Como é o curso superior em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais

Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais

O curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais é uma boa escolha tanto para quem gosta da área jurídica e não apresenta qualquer formação prévia quanto para advogados que desejam uma atuação extrajudicial consistente. Há um amplo mercado para quem deseja trabalhar na área, com boas remunerações e bastante demanda por profissionais qualificados.

Também é uma forma de escapar da morosidade dos processos judiciais, que levam anos até serem sentenciados. Ao trabalhar junto a cartórios, você terá a oportunidade de realizar serviços importantes, valorizados por seus contratantes. Além disso, o desfecho costuma se dar em semanas ou poucos meses, o que torna mais rápido o recebimento dos valores acertados.

Quer saber mais sobre o curso superior em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais? Selecionamos os principais tópicos para saber se esse é o curso ideal para você. Confira!

Como funciona o curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

Trata-se de um curso Tecnólogo que, para todos os fins, é considerado de nível superior. As diferenças em relação às Licenciaturas e aos Bacharelados é o tempo para conclusão, que costuma ser de 2 anos ou pouco superior a isso, de acordo com o seu desempenho nas disciplinas do curso. O tempo para a conclusão do Tecnólogo e a abordagem prática oferecida são alguns dos principais aspectos positivos desse tipo de curso.

Mas você precisa ter em mente que há algumas limitações para o aluno, que não poderá prestar o Exame da Ordem dos Advogados e tampouco atuar em processos judiciais como advogado. Para isso, o Bacharelado em Direito ainda é indispensável, dado o regramento legal que incide sobre a formação e a atuação do profissional da advocacia.

Por outro lado, o Tecnólogo abre as portas para diversos concursos públicos de nível superior, como as carreiras policiais e áreas de apoio de tribunais em todo o país. Como, ao longo do seu curso, você cursará diversas disciplinas cobradas nesses concursos, é correto afirmar que terá vantagem sobre os seus concorrentes que concluíram cursos superiores em outras áreas não relacionadas ao ensino jurídico.

É uma ótima pedida para quem busca a estabilidade e as boas remunerações oferecidas pelo funcionalismo público, mas não se restringe a isso. Na iniciativa privada, também será possível alcançar o sucesso profissional, seja ao trabalhar para empresas e escritório que precisam desse tipo de profissional, seja de forma autônoma, com seus próprios clientes.

Quais são as principais matérias do Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

Os cursos na Anhanguera são conhecidos pela metodologia de ensino voltada para a prática e pelas grades curriculares abrangentes. Com o Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais não é diferente, pois todas as disciplinas necessárias para uma boa formação e uma atuação consistente no mercado de trabalho estão presentes.

Entre as matérias está o Direito Constitucional, que oferece uma base sólida sobre os direitos e as garantias individuais, organização do Estado e dos poderes constituídos. Como está no topo da hierarquia das normas de nosso ordenamento jurídico, é indispensável seu conhecimento por parte de todos os profissionais da área jurídica.

Mais voltadas para a atuação junto aos cartórios estão as disciplinas do Direito Civil, que oferecerão o conhecimento necessário com relação ao regramento sobre os Direitos da Personalidade, Bens, Família, Contratos e Negócios Jurídicos e Sucessões. Na mesma área, também estão disciplinas voltadas para as empresas, que farão parte da sua clientela, como Teoria Geral da Empresa, Títulos de Crédito e Contratos Empresariais.

O aprofundamento se dá com matérias como Registro de Imóveis, Registros Públicos e Registro Civil de Pessoas Naturais e Jurídicas, que são mais direcionadas à prática nos cartórios e serventias notariais. Há ainda outras disciplinas de apoio ao profissional, como Gramática, Interpretação de Textos, Argumentação Jurídica e Teoria Geral do Processo.

Qual é a modalidade de ensino do curso superior em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

Existem 3 modalidades de ensino, sendo elas a presencial, a semipresencial e 100% a distância. No caso do Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais, é disponibilizada apenas a modalidade 100 % a distância, na qual você cursará as disciplinas de forma online, diretamente do conforto da sua casa.

Se há uma perda relacionada ao networking com outros colegas, por outro lado, há vantagens como a economia de dinheiro e de tempo no deslocamento urbano. Outra vantagem é a possibilidade de organizar seus estudos nos horários livres, algo bastante desejável por quem tem que conciliar o trabalho, os cuidados com a casa e com os filhos.

Na modalidade online, não há desculpas para adiar um futuro mais próspero para você e para sua família. A formação e transformação das suas condições de vida é flexível e acessível, mas o seu empenho também é indispensável para que consiga se destacar no curso e no mercado de trabalho.

Qual é o tempo de formação do curso superior em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

Se o Bacharelado em Direito leva ao menos 5 anos para sua conclusão, o curso de Serviços Jurídicos levará menos da metade desse tempo: o curso pode ser concluído em apenas 2 anos. Também podem haver atividades práticas a serem desenvolvidas junto à faculdade, de acordo com o plano definido no seu projeto de formação.

De qualquer forma, é um tempo bastante curto para um curso abrangente e que pode abrir diversas portas. O tempo está a seu favor, desde que abrace as oportunidades quanto antes.

Qual é o perfil do estudante de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais?

Mesmo sendo um profissional da área jurídica, o estudante do Tecnólogo não precisa seguir todo o formalismo exigido de um advogado, embora a boa apresentação e fino trato com os clientes e empregadores seja sempre importante e bem-vindo.

A questão do tempo já mencionada também é capital, pois se busca uma formação mais curta e a inserção no mercado de trabalho mais rápida.

Venha para a Anhanguera e transforme seu futuro!

Não adie ainda mais a decisão de mudar a sua trajetória e sucesso profissional. Tenha todo o suporte que uma estrutura completa pode oferecer, com professores de referência no mercado e com um nome de peso no seu diploma!

Faça já sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados