A carreira de Analista de Comércio Exterior é uma ótima opção para quem sempre sonhou em trabalhar com negociações internacionais envolvendo tanto empresas e organizações sem fins lucrativos quanto nações inteiras. No Brasil, os profissionais do setor são representados pela Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE).
Seja você um profissional formado no curso de Comércio Exterior, seja você um estudante que está se preparando para ingressar nesse mercado, conhecer a AACE e o papel desempenhado por essa entidade é de suma importância. É por isso que separamos aqui as principais informações sobre a Associação dos Analistas de Comércio Exterior. Vamos lá?
O que é a Associação dos Analistas de Comércio Exterior?
A Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) é uma entidade civil e sem fins lucrativos formada por membros que atuam na profissão de Analista de Comércio Exterior. A principal finalidade da AACE é defender os interesses daqueles que atuam na profissão em âmbito nacional.
Um analista de Comércio Exterior pode se tornar membro da AACE para se manter atualizado sobre as últimas tendências no setor e se relacionar com outros profissionais em seu campo, além de obter as vantagens exclusivas que a entidade oferece para associados.
Vale ressaltar que a associação a AACE (ou a qualquer outra associação profissional) não é obrigatória para o exercício da profissão no Brasil.
Qual é o seu principal objetivo?
São muitos os objetivos práticos de uma associação de profissionais que atuam em âmbito nacional. De acordo com o próprio site oficial do AACE, os objetivos da entidade são:
- “a busca pela valorização do exercício do cargo de Analista de Comércio Exterior;”
- “a promoção de estudos, debates, eventos e pesquisas relacionadas, direta ou indiretamente, com o comércio exterior, como forma de contribuir para a difusão de conhecimento especializado na área;”
- “a representação dos associados, individual e coletivamente, em reivindicações funcionais e estatuárias perante as instituições públicas e privadas;”
- “o incentivo ao permanente intercâmbio de informações e de experiências entre os associados, bem como patrocinar e participar de realizações de natureza técnica, cultural, social, recreativa e esportiva, visando o aprimoramento e a valorização das atividades dos associados.”
Como pode ver, a AACE tem o objetivo de representar e defender os interesses não apenas de seus membros associados, mas de todos os analistas de Comércio Exterior em atuação no país.
Em quais situações o profissional da área recorre a ela?
Uma associação profissional é mais do que uma entidade que representa o conjunto de profissionais de um setor. Na prática, os membros podem contar com uma série de benefícios efetivos. Na AACE, não é diferente.
O associado obtém apoio profissional e apoio jurídico para determinados processos que manifestam questões de toda a classe. Os membros também têm acesso a um excelente espaço para se manterem atualizados com todas as novidades e tendências do setor.
Por que esse tipo de associação é tão importante?
Com a internet, as redes sociais e os grupos de mensagens instantâneas, as associações profissionais ainda têm valor? Com certeza!
Na origem da AACE, por exemplo, há a legítima necessidade de reunir analistas de Comércio Exterior em torno de uma unidade para que melhorias no exercício da profissão sejam planejadas e defendidas de forma coletiva em âmbito nacional.
Uma equipe organizada na forma de entidade pode, sem dúvidas, ser mais efetiva na defesa dos interesses de uma profissão do que cada profissional individualmente. Por essa razão, centenas de associações de profissões são criadas hoje em dia.
Outra necessidade que está por trás da AACE, e de qualquer outra associação, é a representação dos membros. Em eventos públicos e processos de interesse de toda a classe, um dos membros pode se colocar como representante de toda a associação.
Em suma, a reinvindicação de direitos e a representação dos membros da associação são os principais motivos pelos quais esse tipo de entidade é tão importante.
Vale a pena se tornar um associado?
Dado o número de responsabilidades que um Analista de Comércio Exterior tem que lidar diariamente, pode ser que ingressar em uma associação profissional não esteja entre suas principais prioridades. Contudo, pensar dessa maneira pode fazer com que você perca os vários benefícios que uma Associação como essa pode oferecer.
Então, sim, vale a pena se tornar um associado. Fazer parte de uma associação também mostra que uma pessoa tem a real dedicação e o interesse pelo que faz. Isso mostra que você está sempre disposto a aprender e crescer em sua área, o que é um bom sinal para potenciais empregadores.
Como se tornar um bom Analista de Comércio Exterior?
Viu que o papel desempenhado por uma associação como a AACE é de suma importância para o Comércio Exterior? Acompanhar essa entidade é uma parte importante de se manter atualizado com as novidades e as discussões do seu setor.
Mas, se você ainda é um estudante que tem interesse em se tornar um bom Analista de Comércio Exterior, vai precisar de outras iniciativas para construir uma carreira completa.
É bem provável que você já tenha escutado isso, mas vale a pena sempre lembrar: uma boa faculdade é o ponto de partida de bons profissionais. É lá que você terá contato com suas primeiras experiências de trabalho no estágio, conhecerá futuros colegas de profissão e adquirirá conhecimentos técnicos valorizados no mercado de trabalho.
É por essas razões que, se você ainda não conhece o curso de Comércio Exterior da Anhanguera, não deveria perder tempo: pense logo na sua inscrição do vestibular online.
Aqui na Anhanguera, planejamos tudo para que você, dentro de dois anos de curso, aprenda o que o mercado de Comércio Exterior exige sobre operações cambiais, importação e exportação, legislação, logística internacional e prática aduaneira, inclusive na modalidade EAD.
Estude na Anhanguera!
Bom, chegamos ao final do guia sobre o que é a Associação dos Analistas de Comércio Exterior e esperamos ter conseguido mostrar a importância dessa entidade. Mais do que um grupo de representante da profissão, vimos que a AACE é um instrumento indispensável para a permanente evolução da profissão de Analista de Comércio Exterior.
O que está esperando para dar o pontapé na sua carreira? Aproveite para se inscrever no vestibular online da Anhanguera e estudar com a gente!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?