SketchUp para Arquitetura: o que é e como funciona

sketchup para arquitetura

Afinal, o que é SketchUp? Se trata de um software para desenvolvimento de projetos 3D, normalmente utilizado na criação de desenhos arquitetônicos e demais modelos.

Na Anhanguera, os alunos possuem acesso e utilizam o SketchUp no decorrer das aulas de alguns cursos, o foco é o aprendizado prático e preparação para o mercado de trabalho. Ficou curioso sobre o programa e como funciona? Confira o post completo e fique informado sobre:

  • O que é o SketchUp
  • Como funciona o SketchUp online
  • O que são blocos no SketchUp
  • Como funciona o SketchUp na Anhanguera

Vamos conferir?

O que é o SketchUp?

Como já comentado, o SketchUp é uma ferramenta para criação de desenhos 3D, possui várias funcionalidades que permitem aos profissionais da área o desenvolvimento de projetos complexos.

Arquitetos e demais profissionais de Construção e Design precisam de softwares práticos e ágeis para a produção dos mais diversos desenhos. No site oficial do programa é possível encontrar recursos de aprendizagem, como o SketchUp Campus Learn, o SketchUp Community, que é um Fórum que conta com diversas dúvidas de usuários do mundo todo, assim como do canal no Youtube, com diversos tutoriais em vídeo que ensinam passo a passo como utilizar o programa. Para quem tem problemas com o inglês, há também o SketchUp Brasil, um site que reúne várias dicas e informações importantes sobre o programa, e são totalmente voltadas ao público brasileiro.

projetos 3D blocos sketchup
No SketchUp é possível que o aluno trabalhe a construção dos seus projetos em 3D

Como funciona o SketchUp online?

Há quem tenha muitas dúvidas sobre o Sketchup online. Afinal, do que se trata?

O SketchUp for Web, é uma versão simplificada do software para desktop, porém, é um modelador para web, totalmente online. 

Há diferença entre o SketchUp para web e a versão desktop?

Essa é uma dúvida de muitos estudantes e profissionais. Porém, segundo o site oficial da ferramenta, as duas versões fazem uso da mesma tecnologia principal. Fora isso, no SketchUp para Web é possível salvar os projetos no Trimble Connect, o que permite o salvamento automático na versão mais atualizada do modelo, dando até para ver o histórico de alterações e recuperar arquivos perdidos por conta de instabilidades do navegador.

O que são os blocos no SketchUp?

Os blocos do SketchUp são a grande questão para muitos estudantes e profissionais! Eles são a base para a construção de desenhos e projetos na ferramenta. Você criar os seus próprios, assim como consegue importar blocos criados por outros profissionais e trabalhar em projetos seus. 

Porém, encontrar o bloco certo para seu projeto não é uma tarefa fácil! Embora seja cada vez mais frequente a disponibilização de blocos em sites e portais da área, nem sempre se encontra o modelo e textura ideal para o seu projeto.

blocos no sketchup
Os blocos no SketchUp auxiliam na construção de edificações e demais projeções

Como funciona o SketchUp na Anhanguera?

Com foco no ensino prático, a Anhanguera disponibiliza a ferramenta para os seus alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores, tanto do ensino presencial quanto do EAD.

Com simuladores e laboratórios modernos, o estudante possui acesso para trabalhar em novos projetos e desenvolver o lado prático do seu curso. Além disso, há acompanhamento de tutores e disciplinas que auxiliam na compreensão das diversas funcionalidades existentes na ferramenta.

Diferenciais do Sketchup na Anhanguera

  • acesso à versão 2020 do Sketchup – versão mais atual do mercado;
  • uso do poderoso plugin de renderização, o V-Ray – o mais usado pelas maiores empresas de arquitetura do mundo;
  • o aluno pode obter a versão free com a ajuda da instituição.

Agora que você já sabe que o que é o SketchUp e tirou algumas dúvidas sobre esse software, confira a disponibilidade dos cursos de Arquitetura e Design na sua cidade, assim como preços, turnos e tipos de graduação! Acesse o Vestibulares.com.br e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados