Conheça a importância e as vantagens do EJA

a importância do eja

Será que quem não terminou o ensino fundamental ou ensino médio no tempo regular não pode retomar os estudos e começar a planejar uma carreira? Pode sim! Aliás, essa é a importância do EJA, programa Educação de Jovens e Adultos, que permite a qualquer pessoa trilhar um novo rumo na vida profissional.

Quer entender melhor como funciona essa modalidade de ensino e as vantagens de obter os certificados da educação básica? Vem com a gente da Anhanguera e descubra mais sobre o EJA!

Afinal, o que é o EJA?

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal pela Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Ela tem o intuito de dar acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.

O programa é ofertado em módulos e pode ser concluído em um tempo curto:

  • 2 anos para o fundamental;
  • 1 ano e meio para o médio.

Para participar, basta procurar a Secretaria de Educação de seu município e ficar por dentro dos prazos e documentos de inscrição, bem como das escolas que oferecem as aulas.

O programa, antes conhecido como supletivo, pode ser feito na modalidade presencial ou online, ou seja, uma oportunidade para quem fica no dilema se é melhor trabalhar ou estudar. Com o ensino 100% digital, é possível acompanhar os módulos sem mexer na rotina.

Qual é a importância do EJA?

O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira. É que, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais.

Aqui na Anhanguera, temos cursos variados, na modalidade de ensino EAD, possibilitando ao candidato estudar e trabalhar ao mesmo tempo. São formações de qualidade, que acompanham todas as tendências do mercado.

Para se dar bem, basta saber como ter disciplina para estudar em casa. No começo, pode parecer difícil, mas a Anhanguera conta com um ambiente virtual de aprendizagem fácil de usar, então, em pouco tempo, você fica craque em acompanhar todos os tópicos.

Quais são as vantagens do EJA?

As principais vantagens de participar do programa EJA são:

  • conquistar os diplomas da educação básica (ensino fundamental e/ou médio);
  • ter a possibilidade de fazer o programa a distância, ou seja, 100% online, ajudando muita gente, como quem precisa trabalhar, estudar e ser mãe;
  • valorizar o currículo;
  • ingressar em um curso superior;
  • conquistar melhores oportunidades de trabalho.

Qual é o objetivo do EJA?

O objetivo do programa é favorecer o acesso à educação àqueles que, por diferentes motivos, não conseguiram terminar o ensino fundamental e/ou médio.

Desse modo, essas pessoas não ficam estagnadas na carreira, pelo contrário: podem, em um tempo menor, concluir os estudos da educação básica e planejar o futuro profissional. Nunca é tarde para voltar a estudar!

Não deixe seus sonhos de lado!

Agora que você já sabe a importância do EJA, viu como ele pode ser o empurrão que faltava para planejar uma carreira de sucesso. Busque informações sobre o programa na sua cidade e já comece a pesquisar sobre a faculdade que tem desejo de cursar. Conte sempre com a Anhanguera!

Fica com medo de não dar conta de acompanhar os estudos e seu trabalho? Veja como lidar com a jornada dupla de um jeito produtivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados