre esse ramo de negócios, precisa saber o que faz um agrônomo.

O bacharel formado no Curso de Agronomia tem à sua disposição um vasto campo de atuação. Por isso, elaboramos este artigo para demonstrar quais são os principais cargos e funções de um agrônomo. Vamos lá?

Saiba o que faz um agrônomo em diferentes cargos e setores

O mercado disponibiliza e abre portas para o agrônomo em diferentes áreas da economia. Você perceberá que esse profissional tem demanda para atuar na área privada, na pública, no terceiro setor e como autônomo.

Gestão rural

O conhecimento adquirido na grade curricular de Agronomia no decorrer do curso, capacita ao profissional se tornar um gestor rural. Dessa maneira, ele estará preparado para lidar com os desafios do homem do campo.

O agrônomo gestor é um administrador que pode atuar tanto na parte administrativa quanto na operacional. Isso porque esse profissional da agronomia entende de dimensionamento de áreas rurais, sabe lidar com animais e ainda entende muito de agricultura.

Vigilância sanitária

Mesmo que a Agronomia não seja uma área da saúde, o agrônomo que atua na vigilância sanitária pode salvar vidas. Nesse caso, ele trabalha na Anvisa e tem como função fiscalizar e orientar estabelecimentos rurais e urbanos que atuam na área de alimentos.

O agrônomo que trabalha na Anvisa atua com outros profissionais, como biólogos, médicos e veterinários. Ele colabora com o seu conhecimento nas áreas de agricultura e pecuária.

Indústria de alimentos

A indústria de alimentos, além de contratar engenheiros de alimentos, busca profissionais formados em Agronomia. O agrônomo atua na pesquisa de melhores sementes, vegetais e carnes para a produção de pratos e refeições saudáveis e saborosas.

Ensino

Após alguns anos de experiência teórica e prática, o agrônomo pode atuar na área de ensino. Essa é uma maneira de ajudar aqueles que pretendem adentrar nessa profissão. Para isso, é necessário fazer complementação na área pedagógica para cursos técnicos.

Já para ministrar em faculdades de nível superior serão exigidos os cursos de pós-graduação como especialização, mestrado e doutorado. Tudo isso para oferecer ensino de alto nível para os alunos.

Pesquisa

A pesquisa é um ramo que está sempre aberto para os agrônomos. Essa é a melhor maneira para a sociedade e para a indústria obter novos produtos. Com a atuação desse profissional conseguiremos ter safras resistentes ao clima e às pragas. Isso é de extrema importância para evitar a escassez de alimentos.

Setor público

Para aqueles que pretendem ingressar no setor público, a Agronomia também é uma boa opção. Por meio de concursos públicos, o agrônomo pode se submeter a cargos nas secretarias dos estados, dos municípios e no Ministério da Agricultura.

Terceiro setor

No terceiro setor também há vagas para agrônomos. As associações, cooperativas e demais organizações não governamentais precisam desse profissional para desenvolver, por exemplo, projetos de concessão de crédito para produtores rurais.

Empreendedorismo

Caso seja opção do agrônomo, ele pode atuar como profissional liberal e atuar individualmente prestando serviços. Como consultoria para pequenos, médios e grandes produtores ou indústrias.

Veja como se destacar na área de Agronomia e ganhar os melhores salários

Para se destacar nessa área e ganhar os melhores salários, o primeiro passo é prestar o vestibular de Agronomia. Existem instituições que aceitam diferentes possibilidades de entrar em seus cursos. Veja por exemplo, algumas das formas de ingresso na Anhanguera:

  • transferências de outras instituições;
  • nota do Enem;
  • segunda graduação.

Além disso, é possível estudar no conforto do seu lar por meio do curso de Agronomia EAD. Após definir a maneira mais adequada para ingressar na faculdade, os próximos passos dependem de você.

Para se tornar um profissional diferenciado, será necessária muita dedicação durante o curso e no dia a dia de trabalho. Aconselhamos que busque cursos de especialização na área que pretende se aprofundar.

Conheça o salário do Agrônomo

Segundo o portal Glassdoor, a média salarial do profissional formado no curso de Agronomia está na faixa de R$ 6.237,00*. Esse valor é uma referência nacional, sendo assim, pode variar de acordo com a demanda de cada região do Brasil, cargo e porte da empresa.

No entanto, quanto mais tempo de experiência e de comprovação da competência por meio do mercado e de certificações. Maiores serão as possibilidades de ganhos acima da média nacional.

Características pessoais para quem pretende se tornar um agrônomo

O perfil pessoal não é o único determinante para você se tornar um profissional bem-sucedido. No entanto, algumas características podem ajudar. Conheça algumas delas:

  • habilidade para interpretar dados estatísticos;
  • facilidade para comunicar com pessoas das zonas rurais;
  • entender as rotinas no trabalho rural;
  • disponibilidade para viagens;
  • capacidade para administrar;
  • interesse constante em busca de inovações;
  • afinidade para lidar com plantas e animais.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Mesmo que você não tenha as características pessoais citadas. A Anhanguera te ajuda a realizar o sonha da faculdade de Agronomia. Afinal, estamos falando de uma instituição com décadas de experiência em ensino de qualidade.

Na Anhanguera, durante a sua especialização você contará com uma grade curricular sempre atualizada, visando atender às demandas da profissão. O corpo acadêmico é montado por profissionais especialistas e mestres, que atuam no mercado.

Além disso, os nossos alunos têm a vantagem de acessar com exclusividade o Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade que apresenta parceria com diversas empresas que disponibilizam vagas de estágio e emprego nas mais diversas áreas.

As vantagens continuam: seja qual for a modalidade que você escolha, presencial ou online, existem outros canais para dar um upgrade nos seus estudos. Você terá acesso às Habilidades Digitais, às Trilhas de Carreira e à Aula Destaque.

Não perca tempo!

Agora que já sabe o que faz um agrônomo, é hora de dar o próximo passo rumo ao seu sucesso. Aproveite todos os benefícios que a Anhanguera pode proporcionar desde o início da graduação até a sua inserção no mercado de trabalho.

O que mais está esperando? Inscreva-se agora mesmo para o vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados