Transferência de curso e faculdade Prouni: entenda as regras

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal, instituído no ano de 2004. Com o objetivo de colocar pessoas em situação de vulnerabilidade social nas faculdades de todo o Brasil, ele foi um verdadeiro divisor de águas na educação nacional.

Assim, alunos que não tinham condições de arcar com os custos do ensino superior puderam sentir o gostinho de como é estar em uma faculdade, se qualificar e entrar no mercado de trabalho. E você? Faz parte desse grupo? Se a resposta é sim e você está pensando em mudar de faculdade, saiba mais sobre como é o processo de transferência de curso no Prouni e veja quais são as regras válidas para isso e como a Anhanguera pode te ajudar. Boa leitura! ?

Quem tem Prouni pode fazer transferência?

Se você é bolsista do Prouni e está pensando em trocar de instituição de ensino, é bem provável que tenha surgido uma insegurança. Será que vou perder a minha bolsa? Aí não dá, né? ?

Então, se liga só: sim, é possível fazer transferência de curso no Prouni sem que você saia no prejuízo e perca a sua bolsa. Isso pode acontecer desde que as duas instituições — ou seja, a de destino e a de origem — concordem com o processo.

Como funciona a transferência de curso pelo Prouni?

A transferência de curso entre as faculdades envolvidas acontece como um acordo entre as partes. O Governo Federal, ao contrário do que ocorre na hora da concessão da bolsa — você deve se lembrar bem desse momento, né? —, não participa do processo.

Em outras palavras, todo o trâmite vai rolar entre a sua faculdade atual e aquela na qual você deseja estudar no futuro. Para isso, uma das exigências é que exista uma vaga disponível na instituição de destino.

Vale a pena ressaltar que esse é um processo gratuito e que pode ser feito em qualquer instante. Sendo assim, você não precisa esperar o período de inscrições para a bolsa no começo e no meio do ano. 

Esse tipo de transferência é interna ou externa?

As transferências de curso no Prouni podem ser feitas tanto na modalidade interna quanto na externa. Ou seja: você pode trocar só de graduação — exemplo: de Engenharia Química para Engenharia Mecânica —, ou migrar de uma instituição de ensino para a outra, no processo conhecido como transferência entre faculdades.

Como transferir o curso de faculdade com a bolsa do Prouni?

O primeiro passo é verificar, com a instituição de destino, se há disponibilidade de vagas no seu curso para o Prouni. Caso a resposta seja positiva, veja se eles trabalham com a transferência externa e quais são os documentos necessários para dar andamento ao processo.

Tudo certo? Então, é hora de conversar com a sua faculdade atual. Faça a solicitação dos documentos pedidos pela outra instituição e leve-os até lá. Assim, as faculdades vão conversar entre si e dar uma resposta a você quanto antes. Basicamente, é isso!

No caso de transferências internas, o processo é feito, também, a partir de um bate-papo com a secretaria da sua faculdade. Entre em contato com eles, veja o que é necessário e tudo será feito internamente.

Por fim, fique atento a algumas regras do processo:

  • não é possível migrar de uma bolsa integral para uma parcial em outra instituição;
  • no caso de transferências entre os cursos, é preciso que ambos tenham a mesma duração total;
  • não é possível fazer a transferência de uma instituição particular (Prouni) para uma pública;
  • a bolsa não pode ser transferida caso a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja inferior à do último colocado no Prouni da instituição de destino.

Quais são as alternativas para trocar de faculdade e ganhar uma nova bolsa?

Ainda não tem acesso ao Prouni, mas estava pesquisando sobre esse assunto? Então, temos uma dica para dar sobre o processo de transferência externa da Anhanguera.

O nosso processo é feito totalmente online, ainda que nada o impeça de ir até uma das nossas unidades e levar a documentação à secretaria. Os alunos que chegam até nós por meio da transferência externa têm acesso a um belo desconto em suas mensalidades, que podem chegar a até 60%. ?

Por que optar pela Anhanguera?

Independentemente de qual seja o seu objetivo — ou seja, tanto fazer a transferência por meio do Prouni ou a partir da nossa plataforma exclusiva —, uma coisa é certa: a Anhanguera é a melhor opção para o seu futuro. Mas por que isso é uma realidade?

A resposta é bem simples: diferenciais. ?Nossa instituição foge do básico e vai muito além, criando um ambiente propício para que você desenvolva as suas habilidades de forma completa. Assim, chega ao mercado de trabalho devidamente preparado para competir com a concorrência e levar sempre a melhor! 

Saiba mais sobre alguns dos motivos para escolher a gente como a sua próxima faculdade.

Infraestrutura

Começaremos com a infraestrutura, um dos nossos principais diferenciais. ?Todos os cursos contam com recursos exclusivos e que ajudam o estudante a tirar o melhor proveito da graduação e desenvolver todo o seu potencial.

Corpo docente

Aprender com os melhores é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Na Anhanguera, o corpo docente é composto sempre por profissionais que não só sabem do que estão falando, mas que também vivenciaram o mercado de trabalho por muitos anos e têm propriedade para ensinar. ??‍?

Grade curricular

A grade curricular de todos os nossos cursos é constantemente atualizada, seguindo sempre as tendências do setor. Assim, nada de aprender com informações ultrapassadas e que nem fazem mais parte do dia a dia do profissional atual.

Tecnologia

Mesmo em cursos presenciais, o uso da tecnologia é presente no dia a dia educacional da Anhanguera. Contamos, por exemplo, com salas de aula repletas de recursos digitais para otimizar o aprendizado e deixá-lo bem mais interativo.

Comprometimento

O nosso foco é trazer, para os nossos alunos, tudo o que há de melhor e mais moderno na educação mundial. Por aqui, você não vai se deparar com metodologias obsoletas e estratégias que ficaram no passado. Nosso comprometimento é olhar para o futuro!

Mercado de trabalho

Com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo, você tem acesso às melhores vagas de estágio em empresas parceiras, todas de alto padrão e reconhecidas no mercado. É o pontapé inicial para uma carreira de muito sucesso! ?

Suporte

Na Anhanguera, você nunca está sozinho! Ao longo de todo o seu curso, você pode sempre contar com o apoio de nossa equipe pedagógica, que está a postos para auxiliá-lo nos mais diversos assuntos.?

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a transferência de curso no Prouni? Esperamos que sim! Agora, é importante que você se informe mais junto à instituição de ensino e tire o restante das suas dúvidas. Como sempre, estamos super à disposição caso tenha alguma dúvida!

Se já estiver preparado para esse passo, aproveite para dar início ao seu processo de transferência para a Anhanguera! Basta acessar o link ao lado, preencher as informações e aguardar o contato da nossa equipe. Você está mais perto do que imaginava de recomeçar e realizar os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados