O que se faz em Comércio Exterior? Confira as principais funções desse profissional!

A faculdade de Comércio Exterior é uma ótima pedida para quem gosta de assuntos políticos e de estabelecer boas relações com outras pessoas. Se você pensa em cuidar da imagem de empresas, negociar produtos, realizar cálculo de impostos, entre outros assuntos debatidos constantemente em telejornais e na própria sociedade, essa também é uma boa opção de carreira.

Por isso, falar sobre o que é Comércio Exterior e o que faz esse profissional é uma missão e tanto. Trata-se de uma área muito ampla e interessante. Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

YouTube video

Qual é o perfil do profissional?

Para quem deseja seguir essa carreira, é importante saber que uma das habilidades essenciais para esse profissional é saber trabalhar sob pressão e não ter problema em enfrentá-la diariamente.

É essencial que o profissional que trabalha com transações legais de importação e exportação saiba organizar e controlar prazos e cobranças em sua rotina.

Além disso, é exigido da pessoa que trabalha com Comércio Exterior competências técnicas e comportamentais que farão a diferença em sua rotina de trabalho. Exemplo é o domínio de outro idioma, em especial o inglês, que poderá garantir que as negociações com organizações internacionais não sejam arruinadas, e o processo aconteça de forma eficiente para todos os envolvidos.

O que faz um profissional de Comércio Exterior em diferentes cargos e setores!

A área de Comércio Exterior é considerada bastante completa, sendo uma somatória de diversos campos do ambiente administrativo — já que você adquire conhecimentos em tributação, contabilidade, economia e administração.

É por isso que, quando vamos responder o que um profissional de Comércio Exterior faz, trabalhamos com um leque de possibilidades, como a diplomacia, em órgãos de fiscalização (Receita Federal, Ministérios e Secretarias da Fazenda).

Muitos dos profissionais que se formam nesse curso trabalham em organizações privadas, podendo atuar nos setores estratégicos de importação e exportação, de desenvolvimento de planos de marketing e logística, de análise e auditoria das taxas aduaneiras e diversas outras frentes.

Outra habilidade comportamental muito valorizada em profissionais do Comércio Exterior é a capacidade de negociação e persuasão. Ela otimiza os resultados e garante o desenvolvimento da empresa e da sua carreira nas áreas que vamos relatar a seguir.

Quais as atribuições de quem trabalha com Importação e exportação?

Todo e qualquer país tem como fonte de economia a importação e a exportação de produtos e de matérias-primas. No Brasil não é diferente, o que torna a área muito promissora para quem deseja seguir carreira em Comércio Exterior.

Entre suas atribuições, na importação e na exportação, você será responsável para que os processos aconteçam de acordo com a lei dos países envolvidos nas negociações — incluindo lidar com a documentação, logística, conversão das moedas, impostos, entre outros fatores.

O que faz o profissional de Consultoria e marketing internacional?

Além das outras possibilidades de atuação com Comércio Exterior, o segmento da consultoria e do marketing internacional é uma das áreas que vêm se desenvolvendo mais nos últimos anos.

Aqui, você tem duas possibilidades de atuação: a primeira enquanto colaborador de uma empresa, e a segunda empreendendo na prestação de serviço enquanto autônomo, assessorando empresas que desejam ampliar o seu mercado negociando internacionalmente.

Dentre as funções, é de sua responsabilidade fazer a análise de mercado, verificar quais as melhores maneiras de ajustar o produto para que se enquadre na cultura do país-alvo e desenvolver estratégias de marketing de divulgação.

Você também pode assessorar nas negociações ao criar um plano de negócios mais eficiente. A grade curricular de Comércio Exterior prepara para isso.

O que faz o cargo de Gerenciamento financeiro e cambial

As atribuições do profissional de Comércio Exterior não se resumem apenas à compra e venda de cargas.

Existe um trabalho burocrático que garante a segurança dessas transações, como as movimentações financeiras e o câmbio monetário, assegurando que os processos sejam feitos corretamente.

A área de atuação que lida com questões de análise das melhores taxas de câmbio, seja para compra, seja para venda, avaliação de investimentos e até mesmo empréstimos, é a de gerenciamento financeiro e cambial.

Quais as funções de quem trabalha com Logística e gerenciamento de cargas?

Nesse segmento, suas funções vão envolver o controle de fluxo de embarque e desembarque, e a conferência para checar se está tudo correto.

Além disso, você também será responsável por encontrar a melhor forma de transporte, pensando no melhor custo-benefício para a empresa.

Devido a suas atividades estarem em contato com os produtos negociados que serão enviados, ou com aqueles que foram importados, quem tem o cargo de logística e gerenciamento de cargas precisa estar presente no local em que tudo isso acontece, e não em um escritório longe de portos ou aeroportos.

O que faz um profissional que atua em Aduaneira

Aduaneira é um órgão público que fiscaliza todos os produtos que entram e saem do país, garantindo a legalidade e o recolhimento dos impostos.

Dessa forma, se você deseja trabalhar enquanto funcionário público, tem a aduaneira como possibilidade de seguir carreira. Nela, é possível trabalhar em áreas de fronteiras terrestres ou aeroportos, portos e ferrovias a fim de verificar a documentação necessária dos produtos importados e exportados.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Agora que já sabe o que faz um profissional de Comércio Exterior, é importante escolher uma instituição que traga para você o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais que as empresas exigem dos profissionais.

No Brasil, existe uma infinidade de faculdades públicas e privadas, mas como saber qual é a melhor opção para o seu caso?

Existem alguns aspectos que devem ser levados em conta. Por exemplo, se você pretende obter o diploma no menor tempo possível, escolher uma instituição pública pode não ser a melhor escolha — devido à concorrência de vagas e ao tempo necessário para se preparar para o vestibular.

Além disso, caso pretenda trabalhar durante o curso para obter experiência de mercado e começar a receber um dos ótimos salários de Comércio Exterior, procure verificar os horários em que as aulas acontecem. Geralmente, nas instituições públicas, os cursos são integrais e apenas presenciais.

Sendo assim, é importante considerar instituições privadas, com horários mais flexíveis e diferentes modalidades de ensino. Nesse caso, a melhor opção é a Anhanguera: temos unidades espalhadas por todo o Brasil e garantimos ensino inovador e de qualidade, e você pode cursar Comércio Exterior no formato EAD 100% online.

Além disso, a Anhanguera oferece formas facilitadas de ingresso para atender a todas as pessoas que desejam obter um diploma do ensino superior:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular online;
  • transferência externa;
  • ingresso pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
  • portador de diploma (segunda graduação).

A faculdade está mais perto do que você imagina!

Gostou de saber um pouco mais sobre a faculdade de Comércio Exterior e o que faz esse profissional? Esperamos ter ajudado você a definir os rumos para o seu futuro!

A escolha está mais perto do que imagina. Aproveite que está aqui e faça a inscrição online para o vestibular de Comércio Exterior na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.